MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    avatar
    fabiormagalhaes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 10/09/2018

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  fabiormagalhaes 10/9/2018, 18:07

    Pessoal, boa tarde!

    Estou precisando muito da ajuda de um expert em Access.
    Estou preparando um banco de dados para cadastro de processos na promotoria em que trabalho.
    Elaborei um formulário para alimentar uma tabela de cadastro de procedimentos, nele coloquei quatro combo box (caixa de combinação) em cascata, para a pessoa escolher primeiro a circunscrição, aí na próxima combo aparece as cidades, quando escolhe a cidade na próxima combo aparece as promotorias, quando seleciona a promotoria aparece na próxima combo as curadorias.

    Só que esses dados não estão sendo cadastrados na tabela de cadastro de procedimentos, cujo formulário serve para alimentá-la.
    Devo estar fazendo algo errado, pois quando pulo de um cadastro para outro no formulário (cadastrar um novo procedimento) os dados dessas combo box permanecem os mesmos do cadastro anterior.

    Alguém pode me dar uma ajuda? Segue o banco de dados completo.

    Grato,
    Fábio Magalhães
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4772
    Registrado : 06/11/2009

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Assis 10/9/2018, 18:10


    O banco de dados completo.

    Onde está ?


    .................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Alexandre Fim 10/9/2018, 18:15

    Olá Fabio,

    Pelo que eu entendi, no cadastro, ao escolher a "Circunscrição", o combo "Cidades" deve ser carregado com dados pertinentes à circunscrição informada, e assim, sucessivamente para os demais combos.

    Para implementar esta rotina, é necessário criar tabelas dos respectivos combos.

    Vou criar um modelo e já envio aqui.

    []'s
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Alexandre Fim 10/9/2018, 19:04

    Fábio,

    Segue modelo de combo dinâmico.

    Boa sorte

    []'s
    avatar
    fabiormagalhaes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 10/09/2018

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  fabiormagalhaes 10/9/2018, 20:23

    Pessoal, agradeço a imediata ajuda de vocês, vamos lá. Eu tentei anexar em formato Zip o banco de dados access, mas não foi, vou tentar novamente aqui.

    A ideia é essa mesmo Alexandre Fim. Vou abrir teu modelo e adaptar.

    Queria pedir mais uma ajuda: a ideia principal desse sisteminha em Access é o seguinte: nós trabalhamos na promotoria de justiça em Petrolina-PE com emissão de pareceres técnicos na área de perícia contábil. Então vários procedimentos tramitam pelo nosso setor, portanto recebemos um procedimento, elaboramos o parecer e devolvemos o procedimento. O programa servirá para cadastrar o procedimento, depois cadastrar o parecer relativo ao procedimento e registrar os procedimentos que ainda encontram-se no setor, com algum tipo de controle por data por validade (os procedimentos em média devem durar 6 meses até sua conclusão). Precisamos de relatórios dos pareceres emitidos, dos procedimentos que estão em aberto, dos que já foram concluídos no mês etc.

    Se possível, dêem uma olhada nos relacionamentos das tabelas para ver se é isso mesmo, eu fiz assim: criei uma tabela para cadastrar o procedimento e outra para cadastrar o parecer, daí após o parecer cadastrado eu terei no formulário de cadastro do procedimento uma combo box para "anexar" os dados do respectivo parecer. Essa seria a melhor forma de esquematizar esse sistema?

    Muito obrigado mais uma vez!

    Fábio Magalhães
    Anexos
    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela AttachmentPerícia_Contábil.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (185 Kb) Baixado 16 vez(es)
    avatar
    fabiormagalhaes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 10/09/2018

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  fabiormagalhaes 10/9/2018, 20:26

    Eu abri seu modelo, Alexandre, é exatamente isso! Eu até cheguei a fazer esse combo em cascata, como vc verá no meu banco de dados que mandei na mensagem anterior, só que quando uso essas combo box dinâmicas para cadastrar o procedimento (na tabela tabcadprocedimentos), a informação detalhada da circunscrição/cidade/promotoria/curadoria não estão sendo cadastradas na tabela de cadastro do procedimento (tabcadprocedimento). Também não consigo concluir o cadastro de um procedimento em que o respectivo parecer ainda não foi cadastrado (é preciso cadastrar só o procedimento, para depois que o parecer ficar pronto, eu poder cadastrar o parecer e "anexar" essa informação ao cadastro do procedimento.

