MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    avatar
    ideniltonbs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 30
    Registrado : 06/05/2015

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  ideniltonbs 23/7/2015, 15:43

    Olá pessoal, procurei no fórum algum exemplo que fizesse a função pretendida porém, não encontrei algo parecido com o que preciso.
    É o seguinte, tenho as tabelas "Tbl_Venda", Tbl_VendasDet" e "Tbl_VendasParc", sendo a primeira tabela mãe (principal) e as duas seguintes filhas (vinculadas a primeira tabela) e em todas tenho o campo "Desativado" do tipo Sim/Não.
    Criei um formulário não vinculado para filtrar as vendas num subform com os botões de comando "Desativar" e "Reativar, ao selecionar um registro no subform e clicar no comando "Desativar" o campo "Desativado" da tabela mãe e de todos os registros das tabelas filhas vinculados à tabela mãe também ficassem marcados como "Sim" e que ao clicar no comando "Reativar " o campo "Desativado" da tabela mãe e todos os registros das tabelas filhas vinculados à tabela mãe também ficassem marcados como "Não".

    Lembrando que um registro da Tbl_Venda pode se referenciar a vários registros nas Tbl_VendasDet e Tbl_VendasParc.
    Segue uma copia para vcs verem e entender melhor.

    link: https://www.dropbox.com/s/yabs75kd7v35jdq/BD.rar?dl=0
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  scandinavo 24/7/2015, 00:20

    LI, Li, Li e não entendi.....

    Me explique o seguinte
    Abra seu formSaidas o primeiro registro é da venda de codigo 8 certo e esta venda tem na tabela Tbl_VendasDet 3 registros e na tabela Tbl_VendasParc tem 4 registros voce quer que ao selecionar a linha de saida de codigo 8 do seu subForm FormSaidaSub e depois clicar no botão cancelar saida ou reativar saida, todos os registros relacionado a venda de codigo 8 seja marcado.


    1 registro da tabela Tbl_Venda
    3 registros da tabela Tbl_VendasDet
    4 registros da tabela Tbl_VendasParc

    e automaticamente o campo datacancelado

    é isto
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5077
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  Silvio 24/7/2015, 11:35

    Bom dia.....

    Sinceramente.....concordo...estou sem entender o que o colega pretende.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    ideniltonbs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 30
    Registrado : 06/05/2015

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  ideniltonbs 24/7/2015, 16:49

    É exatamente isso meus amigos. É o que o amigo scandinavo falou. Obrigada por responderem
    A Tbl_Venda consta um registro "8", que é o corpo da Venda
    A Tbl_VendasDet consta 3 registros "1,2,3", que são os produtos da Venda "8"
    A Tbl_VendasParc consta 4 registros "1,2,3,4, que são as parcelas da venda "8"

    Do jeito que está, se eu desativar a venda "8" através do FormSaidas/FormSaidasSub, por exemplo, desativo apenas o registro "8" (Tbl_Venda), mas o financeiro (Tbl_VendasParc) e o extrato de produtos (Tbl_VendasDet), continuam ativos, ou tenho que desativar cada registro individualmente.

    Para Desativar manualmente um registro da Tbl_Venda dentro do subform, coloquei o seguinte código no no evento após atualizar do campo "Desativado":

    Código
    If (Me.Desativado = -1) Then
    Me.DtDesativado.Value = Date
    MsgBox "Saída Cancelada!", vbInformation, "Aviso!"
    Exit Sub

    ElseIf (Me.Desativado = 0) Then
    Me.DtDesativado.Value = Null
    MsgBox "Saída Reativada!", vbInformation, "Aviso!"
    Exit Sub
    End If

    O que eu preciso é executar essa mesma operação em todos os registros nas outras tabelas relacionados à venda do registro selecionado no subform.

    Espero ter conseguido explicar melhor
    Obrigada a todos pela atenção
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  scandinavo 24/7/2015, 23:52

    é estava certo e ja fui adiantando..............acho que era isto

    voce esta se esquecendo do poder das consultas.

    não sabia se era so no formsaida então fiz para os dois formularios

    Ate mais
    Anexos
    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo AttachmentBDativar desativar.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (129 Kb) Baixado 18 vez(es)
    avatar
    ideniltonbs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 30
    Registrado : 06/05/2015

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  ideniltonbs 25/7/2015, 13:29

    Amigo scandinavo, muito inteligente da sua parte, realmente nem passou pela minha mente o lance das consultas só pensei no vb, kkkkkk
    Não estava dando certo pq o amigo tinha colocado como filtro nas consultas de atualização o campo "txtNumCompra" que é usado no form principal apenas p filtro, para resolver criei um controle no form principal chamado "txtCodigoCompra" vinculado ao "NumCompra" do subform e o coloquei como filtro nas consultas de atualização e deu certinho.

    Tentei fazer o seguinte: Criei uma condição para que se o registro já estiver desativado/ativado apareça a mensagem informando e o código não seja executado mas não deu certo, na verdade não da erro, parece que a primeira condição executa porém a segunda condição do código não executa.

