MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Dúvida modelagem de movimentação de estoque

    avatar
    rjohannsenp
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1
    Registrado : 22/07/2015

    Dúvida modelagem de movimentação de estoque Empty Dúvida modelagem de movimentação de estoque

    Mensagem  rjohannsenp 10/10/2016, 17:07

    Olá a todos, a partir de hoje vou passar a dar manutenção em um sistema de almoxarifado desenvolvido por um colega que foi desligado da empresa.
    Neste sistema tenho uma tabela chamada "COMPRAS" e uma outra tabela chamada de "REQUISIÇÕES", e toda vez que acontece uma compra ou requisição, também é adicionado uma linha na tabela "MOVIMENTOS", nesta tabela movimentos tenho um campo que guarda a chave tanto para uma compra ou para uma requisição e outro campo que guarda o tipo de operação: entrada ou saída, por exemplo no dia 06/10/2016 realizei uma requisição no valor de R$ 10,00 e uma compra no valor de R$ 36,00:





























    movimento_idcom_req_idtipo_movimentomaterial_idvalor_unitariovalor_totaldata
    150ENTRADA672.501006/10/2016
    215SAIDA48123606/10/2016


    este tipo de modelagem segue as boas práticas de modelagem de dados? fere alguma regra de modelagem ou pode me trazer problemas? é comum modelar dessa forma, utilizando uma coluna tanto para um tipo de transação ou outra e outra coluna para especificar o tipo da transação?
    Jair Martins
    Jair Martins
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 78
    Registrado : 23/03/2016

    Dúvida modelagem de movimentação de estoque Empty Dúvida na modelagem

    Mensagem  Jair Martins 13/10/2016, 15:55

    Olá, rjohannsenp.

    Não vou julgar se a modelagem está certa ou errada. Sempre vai depender do que se pretende fazer com os dados.
    Eu, regra geral para um caso desses, não utilizo a terceira tabela, a de MOVIMENTOS.
    Quando preciso calcular o estoque, simplesmente diminuo as quantidades registradas na tbl REQUISIÇÕES  e somo as quantidades registradas na tbl COMPRAS de cada produto. Isso facilita a eventual emissão de relatórios de compra ou de requisições.
    A outra opção que vejo é você utilizar apenas uma tabela, a tbl MOVIMENTOS, com um campo do tipo Sim/Não, um campo booleano, que aceita apenas dois valores, o "0" e o "-1", onde o valor "0" pode representar COMPRA e o "-1" pode representar a REQUISIÇÃO. Nesse caso, os objetos da interface devem conter instruções de código para atribuir os valores corretos quando for compra e quando for requisição e nos relatórios gerenciais atribuir valor positivo aos lançamentos com "0" e negativo aos registros com "-1".
    Não se se fui suficientemente claro.
    Estou à disposição.
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1396
    Registrado : 07/12/2011

    Dúvida modelagem de movimentação de estoque Empty Re: Dúvida modelagem de movimentação de estoque

    Mensagem  tauron 14/10/2016, 00:19

    Ricardo de uma olhada neste que eu utilizo.

    https://www.dropbox.com/s/8vkmdynnpjxq2ir/EstoqueRicardo.zip?dl=0

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida modelagem de movimentação de estoque Empty Re: Dúvida modelagem de movimentação de estoque

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 22:05