MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Grade de aulas

    avatar
    lehi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 14/05/2015

    Grade de aulas Empty Grade de aulas

    Mensagem  lehi 1/9/2015, 19:20

    Oi pessoal. Sou novo no fórum e estou tendo dificuldades em traba-lhar com o Access pois faz uns 8 anos que não faço nada nele. O que preci-so é fazer uma grade aulas com alguns relacionamentos e não estou con-seguindo montar, esqueci tudo mesmo.
    O projeto é o seguinte tenho uma Grade de Aulas onde consta o dia da semana, data, turma, nº de alunos, tema, sala, horário, horas de aula, instrutor e observações.
    Bem é simples, porém preciso fazer alguns relacionamentos, a Turma tem que estar relacionada com o tipo da turma, que não precisa constar na grade, mas tem que aparecer no Tema.

    Vamos ver se fica mais fácil assim: nossa Ong trabalha com o pro-grama Jovem Aprendiz e temos turmas de diferentes formação, adminis-tração, mecânica, alimentos e outros. Cada formação tem seu quadro de aulas específicas, que chamamos de encontros. O sistema é modular e ca-da aula é única e o sistema é cíclico, ou seja, saem alguns aprendizes, no término dos encontros e entram outros voltando os encontros para o pri-meiro, sendo 40 encontros, para turmas de 4 horas e 27 para turmas de 6 horas, no caso de administração, cada encontro é uma aula e temos ins-trutores que tem formação para atender algumas aulas dentro dos encon-tros.
    Dentro deste quadro tenho que montar a grade de aulas relacionan-do as turmas à sua formação, número de alunos e horário, manhã ou tar-de, 4 ou 6 horas, colocar a sala e o instrutor de acordo com a sua disponi-bilidade de dia e conhecimento do assunto de acordo com o tema da aula. Horário e observações.
    Meu problema está em puxar a turma, mostrando os temas em outro campo, para poder selecionar o tema do dia, e, junto com isto relacionar o instrutor adequado ao tema, de acordo com a sua disponibilidade de dia da semana e se pode pela manhã ou à tarde.
    Agora complicou né, pois é, aí que eu travei, não consigo fazer isso, os relacionamentos não dão certo e os campos não puxam as relações. Preciso de uma grande ajuda.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1396
    Registrado : 07/12/2011

    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  tauron 2/9/2015, 00:57

    Se vc já começou seu projeto, poste aqui para que possamos dar uma olhada e tentar ajudar.
    avatar
    lehi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 14/05/2015

    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  lehi 2/9/2015, 22:05

    Obrigado pelo interesse.
    Veja a imagem neste Grade de Aulas
    avatar
    lehi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 14/05/2015