    Veja os formulários fmlcadprocedimentos e fmlcadpareceres (são os principais formulários que criei).

    Dêem uma olhada por favor no meu banco de dados para ver em que estou errando.

    Agradeço mais uma vez!

    Fábio Magalhães
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Alexandre Fim 10/9/2018, 21:09

    Olá Fabio,

    Não sei qual o seu nível de conhecimento com tecnologia, mais precisamente com banco de dados e linguagens de programação (no caso, o VBA), mas é necessário seguir alguns procedimentos no que diz respeito à nomenclatura dos objetos (tabelas, campos, formulas, consultas e etc) e ao tipo e tamanho dos dados.
    Fiz uma breve análise na sua base de dados e percebi que você esta começando a desenvolver um sistema e sugiro que você faça os devidos ajustes em seu bd.
    Seguem algumas considerações:

    1 - Não utilizar caracteres especiais e/ou inapropriados para nomenclatura de campos.
    Ex.: Na tabela "tblcadpareceres", existem campos com nomes compostos, separados por ESPAÇO
    Campo "Número do Parecer" -> utilizar a nomenclatura "NroParecer" ou "nro_parec"
    Campo "Parecerista(s)" -> utilizar a nomenclatura "CodParecerista" ou "id_parec"

    PS: Sempre que relacionar 2 tabelas, utilize o mesmo nome nos campos (chave primaria e chave estrangeira) do relacionamento:
    Ex.:

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Exempl10




    De forma geral, não utilize os caracteres:
    "
    '
    @
    #
    $
    %
    &
    *
    (
    )

    Utilize letras ou Combinações de letras e números:
    Ex:
    - Tab001_RH
    - TB_COMERCIAL_038


    2 - Sempre observar o TIPO e o TAMANHO dos campos nas tabelas.
    Na tabela "tbltipos" o campo "Tipo" está configurado com tamanho 255, mas, na maioria dos dados cadastrados, é utilizado 2 caracteres somente. Isso faz com que seu banco de dados aumente sem necessidade e também dificulta quando for utilizar este campo para filtro de dados.


    Sugiro que você faça os devidos ajustes logo no inicio do desenvolvimento do seu banco de dados, pois do jeito que está, com o tempo, voce terá problemas de lentidão e dificuldades na hora de usar a linguagem VBA, onde campos separados com ESPAÇOS, são necessários o uso de " " ou [] para referenciar o campo.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte.

    Att,

    Alexandre
    avatar
    fabiormagalhaes
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 10/09/2018

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  fabiormagalhaes 10/9/2018, 21:25

    Obrigado, Alexandre!

    De fato esse é meu primeiro projeto com o Access, farei os ajustes nas nomenclaturas conforme sugeriu.

    Com relação ao modelo de relacionamento entre as tabelas, seria isso mesmo? Criar uma tabela principal para cadastro dos procedimentos e outra para cadastro dos pareceres e vincular uma à outra, para quando o parecer estiver pronto, podermos cadastrar o parecer e vincular essa informação no cadastro do procedimento respectivo? É essa a lógica mais viável nesse caso?

    Outra dúvida é com relação ao meu BD, por que quando seleciono nessas combo dinâmicas a circunscrição, a cidade, a promotoria e a curadoria e tento cadastrar o procedimento, ele não grava essas informações na tabela tabcadprocedimentos? Tá faltando algum código VBA?

    Grato,
    []s

    Fábio Magalhães
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Alexandre Fim 10/9/2018, 21:38

    Fábio,
    Vou analisar o pq não está gravando e te retorno.

    []'s

    Conteúdo patrocinado


    Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela Empty Re: Lançamento de dados no formulário em combo box em cascata e não salva na tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 13:23