MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Bloquear/Fechar tabelas para posterior exclusão

    avatar
    bykall
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/03/2016

    [Resolvido]Bloquear/Fechar tabelas para posterior exclusão Empty [Resolvido]Bloquear/Fechar tabelas para posterior exclusão

    Mensagem  bykall 8/4/2016, 22:13

    Pessoal, boa noite!
    Estou tendo dificuldades em solucionar a seguinte questão:
    Tenho um formulário (frmPrincipal) que possui 2 subformulários (sfrmObrigacoes e sfrmCreditos), sendo estes subs oriundos de 2 consultas (conObrigacoes e conCreditos), além deste subs, no frmPrincipal  existem 2 caixas de textos para a entrada das datas (Inicial e Final) que utilizo para filtrar as consultas e alimentar os subs. Existe, também, um botão Importar, que tem o objetivo de importar as tabelas (Obrigacoes e Creditos) de outro projeto.
    O problema ocorre quando tendo deletar as tabelas do projeto aberto, para em seguida efetuar a importação. Julgo necessário a exclusão devido ao fato do Access não substituir as tabelas de mesmo nome. Ele cria uma nova acrescentando o “1” ao final no nome. Porém ao tentar excluir é acusado o erro 3211, informado que não é possível  bloquear a tabela CREDITOS por ela está sendo utilizada.
    Já tentei fechar, através de evento, o frmPrincipal e executar a exclusão (DoCmd.DeleteObject acTable, "CREDITOS"), mesmo assim o erro persiste.
    Imagino que deve ser pelo fato dos subs estarem sendo alimentados pelas consultas que utilizam as tabelas.  Tentei até fechar as consultas (DoCmd.Close acQuery, "con_CREDITOS"), da mesma forma as tabelas (DoCmd.Close acTable, "CREDITOS").
    Vi alguns casos aqui no fórum que tentei adequar ao meu, mas sem sucesso.
    Desde já agradeço.


    Última edição por bykall em 10/4/2016, 10:47, editado 1 vez(es)
    avatar
    bykall
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 21/03/2016

    [Resolvido]Bloquear/Fechar tabelas para posterior exclusão Empty Re: [Resolvido]Bloquear/Fechar tabelas para posterior exclusão

    Mensagem  bykall 10/4/2016, 10:46

    Bom dia!!
    Problema solucionado rsrsrs
    Bem mais simples do que eu imaginava...
    Precisou apenas alterar a origem do objeto dos subs; executar as substituições das tabelas (excluir e em seguida importar); restaurar a origem e atualizar os subs:

    'limpa origens
    Me.sfrmOBRIGACOES.SourceObject = ""
    Me.sfrmCREDITOS.SourceObject = ""

    'código que executa substituições

    'restaura origens
    Me.sfrmOBRIGACOES.SourceObject = "sfrmOBRIGACOES"
    Me.sfrmCREDITOS.SourceObject = "sfrmCREDITOS"

    'atualiza os subs
    Me.sfrmOBRIGACOES.Requery
    Me.sfrmCREDITOS.Requery

    Fica aqui essa experiência. Caso alguém tenha outra alternativa, favor compartilhar.
    Obbrigado!!

      Data/hora atual: 10/5/2024, 19:13