MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 4/7/2011, 21:44

    Olá...
    Há muito tempo que não visito o Fórum. Primeiro que tudo quero dar os Parabéns pelo desenvolvimento que pude perceber que o mesmo tem vindo a ter. Um cumprimento especial ao J. Paulo e Criquio com os quais troquei dúvidas há algum tempo atrás e muito me ajudaram. Lembro-me também do Vieira que cumprimento também.

    A minha dúvida actual é a seguinte:

    É possível construir um formulário de molde a que introduzindo a Data de Início de um Ano Lectivo e a Data de Fim desse mesmo Ano Lectivo, gere todo o conjunto de registos - Campo "Dias do Ano Lectivo" - automaticamente? Será com uma consulta Acrescentar? Mas como? Agradeço desde já a vossa atenção.
    Abraço.
    LeoStar.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  criquio 4/7/2011, 21:50

    Olá Vasco, obrigado pelos cumprimentos. Vasco é o nome do maior rival do meu time (equipa) de futebol aqui no Brasil, mas tubo bem, hehehe.

    Bem, é possível sim, mas primeiro precisamos saber se serão inseridas todas as datas do intervalo, ou apenas as datas de segunda à sexta ou se pula algum feriado etc e tal. Dependendo do caso, não seria melhor ir criando a linha a cada dia, ao inserir os dados? Ou você precisa disso para imprimir algo como um diário de frequência em papel?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 4/7/2011, 22:36

    Caro Criquio,

    Sou de facto Vasco de Nome Próprio mas no meu País sou do Sporting...ehehehe Grande team.

    Para a sua equipa desejo tudo de bom!

    Sobre o caso em questão a ideia é a seguinte:

    Num menu de Definições, num Form que abriria com um Botão no MENU PRINCIPAL, o Director do Colégio definiria: "AnoLectivo", Dia de Inicio e Dia Final do Ano Lectivo . A tabela "Dias Lectivos" teria 2 campos: "DiaLectivo" e "AnoLectivo".
    Era o campo "DiaLectivo" que eu queria preencher, sequencialmente, a partir do dia de inicio até ao final. Porque depois com uma outra Tabela que regista as Férias e Feriados e Domingos (pois aos Sábados há aulas) eu conseguia através duma Consulta de "localizar não correspondentes" saber o nº de aulas de cada disciplina consoante o horário da Disciplina (este é o objectivo".(primeiro ainda teria que identificar de 2ª a sábado o nº de cada tipo de dia. Mas isso eu sei fazer.

    Claro que já pensei fazer isso em Excel e depois importar para uma Tabela em Access já os resultados definitivos mas penso que ficaria bem melhor fazer tudo em Access. Compreendeu bem a questão? Ou melhor, expliquei-me eu bem?

    O que eu pretendia era preencher os registos indicando apenas o 1º e último dia de aulas. De forma automática. Em excel era arrastar o rato... fácil. Mas em access? Há forma de o fazer com uma tal consulta acrescentar? pois todos os anos no início do Ano Lectivo seria preciso fazer o mesmo.

    Bem haja pela resposta pronta...eu tinha ido jantar mas já voltei.
    Abraço.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  criquio 4/7/2011, 22:45

    Pode fazer com um For Variável = DataInicial To DataFinal ao clicar em um botão. Algo do tipo:

    Dim varDias As Integer

    For VarDias = Me.DataInicial To Me.DataFinal
    CurrentDb.Execute "INSERT INTO NomeDaTabela(DiaLectivo, AnoLectivo) Values(" & VarDias & ", " & Me.AnoLectivo & ");"
    Next VarDias


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 4/7/2011, 23:39

    Olá de novo Criquio,

    Devo estar a fazer algo errado...

    Será que está correcto o que estou a fazer:

    Criei um Form em vista de estrutura.
    Incluí 2 caixas de texto: 1 "DataInicial" outra "DataFinal"
    Criei um botão onde escrevo o código conforme me indicou.
    Quando tento fechar o Form para o guardar, o Access deixa de funcionar.

    O que estará mal?

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  Convidad 5/7/2011, 09:39

    Bom dia Vasco, veja se é isto.

    Baixar
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 13:20

    Olá Miguel...

    É exactamente isso!!!...

    Bem haja pela solução.

    Vasco.
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 14:24

    Caro Miguel..

    Venho ainda com uma dúvida... Como sabe um Ano Lectivo inicia num determinado ano civil e termina noutro. Por exemplo o próximo AL inicia a 05-09-2011 e termina a 15-06-2011. Quando inseri estas datas como Inicial e Final, respectivamente... não funcionou.

    Provavelmente o form deveria ter que apresentar para introdução mais uma textbox Ano Lectivo onde inseríamos neste caso "2011/2012". Como poderia fazer isso?

    Abraço e desculpa por mais este trabalho.

    Vasco.
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 14:25

    Quando digo termina a **-**-2011 quero dizer 2012
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 14:32

    Parece que o problema está em gerar os dias sequencialmente quando a data Final é num ano civil diferente da Inicial.
    Será isso?
    Abraço.
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 14:37

    Miguel....
    Esqueça!!!!!!!!!!!!
    Eu introduzi o Mês "60" em vez de "06".
    Quanto ao ano lectivo já corrigi com uma concatenação: rst!AnoLectivo = DatePart("yyyy", txtDataInicial)&"/"&DatePart("yyyy", txtDataFinal)

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  Convidad 5/7/2011, 14:49

    Perfeito.

    Como eu tinha testado com varias datas em anos diferentes, já me estava a assustar que não funciona-se.

    Penso que pode colocar o Resolvido.

    Grande Abraço
    avatar
    LeoStar
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 106
    Registrado : 18/05/2010

    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  LeoStar 5/7/2011, 14:58

    Sim... Posso colocar mesmo!
    Já agora...
    Estive a ver uma forma de não aceitar dias "duplicados", i.e.n no caso do operador já ter inserido os registos não o fazer de novo.
    Na tabela coloquei no campo DiaLectivo na propriedade indexado "Sim.Duplicação Não Autorizada". Depois corri de novo com as mesmas datas de inicio e fim e claro deu erro. Como posso fazer aparecer uma msg do tipo: "Já introduziu estes dias lectivos"???

    Se não for dar muito mais trabalho agradecia, Miguel.

    Abraço.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim Empty Re: [Resolvido]Inserir registos tipo Data/Hora automaticamente dada a Data de Início e Data Fim

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 15:21