MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


5 participantes

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 31/5/2017, 21:19

    Sobre uma dúvida anterior postada em outro tópico, preferi fazer com "caixa de listagem de seleção múltipla" em vez de "caixa de combinação". Conforme imagem que segue em anexo.

    No formulário de pesquisa (em anexo) tem os campos "Data Inicial" e "Data Final", além de "Fato Primário" (caixa de listagem de seleção múltipla). Preenchidos os campos, clico no botão onde deve abrir um relatório.

    Os dados são filtrados na consulta "ConsEsp3", e no campo "Data" da consulta uso o seguinte critério:

    É Negado Nulo E Entre [Forms]![FrmEsp]![txtDataInicial] E [Forms]![FrmEsp]![txtDataFinal]


    Até aqui ok. Então surgiu a dúvida: Qual a linha de CRITÉRIO que uso, a exemplo desse acima usado para (Data Inicial e Data Final), para a caixa de listagem "Fato Primário" de modo que, ao selecionar mais de uma opção, o filtro possa funcionar devidamente.


    Última edição por angelomonteiro1981 em 8/6/2017, 16:55, editado 1 vez(es)
    avatar
    Phillip_Junior
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 09/12/2016

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Phillip_Junior 1/6/2017, 00:10

    Só pra mim entender ...


    No formulário de pesquisa (em anexo)...


    Onde ???

    Você quis dizer

    Na Imagem da sua tela etc né ?


    Mas enfim, explique melhor o que deseja fazer amigo, ou poste seu DB para podermos ajudar.


    .................................................................................
    Phillip_Junior
    Analista de Sistemas
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 1/6/2017, 01:54


    Tenho outra tabela chamada "TblFatoPrimario" onde estão cadastrados todos os tipos de fatos.

    Tenho uma tabela chamada "TblEsp3" que possui dentre outros campos, uma chamado "Data" e outro "Fato Primário" (campo que interessa). Este campo "Faro Primario" está formatado como caixa de texto e tem como origem a "TblFatoPrimario" de modo que todos os fatos aqui cadastrados aparecem na combox.

    Tenho uma consulta chamada "ConsEsp3" a qual tem por base a "TblEsp3".

    Tenho um formulário chamado "FrmEsp3" o qual alimenta com dados a consulta - "ConsEsp3" e consequentemente a tabela "TblEsp3".

    Até aqui tudo normal....

    Então preciso gerar um RELATORIO com filtro .... onde preciso que neste relatório apareçam somente dados compreendido entre determinadas datas e que neste relatório apareçam somente alguns dos FATOS cadastrados/inseridos no formulário. ... Para isso, criei um formulário de pesquisa chamado "FrmEsp" onde coloquei as caixas de texto Data Inicial (txtDataInicial) e Data Final (txtDataFinal) além de uma Caixa de Seleção de multipla escolha; caixa esta que tem como base a "TblFatoPrimario", de modo que todos os FATOS lá cadastrados aparecem aqui nesta caixa de seleção.

    Para filtrar o período entre datas, estou usando como critério da consulta, no campo "Data" (txtData) o que segue:

    É Negado Nulo E Entre [Forms]![FrmEsp]![txtDataInicial] E [Forms]![FrmEsp]![txtDataFinal]

    Com esse critério acima consigo filtrar o período que desejo, de modo que somente FATOS cadastrados no período cadastrado apareçam no RELATÓRIO.

    Só que preciso ampliar o filtro. Ou seja, quero que somente alguns (dois ou mais...) FATOS apareçam no relatório, conforme o que foi inserido no formulário principal.

    Se no formulário de pesquisa eu estivesse usando uma combox simples ou uma caixa de texto qualquer, usaria o seguinte critério no campo Fato Primário (txtFatoPrimario) da respectiva consulta:

    [Forms]![FrmEsp]![Nome da Combox OU da Caixa de Texto]

    CONTUDO, tenho uma CAIXA DE LISTAGEM DE MULTIPLA SELEÇÃO (txtListagem1), onde se marcar mais de um FATO, usando o critério acima não dá certo... não filtra adequadamente.... não mostra os FATOS selecionados no relatório.

    Então preciso saber qual critério usar para que a caixa de listagem execute devidamente sua missão.
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 2/6/2017, 21:27

    Alguém pode me dar uma luz nisso? Vou precisar de mais uns ajustes.

    Consegui fazer com que o relatório saia com todos os dados filtrados, ou seja, com base na Data Inicial (txtDataInicial) e Data Final (txtDataFinal) e com a caixa de seleção. Só que neste relatório, na parte de cima aparecem os dados devidamente filtrados, e na parte de baixo inclui um gráfico, ou seja, o gráfico está em um formulário que foi acoplado ao relatório. Na parte de cima onde estão somente os dados, os filtros são devidamente aplicados. Mas no gráfico, aparecem todos os fatos discriminados. Não está aplicando o filtro da caixa de listagem no gráfico.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Alexandre Fim 3/6/2017, 01:41

    Olá Angelo,

    Fiz um pequeno exemplo pra vc testar.

    Abraços

    Alexandre
    Anexos
    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla AttachmentFiltroRelatorio.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (70 Kb) Baixado 79 vez(es)
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 3/6/2017, 03:09

    Olá Alexandre. Primeiramente obrigado por disponibilizar tempo em tentar me ajudar.

    É quase isso.

    A "tb_fato_prim" seria alimentada por um formulário. Até aqui ok. Entendi que para resumir você fez apenas a tabela e consulta, onde inseriu os dados pertinentes.