    O seu código que ajustei para tentar fazer o desejado: ("txtRefDesativado" é controle no form principal vinculado ao campo "Desativado" do subform)
    Codigo para Desativar======================
    If (Me.txtRefDesativado = -1) Then
    MsgBox "A Entrada já está Cancelada", vbInformation, "Aviso!"
    Exit Sub

    ElseIf MsgBox("Ao cancelar esta Entrada, todas as parcelas do Contas a Pagar e Entrada no Estoque serão canceladas. Tem certeza que deseja Desativar a Entrada?" & vbCrLf & vbCrLf & Me.txtNumCompra, vbCritical + vbYesNo, "Confirmação") = vbNo Then Exit Sub
    Me.FormEntradasSub!Desativado = -1
    Me.FormEntradasSub!DtDesativado = Date


    DoCmd.SetWarnings False
    DoCmd.OpenQuery "att_TblComprasDet_Parc_Desativado"
    End If

    e
    Codigo para Reativar======================
    If (Me.txtRefDesativado = 0) Then
    MsgBox "A Entrada já esta Ativada", vbInformation, "Aviso!"
    Exit Sub
    ElseIf MsgBox("Ao Reativar esta Entrada, todas as parcelas do Contas a Pagar e Entrada no Estoque serão Reativadas. Tem certeza que deseja Reativar a Entrada?" & vbCrLf & vbCrLf & Me.txtNumCompra, vbCritical + vbYesNo, "Confirmação") = vbNo Then Exit Sub
    Me.FormEntradasSub!Desativado = 0
    Me.FormEntradasSub!DtDesativado = Null


    DoCmd.SetWarnings False
    DoCmd.OpenQuery "att_TblComprasDet_Parc_Ativado"
    End If

    Onde eu errei?
    Obrigada
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  scandinavo 26/7/2015, 00:48

    Não precisava criar mais um campo, basta referencia o subformulario ficando assim na consulta

    [forms]![FormEntradas]![FormEntradasSub]![CodigoCompra]

    [forms]![formSaidas]![FormSaidaSub]![CodVenda]


    Voce quer colocar as duas opçoes no mesmo campo desativado ao clicar

    ou utilizar os dois botões de ativar e de cancelar
    avatar
    ideniltonbs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 30
    Registrado : 06/05/2015

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  ideniltonbs 27/7/2015, 13:14

    Olá scandinavo, obrigada pela resposta

    Quero as duas opções no botão "Cancelar", do FormSaídas, ou seja, ao clicar neste botão se o campo Desativar já estiver marcado a ação não seja executada e apareça a msgbox "A Saída já está cancelada".
    E se o campo Desativado não estiver marcado a ação seja executada pela confirmação da msgbox: MsgBox("Ao cancelar esta Entrada, todas as parcelas do Contas a Pagar e Entrada no Estoque serão canceladas. Tem certeza que deseja Desativar a Entrada?" & vbCrLf & vbCrLf & Me.txtNumCompra, vbCritical + vbYesNo, "Confirmação") = vbNo Then Exit Sub

    Da mesma forma ao clicar no botão "Reativar", do FormSaídas, se ao clicar neste botão o campo Desativar não estiver marcado, a ação não seja executada e apareça a msgbox "A Saída já esta Ativa"
    E se o campo Desativado estiver marcado, a ação seja executada pela confirmação da msgbox ("Ao Reativar esta Entrada, todas as parcelas do Contas a Pagar e Entrada no Estoque serão Reativadas. Tem certeza que deseja Reativar a Entrada?" & vbCrLf & vbCrLf & Me.txtNumCompra, vbCritical + vbYesNo, "Confirmação") = vbNo Then Exit Sub

    Att
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  scandinavo 28/7/2015, 09:13

    Ok
    o codigo do botão ficou assim

    Private Sub Comando729_Click()
    'Codigo para Desativar======================
    'campo ja esta desativado e clicou no botão para desativar
    If Me.FormSaidaSub!Desativado = -1 Then
    MsgBox "A Saida já está Cancelada", vbInformation, "Aviso!"
    Exit Sub

    Else
    'O camo esta ativado e clicou no botão para desativar
    If MsgBox("Ao cancelar esta Saida, todas as parcelas do Contas a Pagar e Saida no Estoque serão canceladas. Tem certeza que deseja Desativar a Saida?" & vbCrLf & vbCrLf & Forms!formSaidas!FormSaidaSub!CodVenda, vbCritical + vbYesNo, "Confirmação") = vbNo Then Exit Sub
    Me.FormSaidaSub!Desativado = -1
    Me.FormSaidaSub!DtDesativado = Date


    DoCmd.SetWarnings False
    DoCmd.OpenQuery "att_TblVendasDet_Part_Desativado"
    End If


    End Sub


    Coloquei um codigo no campo desativado que substitui os dois botões de uma olhada.
    avatar
    ideniltonbs
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 30
    Registrado : 06/05/2015

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  ideniltonbs 28/7/2015, 19:15

    Amigos deu tudo certo, obrigada a todos principalmente ao mestre Scandinavo com suas preciosas dicas sobre consultas e vb e o mestre Avelino com sues excelentes exemplos de filtragens no aplicativo Maestro. A estrutura de tabelas, consultas, formulários e relatórios já estão prontos, só falta montar as Ribbons, criar um sistema de segurança do banco (login) e controle de usuários. Estou estudando os exemplos aqui no fórum postado por vocês.
    Assim que estiver pronto, irei posta-lo para todos.
    Att
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1049
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  scandinavo 29/7/2015, 23:41

    Valeu pelo retorno e que tudo deu certo.

    Ate mais

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo Empty Re: [Resolvido]Como alterar o um campo no form principal e nos subforms ao mesmo tempo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 9/5/2024, 01:22