MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

Obrigado

Administração do MaximoAccess

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas

oder.santos
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas Empty [Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas

Mensagem  oder.santos em 12/1/2019, 13:50

Prezados, estou com o seguinte problema:

Tenho uma consulta tipo referência cruzada que pode apresentar no máximo 6 colunas, no entanto, dependendo dos filtros, o número de colunas podem diminuir. Quado o resultado é com menos coluna, de forma obvia, o relatório apresenta um erro nao reconhecendo o campo que desapareceu da consulta.
    Gostaria de resolver tratar este erro, mantendo no relatório todas as possibilidades de coluna, porém se o campo não existir, ele deveria ficar em branco.

Tentei algumas soluções postadas em outros tópicos, mas não deram certo, por exemplo,

'http://www.maximoaccess.com/t16841-resolvidoerro-ao-montar-relatorio-baseado-em-consulta-de-referencia-cruzada
    'http://www.maximoaccess.com/t2497-resolvidorelatorio-com-consulta-referencia-cruzada-colunas

podem me ajudar?

Postei um arquivo com o exemplo do erro.
    Anexos
    [Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas AttachmentTeste consulta.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (28 Kb) Baixado 7 vez(es)
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas Empty Re: [Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas

Mensagem  Dilson em 16/1/2019, 17:21

Boa tarde !

Você tem um número máximo de frutas (produtos) definido para exibição neste relatório ?

Veja bem: A construção gráfica em tempo de execução das colunas no relatório infelizmente ainda não consegui esse feito e não me canso de fazer experimentos a um dia conseguir manipular essa engine se é que seja possível, não sei.

Agora o que é possível (sendo uma expertise) é definir os nomes desses rótulos e caixas de textos desse relatório para rot1, rot2 e rot3 - txt1, txt2 e txt3, tornando-os todas as caixas de texto não acopladas e desacoplando também o relatório. Tornando também todos os rótulos e caixas de texto invisíveis.

Daí por VBA temos condições de construir um código que alimentará essas caixas de texto e também os rótulos.

Possível percorrer a tabela onde encontra-se os nomes, jogando numa matriz e depois percorrer a matriz alimentando o rótulo e caixa de texto e tornando-os visíveis respectivamente a cada passada.

O resultado no relatório de referência cruzada será:

Se houver apenas 1 produto -> aparecerá 1 coluna e as outras duas estarão invisíveis;
    Se tiver dois produtos -> aparecerá 2 colunas e a terceira estará invisível;
    Se tiver três produtos -> aparecerá 3 colunas e nenhuma invisível;
    Se tiver 4 produtos ou mais, a partir do quarto não entrarão no relatório e não causará nenhum erro. Nesse caso a cargo de uma nova expertise para mostrar o minimo de mais sentido do conjunto de registros nas caixas de texto disponíveis no relatório.

Se ainda não resolveu e interessou nessa solução nos diga e aguarde o código que vou elaborar.

Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer

Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas Empty Re: [Resolvido]Relatório com referência cruzada, quando o resultado possui menos colunas

Mensagem  Dilson em 16/1/2019, 18:03

Acho que nem precisarei elaborar código.

Antes de me dizer pra fazer o código, tente a solução descrita na mensagem n° 5 deste tópico:
    http://www.maximoaccess.com/t2497-resolvidorelatorio-com-consulta-referencia-cruzada-colunas

Se não conseguir nos informe que vou ajudar.

Bom trabalho !
    oder.santos
    Novato
    Novato

Respeito às Regras 100%

Mensagem  oder.santos em 19/2/2019, 14:07

Consegui resolver indo na propriedades da consulta e inserir títulos para as colunas, deixando pré estabelecido as colunas existentes ou que poderiam existir.

Obrigado a todos pelas contribuições

Data/hora atual: 24/4/2019, 07:48