    No formulário de pesquisa (frmPesq) você colocou Data Inicial e Data Final... até aqui OK. Além destes campos colocou um caixa de listagem não acoplada... Até aqui OK. Porém no caso da caixa de listagem, em meu formulário já aparecem diretamente todos os campos "fato primário" que são cadastrados a parte em uma tabela. Assim, não preciso clicar em "pesquisar" para que eles aparecem na caixa de listagem. Mas essa diferença não influencia muito.

    Até este passo já havia conseguido fazer,.... mas surgiu outra dúvida.

    Nesse relatório, tenho um gráfico, o qual faz parte de um formulário gráfico que foi inserido ou acoplado no relatório.

    Então, a parte de cima está filtrando perfeitamente,..., ou seja, aquela que diz respeito aos dados em forma escrita... PORÉM, o gráfico, está filtrando apenas os dados pertinentes as DATAS, mas com relação as opções selecionadas na caixa de listagem não está sendo executado perfeitamente.

    Preciso de ajuda para resolver isso.



    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 5/6/2017, 13:19

    Se alguém puder dar uma ajuda nesse dilema aqui, ficarei grato.
    avatar
    Maçom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 06/02/2010

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Maçom 6/6/2017, 23:33

    Boa Noite, Angelo

    veja se este meu exemplo ajuda, ainda estou a tentar resolver um problema de sincronização, mas para o que pretende deve servir


    Atentamente

    JM
    Anexos
    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla AttachmentVistos_rev5.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (240 Kb) Baixado 19 vez(es)
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 7/6/2017, 21:23

    Olá Maçom, obrigado por querer ajudar, mas o exemplo que você postou não atende minhas necessidades. O que preciso é que determinados "CAMPOS" fiquem ocultos, e quando uma determinada opção for marcada em uma caixa de combinação, estes outros CAMPOS apareçam no formulário, ficando disponíveis para inserção de dados.
    avatar
    Maçom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 06/02/2010

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Maçom 7/6/2017, 22:53

    Olá Angelo,

    veja este exemplo

    no formulário lançamentos, se na caixa de combinação do código, escolher Gasoleo ou Gasolina, irá aparecer o Campo Litros e Km visível, se escolher outro código não aparecem estes campos.

    veja se satisfaz para a sua aplicação


    Atentamente

    JM
    Anexos
    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla AttachmentTeste.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (536 Kb) Baixado 21 vez(es)
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 8/6/2017, 12:20

    Obrigado. Vou adaptar.
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 8/6/2017, 16:59

    Olá Maçom,

    O que preciso é exatamente o que está em seu banco "Teste". Quando clico em "gasoleo" ou "gasolina" os campos "Litros" e "KM" que estão ocultos aparecem para serem preenchidos. PORÉM, quando quando saio deste registro e posteriormente retorno a ele, os campos "Litros" e "KM" ficam ocultos, mesmo tendo sido preenchidos anteriormente. Preciso que estes campos, ou seja, os campos adaptados de meu formulário, permaneçam visíveis após serem preenchidos. Só falta este detalhe. Se puder ajudar mais uma vez ficarei agradecido.

    Att,

    Ângelo
    avatar
    Maçom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 06/02/2010

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Maçom 8/6/2017, 22:39

    Boa Noite, Angelo,

    coloque no seu form
    No atual

    Private Sub Form_Current()
    Me.Código.Value = Me.Código.Value
    If Me.Código.Value = "Gasolina" Or Código.Value = "Gasoleo" Then
    Me.KM.Visible = 1
    Me.Quant.Visible = 1
    ElseIf Me.Código.Value <> "Gasolina" Or Código.Value <> "Gasoleo" Then
    Me.KM.Visible = 0
    Me.Quant.Visible = 0
    End If

    End Sub


    Atentamente

    JM
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 9/6/2017, 13:39

    Infelizmente não funcionou. Inserindo esta linha de código, o campo que estava oculto aparece para preenchimento, porém, ao ir para outro registro, ele deixa de ficar ocultou, ou seja, fica visível permanentemente.
    avatar
    Maçom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 42
    Registrado : 06/02/2010

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Maçom 9/6/2017, 15:34

    Olá Angelo

    veja o exemplo, creio que está a funcionar conforme pediu, salvo se não entendi.

    ou seja

    está visível para os Códigos Gasolina, Gasoleo, está oculto para restantes códigos



    Atentamente

    JM
    Anexos
    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla AttachmentTesteR1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (544 Kb) Baixado 21 vez(es)
    avatar
    angelomonteiro1981
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 46
    Registrado : 16/04/2017

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  angelomonteiro1981 9/6/2017, 17:08

    Olá amigo.... seu banco de dados "Teste" está assim:

    Quando abre, já está com os campos "Litros" e "KM" visíveis, mesmo antes de selecionar "gasolina" ou "gasoleo".

    Vou usar seu banco de dados "Teste" como exemplo do que realmente preciso.

    Preciso que:

    Ao selecionar "gasolina", por exemplo, então os campos "Litros" e "KM" que devem estar ocultos, devem ficar visíveis para preenchimento.

    Ao passar para um próximo registro, os campos "Litros" e "KM" devem ficar novamente ocultos. Se ao retornar ao registro anterior, onde foi selecionada "gasolina" e preenchido os campos "Litros" e "KM" , estes devem ficar visíveis porque SOMENTE porque foram preenchidos anteriormente.

    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Alexandre Neves 12/6/2017, 18:00

    Boa tarde,
    procurei as suas mensagens e não vi em nenhuma algum exemplo seu para se avaliar e ajudar
    Não deve querer que os colegas estejam na disposição de ajudar e ainda tenham que construir bd que você já tem feito


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    Caixa de Listagem de Seleção Múltipla Empty Re: Caixa de Listagem de Seleção Múltipla

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 13:06