MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    avatar
    LaraAccess
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 18/04/2016

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  LaraAccess 18/4/2016, 19:24

    Olá Pessoal.

    Estou a atentar criar uma base de dados em Access 2016, e tenho uma tabela com uma coluna, à qual dou o nome de tarifário, que gostava que fosse preenchida apenas com informação existente em outras três tabelas.
    Para clarificar: tenho uma tabela "Cliente" com uma coluna "Ementa"; tenho uma tabela "Prato Carne" que é constituída por "pato" e "novilho"; uma tabela "Prato Peixe", constituída por "dourada"; "pescada"; e uma tabela "Vegetariano".
    Agora o que pretendo é que, quando for preencher a coluna "Ementa" da tabela "Cliente", tenha apenas disponíveis as opções "Prato Carne" e "Prato Peixe". Depois a ideia seria ter uma nova coluna (opções) que, dependendo da introdução em "Ementa", só teria possível as opções "pato" ou "novilho", se em "Ementa" tivesse sido colocado "Prato Carne".
    Pensei em criar uma consulta do "Tipo de Prato" e a coluna "Ementa" fosse buscar a informação à consulta, mas não sei como fazer para que as opções leiam a informação em Ementa e implemente os "if's" necessários.
    Alguém me consegue ajudar?
    (Antes chamava-se a isto, relação do tipo ISA, mas acho que deixou de ser utilizada??!!!??)

    Se não tiver sido clara a expor o problema, digam qual a dúvida.

    Desde já obrigada.  What a Face
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  Alvaro Teixeira 18/4/2016, 20:02

    Olá Lara, bem-vinda ao fórum.
    As relações são importantes.
    Veja a dica 48 do Mestre Avelino:
    http://www.usandoaccess.com.br/dicas/dicas-praticas-de-access-parte-5.asp?id=1&idlista=200#inicio
    Acho que vai ajudar.
    Abraço
    avatar
    LaraAccess
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 18/04/2016

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  LaraAccess 19/4/2016, 10:28

    Obrigada ahteixeira.

    Eu estou a par das relações (já estou a utiliza-las para outras situações), só não queria juntar a informação das três tabelas numa só porque tenho atributos de tipos diferentes em cada tabela, por exemplo em Peixe tenho opções boleanas que não queria que aparecessem na tabela e ficassem em branco, quando estou a tratar de carne Very Happy. Mas bem, vou avançar assim e fazer formulários diferentes para cada ementa, pode ser que de futuro perceba como empregar relações do tipo ISa com o Access, de forma directa.

    Até breve.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/4/2016, 11:25

    Olá Lara,
    Na minha opinião deveria ficar numa tabela só e não em 3.
    Pois os elementos serão os mesmos, deverá ter também o TipoPrato.
    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. 117var7

    A partir do exemplo da dica 48 do Mestre Avelino (ultima mensagem) fiz adaptação para a Ementa.
    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. I1h4dk
    Veja se ajuda par ao pretendido.
    Abraço
    Anexos
    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. AttachmentComboSinc-ementa.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (22 Kb) Baixado 73 vez(es)
    avatar
    LaraAccess
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 3
    Registrado : 18/04/2016

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  LaraAccess 19/4/2016, 14:20

    Smile Olá ahteixeira.

    Muito obrigada pela explicação e pelo trabalho que tem para me ajudar!
    Mas as tabelas não têm as mesmas Opções. Por exemplo, para carne posso perguntar se é bem ou mal passada, o que não faz sentido para Peixe, ou, também em carne posso perguntar se quer ovo, que com peixe também não vai muito bem Very Happy

    O que eu gostava era de que quando estivessem a inserir os dados, assim que dissesse que o prato é peixe, não apresentasse a opção "bem passado", nem acompanhamento.
    É só por isto que acho que devo ter uma tabela para cada tipo de prato.gostava de ter uma tabela só com elementos de carne e outra só com elementos de peixe. Se calhar consigo fazer isto sem ter de ter as três tabelas, mas como não estou a ver outra forma...

    Mais uma vez muito obrigada Wink
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  Alvaro Teixeira 26/4/2016, 15:44

    Olá Lara,
    Na minha opinião se criar um campo (Detalhe) do tipo True/False na tabela tblEmentas
    Este campo vai definir se a ementa terá detalhe, exemplo:
      Carne - Bem passado
      Carne - Mal passado
      Salada Mista - Com maionese
      Salada Mista - Azeite e Vinagre
      Salada Mista - Molho Coktail

    Depois seria fazer o mesmo que se fez com tblTipoPrato e tblEmentas ou seja mais uma caixa de selecção relacionada com base na Ementa escolhida se tiver True mostra detalhe para escolher.
    Fica a dica.
    Abraço
    cleverson_manaus
    cleverson_manaus
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1012
    Registrado : 23/09/2011

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  cleverson_manaus 2/5/2016, 15:52


    Caros,


    Achei o link abaixo, interessante, recomendo:

    https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://datagnostics.com/dtips/multiselect.html&prev=search


    Abraços,


    Cleverson


    .................................................................................
    afro

    "É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."(Aristóteles)
    - Dúvida resolvida!!! Marcar o tópico como resolvido!!!
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  Alvaro Teixeira 6/6/2016, 12:35

    Olá Cleverson, obrigado pela partilha.
    Apenas uma dica para quem desejar utilizar o código, dever ver no idioma original e depois sim, copiar o código.

    Ficamos aguardar retorno da colega.
    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas. Empty Re: Inserir dados na coluna de uma tabela, provenientes de duas ou três tabelas.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 00:42