MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Duas Dúvidas - Form e Sub

    avatar
    rharisonluca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 17
    Registrado : 20/12/2016

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Duas Dúvidas - Form e Sub

    Mensagem  rharisonluca 31/1/2017, 21:05

    Boa Noite.

    Estou com um problema com um sistema:

    Tenho um Formulário para cadastro de manutenções, e dentro desse formulário tenho um sub-formulário onde é colocado as peças/serviços realizados nessa manutenção.
    O Problema é o seguinte:
    1 - Tem um botão para excluir, quando clico em excluir só é excluido os registros do sub-formulário, que é salvo em uma tabela separada do formulário principal. Quero que ao clicar em excluir, exclua os dados das duas tabelas.

    2 - O outro problema é que, quando cadastro dados somente no formulário principal, como tipo de manutenção, motorista, placa, etc. São realmente salvos na tabela só que quando abro novamente o formulário não aparece esse registro e não é possivel encontra-lo nos operados de "próximo" e "anterior". Agora se eu cadastrar uma peça no sub-formulário ai sim aparece quando abro novamente o formulário.

    O que devo fazer?
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Re: Duas Dúvidas - Form e Sub

    Mensagem  CassioFabre 1/2/2017, 09:55

    Bom dia,

    1 - em qual formulário está o botão "Excluir"?

    2 - Verifique se as tabelas estão relacionadas. Caso sim, o Access só mostrará registros que contenham dados nas duas tabelas.

    Abraço.
    avatar
    rharisonluca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 17
    Registrado : 20/12/2016

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Resp.

    Mensagem  rharisonluca 1/2/2017, 19:14

    Segue em anexo imagens para melhor explicar.

    1 - O Botão está no formulário principal como se pode ver na imagem. (Obs: se eu ir na tabela diretamente e excluir o registro é excluido normalmente junto com os registros do sub-formulário)

    2 - Sim existe uma relação entre as tabelas, como se pode ver na outra imagem. Será que esta relação esta feita de forma errada?

    Aguardo respostas, obg pela ajuda.


    Última edição por rharisonluca em 1/2/2017, 19:16, editado 1 vez(es)
    avatar
    rharisonluca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 17
    Registrado : 20/12/2016

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty outra imagem

    Mensagem  rharisonluca 1/2/2017, 19:14

    Segue a outra imagem
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Duas Dúvidas - Form e Sub Responder

    Mensagem  CassioFabre 2/2/2017, 09:26

    Bom dia,

    - O primeiro problema é bem simples de resolver. No evento Ao Clicar do botão de excluir, coloque:
    Código:
    If MsgBox("Confirma a exclusão do registro?", VbQuestion + vbYesNo, "Exclusão") = vbYes Then
        CurrentDb.Execute "DELETE * FROM tbl_CadManutencao WHERE Cod_CodManutencao = " & Cod_CodManutencao & ""
        CurrentDb.Execute "DELETE * FROM tbl_CustoManutencao WHERE Cod_TabManutencao = " & Cod_TabManutencao & ""
    End If

    Claro que você ainda pode colocar tratamentos outros, como saber se existe algum registro selecionado etc.

    - Desmarque a caixa "Impor integridade referencial", na tela de Ediçaõ de Relações.

    Abraço.
    avatar
    rharisonluca
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 17
    Registrado : 20/12/2016

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Obrigado

    Mensagem  rharisonluca 2/2/2017, 20:14

    Obrigado pela ajuda, o 2º problema foi solucionado. O primeiro parcialmente agora quando clico em excluir ele aparece o erro da imagem anexada. Porém a exclusão é efetuada sem problemas. Ai quando abro a tabela o registro foi excluido e quando fecho o form e abro novamente ele não está la.
    ERRO:
    Erro de sintaxe (operador faltando) na expressão de consulta 'Cod_CadManutencao='

    Agora é so esse erro.

    O Codigo que coloquei:
    Código:
    If MsgBox("Confirma a exclusão do registro?", vbQuestion + vbYesNo, "Exclusão") = vbYes Then
        CurrentDb.Execute "DELETE * FROM tbl_CadManutencao WHERE Cod_CadManutencao = " & Cod_CadManutencao & ""
        CurrentDb.Execute "DELETE * FROM tbl_CustoManutencao WHERE Cod_TotalManutencao = " & Cod_TotalManutencao & ""
    End If
    CassioFabre
    CassioFabre
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 731
    Registrado : 18/01/2013

    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Duas Dúvidas - Form e Sub

    Mensagem  CassioFabre 3/2/2017, 10:19

    Bom dia,

    Esse erro acontece porque você está fazer a verificação Cod_CadManutencao = " & Cod_CadManutencao & " porém o campo Cod_CadManutencao está vazio. Aí o Access acusa erro porque esse procedimento não é de verificação, ou seja, você não está querendo saber se Cod_CadManutencao = Cod_CadManutencao ou não, você está dizendo ao Access "Ei, Access, exclua todos os dados da tabela em que Cod_CadManutencao Cod_CadManutencao", mas como Cod_CadManutencao é vazio então o Access não aceita e te diz "Cara, pra eu saber quem tenho que excluir, me diga quem é Cod_CadManutencao".

    Então tenha certeza que no momento que executar o procedimento, ambos os campos Cod_CadManutencao e Cod_TotalManutencao tenham algum valor.

    Abraço.

    Conteúdo patrocinado


    Duas Dúvidas - Form e Sub Empty Re: Duas Dúvidas - Form e Sub

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 19:17