MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Dúvida modelagem de movimentação de estoque

Compartilhe

rjohannsenp
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Dúvida modelagem de movimentação de estoque

Mensagem  rjohannsenp em 10/10/2016, 17:07

Olá a todos, a partir de hoje vou passar a dar manutenção em um sistema de almoxarifado desenvolvido por um colega que foi desligado da empresa.
    Neste sistema tenho uma tabela chamada "COMPRAS" e uma outra tabela chamada de "REQUISIÇÕES", e toda vez que acontece uma compra ou requisição, também é adicionado uma linha na tabela "MOVIMENTOS", nesta tabela movimentos tenho um campo que guarda a chave tanto para uma compra ou para uma requisição e outro campo que guarda o tipo de operação: entrada ou saída, por exemplo no dia 06/10/2016 realizei uma requisição no valor de R$ 10,00 e uma compra no valor de R$ 36,00:

movimento_idcom_req_idtipo_movimentomaterial_idvalor_unitariovalor_totaldata
    150ENTRADA672.501006/10/2016
    215SAIDA48123606/10/2016

este tipo de modelagem segue as boas práticas de modelagem de dados? fere alguma regra de modelagem ou pode me trazer problemas? é comum modelar dessa forma, utilizando uma coluna tanto para um tipo de transação ou outra e outra coluna para especificar o tipo da transação?
    Jair Martins
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Dúvida na modelagem

Mensagem  Jair Martins em 13/10/2016, 15:55

Olá, rjohannsenp.

Não vou julgar se a modelagem está certa ou errada. Sempre vai depender do que se pretende fazer com os dados.
    Eu, regra geral para um caso desses, não utilizo a terceira tabela, a de MOVIMENTOS.
    Quando preciso calcular o estoque, simplesmente diminuo as quantidades registradas na tbl REQUISIÇÕES  e somo as quantidades registradas na tbl COMPRAS de cada produto. Isso facilita a eventual emissão de relatórios de compra ou de requisições.
    A outra opção que vejo é você utilizar apenas uma tabela, a tbl MOVIMENTOS, com um campo do tipo Sim/Não, um campo booleano, que aceita apenas dois valores, o "0" e o "-1", onde o valor "0" pode representar COMPRA e o "-1" pode representar a REQUISIÇÃO. Nesse caso, os objetos da interface devem conter instruções de código para atribuir os valores corretos quando for compra e quando for requisição e nos relatórios gerenciais atribuir valor positivo aos lançamentos com "0" e negativo aos registros com "-1".
    Não se se fui suficientemente claro.
    Estou à disposição.
    tauron
    VIP
    VIP

Respeito às Regras 100%

Re: Dúvida modelagem de movimentação de estoque

Mensagem  tauron em 14/10/2016, 00:19

Ricardo de uma olhada neste que eu utilizo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Data/hora atual: 21/10/2018, 11:41