MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    avatar
    Wesley Castro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 42
    Registrado : 08/11/2011

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Wesley Castro 5/10/2015, 15:36

    Olá amigos,

    A tempos que estou pesquisando uma forma prática de recalcular formulários em folhas de dados, isto porque quando alterno várias vezes entre subformulários aninhados, os campos destes subformulários não atualizam em tempo real.

    Pelos tópicos que encontrei, percebi que esta atualização é implementada pelo método Form.Recalc, no evento 'após atualizar', porém isto é feito especificamente nas propriedades de determinado campo.

    Acontece porém, que eu precisaria forçar o recálculo simplesmente ao alternar entre as folhas de dados aninhadas. Ao aplicar especificamente nas propriedades dos subformulários, nos eventos: 'No atual', 'Ao carregar', 'Ao clicar', 'Ao receber foco', 'Ao abrir', 'Ao ativar' etc, simplesmente nada acontece, seja usando 'recalc', 'refresh', 'requery' ou 'repaint'...

    Assim, para evitar que o usuário pressione a tecla f9 todas as vezes em que acontece este retardo entre os registros, devido à alternância entre os suformulários aninhados em folhas de dados, precisaria de saber como poderia sincronizar os dados e em qual evento funcionaria, ou qual outro método deveria ser aplicado...
    Access 2010 - Windows 7


    Última edição por wesley em 8/10/2015, 01:20, editado 1 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7922
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Alvaro Teixeira 6/10/2015, 12:17

    Olá Wesley Castro,

    Veja se link abaixo ajuda:
    https://www.maximoaccess.com/t22700-quando-usar-requery-repaint-refresh-ou-recalc

    Caso se mantenha o problema, para facilitar a ajuda, poste base de dados com pequeno exemplo.
    Nota o fórum está com problemas nos anexos, utilize (dropbox, Onedrive, copy, etc) e patilhe o link.

    Abraço
    avatar
    Wesley Castro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 42
    Registrado : 08/11/2011

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Wesley Castro 6/10/2015, 13:35

    [justify]Olá Ahteixeira,

    É exatamente esses métodos que estou tentando aplicar. Quando aplico nas propriedades de em um determinado campo específico dentro do subformulário, percebo que há um processamento/resposta. Porém ao colocá-los, por exemplo, nas propriedades do próprio subformulário, como por exemplo, 'Ao receber foco', nada acontece...

    Quero fazer com que esta atualização ocorra na medida em que vou alternando entre os subformulários aninhados, porque hora ou outra, há um retardo quando alterno entre os registros dentre os suformulários...

    Conforme demonstrado abaixo, estou tentando fazer alguns testes com a dica dada, porém se o problema perssistir, irei tentar postar um bdexemplo...

    Grato

    Private Sub Form_GotFocus()
    Me.Form.Recalc
    'Me.Form.Requery
    'Me.Form.Refresh
    'Me.Form.Repaint
    End Sub


    Última edição por wesley em 8/10/2015, 01:16, editado 1 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7922
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Alvaro Teixeira 6/10/2015, 13:55

    Ola, só mesmo analisando.
    Por acaso não é um SUBformulario que pretende actualizar?!?
    Abraço
    avatar
    Wesley Castro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 42
    Registrado : 08/11/2011

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Wesley Castro 6/10/2015, 20:43

    Sim a atualização é no próprio Subformulário...

    Neste caso a atualização não será do formulário principal para os subformulários aninhados, mas sim ao mudar de foco entre o 1º subformulário e o 2º Subformulário, vice-versa.

    Por exemplo: quando tenho que verificar algum outro registro no 1º Subformulário, tiro o foco do 2º Subformulário aninhado (modo folha de dados), para o 1º Subformulário. Porém quando volto ao 2º subformulário onde estava o foco anteriormente, há um retardo nos dados, então teria que forçar com que este faça um cálculo/processamento pelos eventos das propriedades do Subformulário para atualizar, equivalente à tecla f5 ou à tecla f9...

    O problema é que mesmo ao tentar colocar recalc, refresh, requery ou repaint nos eventos nada acontece...

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Imagem2BdTeste[Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Imagem3BdTeste



    Última edição por wesley em 8/10/2015, 00:16, editado 1 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7922
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Alvaro Teixeira 6/10/2015, 22:56

    Olá, veja no link abaixo um excelente artigo do mestr Avelino
    http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/referenciar-formularios-e-relatorios-propriedades.asp?id=1
    Abraço
    avatar
    Wesley Castro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 42
    Registrado : 08/11/2011

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Wesley Castro 7/10/2015, 13:44

    Obrigado Ahteixeira, me será de grande valia. Irei ver todas as recomendações e apontamentos no artigo indicado...
    Um abraço
    study


    Última edição por wesley em 7/10/2015, 22:38, editado 2 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7922
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Alvaro Teixeira 7/10/2015, 13:53

    Olá, obrigado pelo retorno.
    Caso encontre a solução, não se esqueça de postar como fez e dar o tópico como resolvido.
    Abraço
    avatar
    Wesley Castro
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 42
    Registrado : 08/11/2011

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Wesley Castro 8/10/2015, 00:40

    Ahteixeira e Avelino, obrigado pelas dicas, me serão muito válidas...

    No caso em questão, acho que cheguei a um entendimento satisfatório.
    Não sabia que existiam três opções para inserir o código.
    No caso de clicar rente à borda do Subformulário temos as opções de: 'Ao entrar' e 'Ao sair'; o que não acontece quando clicamos direto nas propriedades do Subformulário.
    Pelo menos só surtiu efeito dessa forma... Assim, neste caso me dou por satisfeito   Smile

    Private Sub frmAnaliseTermos_Enter()
    Me.Refresh
    'Me.Requery
    End Sub
    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Imagem2
    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Imagem1
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7922
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Alvaro Teixeira 8/10/2015, 08:11

    Olá Wesley Castro,
    Obrigado pelo retorno, os utilizadores do fórum agradecem.
    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados Empty Re: [Resolvido]Recalcular subformulários em folhas de dados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 07:33