    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  lehi 10/9/2015, 21:03

    Oi pessoal, eu de novo. Estou montando este projeto desde 3 meses atrás e não consegui resolver o problema que coloco no último parágrafo, mas para poder entender tem que ler tudo.
    O grande dilema que tenho são os relacionamentos, tabelas e campos para visualizar. Mesmo que passe o projeto não dá pra entender bem o que é preciso, creio que quem tem a cabeça mais voltada para programação fique mais fácil entender.
    Vou tentar explicar para ver se algum de vocês pode me ajudar.
    Tenho uma Grade de Aulas para que seja preenchida todo mês dividida por semanas, da seguinte maneira:
    • Dia da semana;
    • Turma: temos 24 turmas sendo que algumas turmas são de administração, mecânica, bancária, alimento e inicial. Temos turmas de 4 e 6 horas e os temas são arranjados de forma diferente;
    • Número de alunos;
    • Tema: os temas são de acordo com cada tipo de turma, como especificado acima, ou seja os temas ou aulas são diferentes conforme o tipo da turma;
    • Sala;
    • Horário;
    • Horas aula;
    • Instrutor: temos ao todo 15 instrutores, cada instrutor tem seu horário de disponibilidade de dia, de turno e de graduação ou conhecimento para ministrar temas específicos à sua formação, administração, vendas, matemática, português, mecânica e etc.
    Para tanto montei as tabelas conforme os itens acima. Separando as turmas da manhã e as de tarde com horário, horas aula e quantidade de alunos. Os temas conforme o tipo de turma, temos para administração, e turmas de 4 horas, 40 temas. Para turmas de 6 horas são 27 temas.
    A tabela de professores fiz conforme a disponibilidade de tempo, dia da semana, manhã ou tarde e, outra tabela relacionando com o tema conforme a sua formação.
    Para montar a consulta eu tenho que pensar nestas relações e como apresentar para a pessoa que está fazendo a grade, pois conforme a turma tenho temas diferentes e instrutores específicos para cada tipo de tema, com horários de acordo com a sua disponibilidade, então a pessoa que está fazendo a grade vai colocar a turma e no campo tema aparece os temas relacionados a esta turma e no campo instrutor o nome dos instrutores disponíveis para aquele tema, cabendo a pessoa que preenche escolher qual instrutor dará aquela aula. Acho que consegui explicar qual meu problema. Se alguém puder me ajudar a elucidar em como resolver estas relações eu fico muito grato e depois passo todo o projeto para que possa ser usado para outra coisa. Qualquer dúvida entre em contato. Obrigado desde já.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  Dilson 10/9/2015, 21:44

    Olá lehi bem vido ao fórum!

    Olhei a imagem da relação e sinceramente acho difícil você avançar no propósito. Não há normalidade no conjunto de tabelas.

    Vou dizer o que eu faria para normalizar uma parte desse sistema.

    - Manteria a tabela Grade;
    - Criaria tabelas unicas para Cadastro de temas, Professores e Disponibilidade

    Agora que vem a lógica de uso: Eu cadastro temas e para cada tema eu vinculo professores e cada professor tem a possibilidade de informar variadas disponibilidades.

    Tema 1 para muitos Professores 1 para muitos horários

    Quando o sistema estiver em operação você ao montar a grade puxará o tema e que por programação relacionará os professores e consequentemente de novo por programação mostrará quais disponibilidades.

    Agora tem o outro lado que envolve Turmas, Salas e Horários e é preciso saber de alguns detalhes correlacionais à Tema > Professor > Disponibilidade.

    É o que posso contribuir no momento.










    avatar
    lehi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 14/05/2015

    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  lehi 11/9/2015, 14:04

    É, eu sei que não é fácil e estou pensando em fazer em outra programação, mas ainda não sei qual.
    Creio que turmas, salas e horários para o Access não é o problema, pois isto pode ser feito de maneira manual. O problema é fazer as relações entre professores, disponibilidade dos professores, manhã ou tarde, temas diferentes para cada turma, relacionar isto e mostrar no formulário para preenchimento semanal da grade. Creio que o preenchimento manual destes detalhes seja melhor. Vou tentar formatar em Excel mesmo, talvez seja mais fácil de montar, mesmo porque conheço mais o Excel, e o resultado para montagem da grade será o mesmo.
    Obrigado pela ajuda, sua lógica de programação é muito boa, eu tentei achar as conclusões que você achou mas não consegui e travei. Com este esclarecimento seu posso ter mais certeza do que fazer e como fazer.
    A pessoa que faz isto hoje tem um trabalho relacional muito grande, porque tudo tem que ser feito manualmente, como a pessoa já tem feito a grade há um bom tempo ela já consegue fazer mais logicamente e já conhece as relações professor, tema, disponibilidade e, horários, turmas e outros detalhes, o maior problema que vejo é que se esta pessoa sair da empresa a outra que entrar vai ter que se bater aprendendo tudo novamente, mas este processo vai ser inevitável mesmo com um sistema mais automatizado.
    Valeu pela ajuda. obrigado mesmo.
    Abraços.

    Conteúdo patrocinado


    Grade de aulas Empty Re: Grade de aulas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 01:09