MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 8/6/2017, 20:13

    Boa tarde a todos.

    Sou novato e um pouco caloiro no access, gostaria que me dessem uma ajuda na medida do possível.
    Estou a criar uma pequena BD em access 2010. A minha dificuldade é a seguinte:
    Criei a consulta: (ConsultaOrcamento Clientes) baseada em 4 tabelas.
    Tabela Cliente
    Tabela Veiculo
    Tabela Orçamento
    Tabela Discrição Orçamento
    No campo (ValorMãodeObra_Orçamento) da consulta os valores aparecem em duplicado.
    Gostaria que estes valores não aparecessem duplicados.
    No relatório (Relatório Clientes) criei o campo (Valor Global Mão Obra) para fazer a soma e ao somar soma todos os valores.
    Qual a instrução que se deve dar há consulta? e de que forma é que a mesma se deve aplicar?
    Em anexo envio a BD para uma melhor analise.
    Gostaria de partilhar este trabalho mais tarde na area de exemplos aqui no fórum.

    Desde agradecia a vossa ajuda
    Anexos
    [Resolvido]Valores duplicados na consulta AttachmentOrcamento Mecanica.zip
    Orcamento Mecanica
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (318 Kb) Baixado 14 vez(es)


    Última edição por zaffer em 9/6/2017, 09:48, editado 1 vez(es)
    avatar
    Carlao2
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 19/10/2016

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Carlao2 8/6/2017, 20:56

    Zaffer. Boa tarde

    Você não postou seu BD
    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 9/6/2017, 09:52

    Bom dia Prezado amigo, Carlão.
    Peço desculpas por não ter feito corretamente a anexação da BD, penso que agora já é possível ter acesso ao ficheiro.
    avatar
    Carlao2
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 19/10/2016

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Carlao2 9/6/2017, 16:45

    Zaffer. Boa tarde

    Não há nada de errado em sua consulta, a não ser pelo fato da coluna ValordeMaodeObra_Orcamento estar na tabela errada.
    Passei a coluna para a tabela DiscriminaçãoOrcamento, pois voce terá que ter os valores de mao de obra individualizados por serviço.
    Da maneira como estava se voce efetuasse tres serviços diferentes no mesmo veículo e lançasse a mao de obra total ele replicava para os outros dois serviços. Sugiro até que vc crie uma tabela de Mão de Obra atrelada a tabela de orçamento, para que no futuro você tenha um cadastro de mão de obra e não incorra no risco de cobrar valores diferentes para o mesmo serviço, gerando questionamento por parte dos clientes.
    Outro porém é: Não precisas dos formulários Cliente_Incluir e Veículo_Incluir, deletei os dois e ajustei essa alteração nos botoes.
    Quanto ao relatório, fiz o teste após colocar a coluna de valor de mão de obra na tabela correta e ajustar a consulta e relatório e constatei que o funcionamento está de acordo.
    Analise o BD que estou te retornando e coloque aqui suas considerações.
    E se estiver tudo correto, não esqueça de colocar o resolvido.
    Após o término da montagem desse sistema, querendo postar para que sirva de exemplo para os demais usuários, fique à vontade.

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Valores duplicados na consulta AttachmentOrcamento Mecanica - Cópia.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (413 Kb) Baixado 16 vez(es)
    avatar
    Carlao2
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 19/10/2016

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Carlao2 9/6/2017, 16:50

    Em tempo.

    Efetuei também os ajustes no formulário Orçamento.

    Abraços
    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 10/6/2017, 17:27

    Boa tarde amigo Carlão:
    Antes de mais quero agradecer toda a sua ajuda, a forma empenhada e dedicada, que tem dado às minhas dúvidas e solicitações. Acabei de ler as suas explicações, que me parecem corretas e muito uteis. Irei analisar com muita atenção e implementar as suas recomendações e efetuar alterações na BD, para além das que já efetuou, que para mim são muito importantes.
    Depois de analisar com atenção, farei as últimas considerações e fecharei o tópico.
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    avatar
    Carlao2
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 19/10/2016

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Carlao2 12/6/2017, 12:21

    Bom dia Zaffer.

    Eu é que agradeço o seu retorno, e, estamos aqui para isso mesmo, ajudarmos uns aos outros e assim todos nós aprendermos ainda mais.
    Precisando é só chamar

    Abraços
    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 14/6/2017, 19:45

    Boa tarde prezado amigo Carlão
    Efetuei algumas alterações na BD, tendo em conta as suas sugestões.
    A sua sugestão era associar a tabela (TblMaoObra) á tabela (Orçamento), mas não consegui de forma a dar certo.
    Então fiz da seguinte forma.
    Aproveitando a tabela que você criou (TblMaoObra), associei à tabela (DiscriminaçãoOrçamento). ficando  assim associado á descrição de cada serviço (Discrição Orçamento) a discrição de serviço prestado e o valor da Mão de Obra.
    No entanto, agradecia se possível, que fizesse as alterações que forem mais corretas e apropriadas.
    Uma outra questão e  ajuda, se me permite:
    No formulário (Orçamento) o botão excluir apaga 1 linha de cada vez. eu gostaria que ele apagasse todos os registos.
    Em anexo envio BD com as alterações efetuadas, para uma melhor analise.
    Desde já agradeço toda a ajuda e colaboração que me tem prestado.


