MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Criar controle em tempo de execução usando SourceObject

    Paulo Robilotta
    Paulo Robilotta
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 43
    Registrado : 24/09/2010

    Criar controle em tempo de execução usando SourceObject  Empty Criar controle em tempo de execução usando SourceObject

    Mensagem  Paulo Robilotta 27/10/2015, 22:19

    Estou usando um formulário que possui uma série de rótulos pré-carregados e que via um módulo de classe podem ter suas dimensões modificadas via drag&drop.  No arquivo anexo ele se chama "Desenha".

    Meu interesse é que cada rótulo possa ser carregado no formulário, sob demanda do usuário, em tempo de execução ao invés de estarem pré-carregados.

    Como para fazer isto é necessário que o form "Desenha" seja aberto no modo estrutura, imaginei a seguinte configuração e estratégia para obter o resultado desejado:

    1) Criei um form chamado "Principal"
    2) Nele adicionei um subform não acoplado chamado "SForm" que fica inicialmente invisível.
    3) Nesse subform carrego e descarrego o form "Desenha" via SourceObject
    4) Adicionei a "Principal" um botão chamado "Cria controle" com as instruções necessárias para criar um novo controle.

    O problema: Eu imaginei que ao descarregar "Desenha" de "SForm" ele ficasse disponível para ser alterado no modo estrutura.

    Ao tentar fazer isso usando o botão "Cria controle" o form "Desenha" é aberto no modo estrutura mas, ao tentar aplicar as instruções que criam o controle, recebo a mensagem de erro nº 29054 :  "O MS Access não pode adicionar, renomear ou ecluir  controle que você solicitou."

    Isso ocorre após a seguinte sequência de comandos :
    1) Carrego "Desenha" em "SForm"
    2) Descarrego "Desenha" em "SForm"
    3) Aciono "Cria controle"

    Se uso "Cria controle" sem previamente ter carregado e descarregado "Desenha" tudo funciona conforme o esperado.

    Pelo comportamento observado me parece que ao carregá-lo é criado algum tipo "vínculo" entre "Desenha" e "SForm" que não é completamente desfeito ao descarregá-lo.

    Gostaria de entender por que isso ocorre e se há alguma alternativa para conseguir o meu objetivo.

    Obrigado


    Arquivo na versão : 2000 (332k)

    ftp://ftp.drivehq.com/robilotta/PublicFolder/MaxSO.mdb

      Data/hora atual: 11/5/2024, 15:56