MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Aprender Access/VBA avançado

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3873
    Registrado : 21/04/2011

    Aprender Access/VBA avançado Empty Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  Marcelo David 20/7/2011, 20:33

    Boa tarde amigos. Tenho duas questões (dúvidas) para compartilhar e assim poder ter algumas respostas:
    Como alguns sabem, venho estudando programação em Access/VBA a alguns meses. E diante de algumas dificuldade encontrado pelo caminho, recorro a este fórum, que realmente é uma escola para mim e todos que daqui são membros. Mas vamos as perguntas:

    1º. Onde encontrar documentação realmente profunda sobre as funcionalidades do Access/VBA que mostre realmente a capacidade de desenvolvimento da ferramenta?
    Motivo da pergunta: Todos os cursos de access avançado que eu conheço, demonstram algumas funcionalidade, que para quem frequenta esse fórum, é o básico do básico. Para os professores de tais cursos, inserir uma macro num controle para abrir um formulário, isso é o avançado do access. E nós que ja programamos em VBA até despresamos essa função (e com razão). Pois nos cursos "avançados" que eu ja fiz, tanto presencial como online (e não foi apenas um) e nos cursos que amigos ja fizeram, simplesmente é passado a idéia que o Access é um "quebra galho" para empresas que apenas cria "sisteminhas" para não usar tanto o excel. E todos nós aqui sabemos que não é assim! O access é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento.

    2º. Eu possuo o livro : VB6 - A Bíblia (Um verdadeir clássico) em português.
    Pergunto: É possível usar os estudos desse livro e aplicar ao access (VB6 = VBA?)? Pois a sintaxi é praticamente identica.


    Grato


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Aprender Access/VBA avançado Marcel11
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  vieirasoft 20/7/2011, 21:41

    Na grande maioria dos casos sim, por vezes adaptando a sintaxe. Mas nem tudo funciona igual.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  Convidado 20/7/2011, 21:59

    Uma Dica amigão... Eu sou designer gráfico a mais de 15 anos..
    Sei tudo de Page Maker, Corel e PhotoShop...

    Nunca li um livro ou fiz algum curso.. aprendi apenas fazendo, e olha que na época internet era novidade, so em grandes centros e ainda na época do modem discado.. portanto fórum?? e net??? nem pensar..

    Pois bem.. hoje eu sei atalhos em corel por exemplo que nem nos melhores livros existem, tampouco em cursos.. e desafiaria o melhor dos melhres professores a me apontar ou mesmo saber tais atalhos e truques..

    Eu os aprendi apanhado ou mesmo ao tocar o teclado inadivertidamente em uma tecla errada.. ai Ops.. quando eu percebia a funcionalidade, começava a explorá-la... e assim foi e assim está sendo com o access hoje...

    A grande diferença e a poderosa ferramenta que é a internet e este maravilhoso fórum que temos à nossa disposição para dirimir quaisquer dúvidas!

    Saudações e boa exploração e dores de cabeça.. hehehe
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3873
    Registrado : 21/04/2011

    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  Marcelo David 20/7/2011, 22:30

    Temos que realmente ir a luta mesmo, e sempre contando com os amigos aqui do forum, e boas dores de cabeça para resolvermos problemas. rsrsr!
    Então, aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a voce Harysohn ( sempre com uma palavra de ânimo e incentivo, que me abriu os olhos quanto aos caminho das pedras), ao mestre criquio, que é ninja em responder (rsrs), agente acaba de postar e ja tem uma resposta que na maioria das vezes ja é o suficiente, ao mestre vieirasoft que ecelentes postes e sempre apto em ajudar. Enfim, a todos que aqui compartilham seus preciosos conhecimentos!!!

    (Vou esperar mais comentários, mas fica o tópico a disposição dos moderadores para encerrar a qualquer momento)


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Aprender Access/VBA avançado Marcel11
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  criquio 20/7/2011, 23:27

    Amigão, alem das dicas já passadas, eu posso dizer o seguinte: se for para fazer um curso, faça faculdade na área, como por exemplo Ciências da Computação, Tecnologia da Informação, e por aí afora. No mais, estudar e praticar. Como eu tenho dito por aqui, o help do Access é bem completo e com códigos exemplos que praticamente solucionam muita coisa. E o vba é autoexplicativo, pois quando começamos a digitar uma sintaxe que envolve atributos de campos ou elementos ou variáveis que os representam, o próprio já oferece as opções disponíveis para aquele elemento. Por exemplo, quando você digita Me. já aparecem as opções cabíveis para manipular os vários aspectos do formulário ou relatório, bem como a lista de controles criados nesses elementos. Se você digita, alem disso, o nome de um controle como por exemplo Me.txtNome. já lhe são oferecidas as opções para esse controle. Se tiver em dúvida sobre uma propriedade, basta selecioná-la e pressionar F1 e lhe serão apresentadas as explicações, bem como a aplicação do mesmo na prática, alem de códigos de exemplos. Com persistência, estudo e atenção, só por aí você já elucida uma boa porcentagem do que o Access pode oferecer. Depois, é só tirar as dúvidas no Maximo Access Very Happy


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3873
    Registrado : 21/04/2011

    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  Marcelo David 21/7/2011, 01:39

    Muito obrigado, estou realmente usando bastante o help, o que não consigo, os senhores me ajudam. cheers


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Aprender Access/VBA avançado Marcel11

    Conteúdo patrocinado


    Aprender Access/VBA avançado Empty Re: Aprender Access/VBA avançado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 13:37