MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

Validar campo vazio em numeração automática.

#JEANHARD
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Validar campo vazio em numeração automática. Empty Validar campo vazio em numeração automática.

Mensagem  #JEANHARD em 17/6/2018, 07:22

Bom dia família.
    Tenho um formulário no excel com banco de dados em access. Tenho o campo código que gera automáticamente via código sql sem usar a numeração automática da tabela ok. Tudo funciona normal. Porém se a coluna codigo da tabela, estiver vazia me retorna um erro.
     Não quero ter que começar a preencher o banco na mão, quero que através do sql no meu form crie uma condição para que se a coluna codigo estiver vazia ele a preencha com o numero 1.
     Anexo um modelinho pra ajudar, testem com o banco vazio para ver o erro e depois preencham o banco na mão e funciona bem.

Obs: O código só é gerado após acionado o botão salvar.

Muito obrigado.
    Anexos
    Validar campo vazio em numeração automática. AttachmentNum_Automatica_Tbl.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (78 Kb) Baixado 9 vez(es)
    livio.sfranca
    livio.sfranca
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às Regras 100%

Validar campo vazio em numeração automática. Empty Re: Validar campo vazio em numeração automática.

Mensagem  livio.sfranca em 22/6/2018, 15:49

Primeiramente, tive que tirar o apóstrofo (') dos campos numéricos na string abaixo para funcionar:

sql = sql & "" & ID & ", "
    sql = sql & "'" & Me.Txt_Nome.Value & "', "
    If Not IsNull(Me.Txt_Idade.Value) Then sql = sql & "" & Me.Txt_Idade.Value & ", "
    If Not IsNull(Me.Txt_Profissao.Value) Then sql = sql & "'" & Me.Txt_Profissao.Value & "' "
    sql = sql & ")"

Quanto à sua pergunta, não sei se entendi direito, mas se queres colocar uma ID automática em caso de null, poderia colocar em uma condição If assim:

Código:
    While Not rsSelecao.EOF
        ID = rsSelecao(0) + 1
        rsSelecao.MoveNext
    Wend

If IsNull(ID) Then
        ID = 1
    End If

Data/hora atual: 21/5/2019, 09:09