    Obrigado
    Anexos
    [Resolvido]Valores duplicados na consulta AttachmentMecanica Alterado 2.zip
    Orcamento Mecanica Alterado
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (250 Kb) Baixado 8 vez(es)
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4772
    Registrado : 06/11/2009

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Assis 14/6/2017, 21:12

    Raul

    Para o botão excluir Orçamento

    If IsNull(Me.CodigoVeiculo_Orçamento) Then
    MsgBox "Não há dados para excluir", vbInformation, "Exclusão"
    Else
    If MsgBox("Eliminar Orçamento Nº ? " & Format(Número_Orçamento, "000") & Chr(10) + Chr(13) & "Do Veículo " & Combinação22.Column(1), vbYesNo + vbQuestion, "Oficinas R.Q. - Registo de Clientes!") = vbYes Then
    DoCmd.SetWarnings False
    CurrentDb.Execute "DELETE * From orçamento Where [Número_Orçamento]= " & Me.Número_Orçamento
    DoCmd.SetWarnings True
    End If
    DoCmd.Close acForm, "Orçamento"
    DoCmd.OpenForm "Orçamento"
    End If


    .................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 19/6/2017, 16:56

    Boa tarde amigo Assis
    Ajustei o seu código VBA, no botão "Excluir Orçamento" que ficou a funcionar na perfeição (5estrelas).
    Agradeço a forma célere, como respondeu à minha pretensão, muito obrigado pela sua ajuda e esclarecimento.
    Vou dar por encerrado e resolvido este tópico, deixando uma palavra  de apreço e gratidão ao amigo Carlão2, também pela ajuda que me prestou.
    Anexo o B.D. ajudando a que outros possam esclarecer as suas dúvidas.
    Obrigado ao fórum
    Anexos
    [Resolvido]Valores duplicados na consulta AttachmentMecanica Alterado 3.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (277 Kb) Baixado 7 vez(es)
    avatar
    Carlao2
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 19/10/2016

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Carlao2 19/6/2017, 19:25

    Boa tarde Zaffer

    Ví que nosso amigo Assis já resolveu o seu problema da exclusão, muito embora eu sou mais a exclusão individual.
    Porém no BD anexo fiz umas alterações que ao meu ver são importantes para o seu projeto.

    1º Coloquei uma tela de login, para evitar que pessoas não autorizadas tenha acesso ao seu BD
    2º Coloquei uma data de vencimento para o orçamento que está programada para 20 dias à contar da data do orçamento, podendo ser alterada.
    Acho importante, pois o cliente pode não querer efetuar o serviço naquele momento e tem um "brinde" digamos assim, ao saber que você garante a ele 20 dias do preço de peças e mão de obra.
    3° Fiz também o relatório de nota de Orçamento para que você possa colocar em prática o item número 2


    Aguardo seus comentários e no mais, precisando estamos à disposição
    Anexos
    [Resolvido]Valores duplicados na consulta AttachmentMecanica Alterado 3.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (515 Kb) Baixado 15 vez(es)
    avatar
    zaffer
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11
    Registrado : 02/02/2010

    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Valores duplicados na consulta

    Mensagem  zaffer 20/6/2017, 20:09

    Boa tarde amigo Carlão
    Analisei as alterações introduzidas no B.D., que considero muito importantes e relevantes.
    Agradeço a sua preciosa contribuição e ajuda. O trabalho está excelente.
    Uma vez mais o contributo do seu trabalho e ajuda têm sido magníficos, não querendo excluir ou relegar ninguém para segundo plano, não foi essa a minha intenção, muito pelo contrário.
    Pessoalmente, de forma muito carinhosa e humana quero enaltecer, mas acima de tudo agradecer todo o seu trabalho, apoio e ajuda, bem como o apoio e a ajuda prestada pelo amigo Asis e ao fórum claro está.
    Reconhecendo com humildade algumas, ou até bastantes fragilidades e limitações, no que diz respeito ao mundo do Access, a vossa ajuda e a partilha do vosso conhecimento têm sido importantes e determinantes para as minhas aprendizagens, bem como de todos aqueles que de uma forma ou de outra participam e contribuem, com as experiencias neste fórum.
    Com elevada estima e consideração.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Valores duplicados na consulta Empty Re: [Resolvido]Valores duplicados na consulta

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 15:05