MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês

    avatar
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 01/08/2019

    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês Empty Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês

    Mensagem  ORLANDOCBM 22/9/2019, 00:03

    Prezados amigos,

    tenho um BD estruturado assim:

    - Tabela CLIENTES, onde ficam os registros dos clientes;

    - 12 Consultas (cada uma filtrando os aniversariantes do respectivo mês);

    - 12 Relatórios (cada um apresentando sua respectiva consulta dos aniversariantes do mês);

    - 1 formulário chamado ANIVERSARIANTES, com 12 botões: JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ..., DEZEMBRO

    Ao acionar cada botão do mês, é aberto o respectivo relatório dos aniversariantes ... tudo funciona bem!

    Mas gostaria de saber se tem uma forma de otimizar meu BD, reduzindo a qtd tanto de consultas qto de relatórios de 12 para apenas 1, ou seja, com apenas 1 consulta que possa filtrar os aniversariantes correspondentes ao botão acionado (JANEIRO, FEVEREIRO, ...) e apenas um relatório, que apresente os aniversariantes do mês escolhido.

    Adianto que já conheço aquela forma em que a consulta mostra a janela onde a gente digita o NÚMERO DO MÊS DESEJADO e logo em seguida ela faz o filtro, mas não gostaria de usar dessa forma, gostaria que meu relatório dos aniversariantes de JANEIRO, por exemplo, já mostrasse os aniversariantes direto, ao clicar no botão janeiro, carregando a consulta filtrada no mês 01.

    Alguém pode me dizer se tem uma maneira de fazer isso, e como?



    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês Empty Re: Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês

    Mensagem  DamascenoJr. 22/9/2019, 02:58

    Retire os filtros da consulta e do relatório. Deixe apenas uma consulta geral e um relatório geral. Depois siga o padrão das chamada abaixo

    Exemplo para a chamada do botão para aniversariantes do mês de janeiro
    Código:
    call docmd.OpenReport("NomeDoRelatório", , ,  "month(CampoDataNascimento) = 1")


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    thiagonsilvaa
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 384
    Registrado : 12/01/2017

    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês Empty Re: Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês

    Mensagem  thiagonsilvaa 23/9/2019, 19:53

    Boa tarde !

    Fica uma outra sugestão, a qual uso bastante em meus projetos:

    Basear o mês do relatório na data atual, assim virando o mês já atualiza os dados automaticamente.

    avatar
    ORLANDOCBM
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 01/08/2019

    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês Empty Solucionado!

    Mensagem  ORLANDOCBM 24/9/2019, 00:51

    IvanJr,

    Vc é fera mesmo amigo! Sua sugestão resolveu meu problema. Apenas fiz uns acréscimos no código sugerido, ficando assim:

    Call DoCmd.OpenReport("ANIVERSARIANTES DO MÊS", acViewReport, , "month([DATA NASC]) = 1", acWindowNormal) - Para o mês de JANEIRO, seguindo o padrão para os demais botões.


    Muitíssimo obrigado!




    thiagonsilvaa,

    Sua sugestão tb é muito boa, inclusive a utilizo mas nos aniversariantes do dia, no entanto não se aplicaria aos aniversariantes do mês porque pretendo realmente que os botões correspondentes aos meses existam, e, portanto, para cada um, deve haver a função de abrir o relatório de aniversariantes daquele mês.

    Mas de qualquer forma, muito obrigado pela atenção, sua dica ajudará muitas pessoas!


    Algum de vcs saberia me informar como programar a Webcam para iniciar em 160x120? Pois ela sempre abre em 640x480 no meu formulário que uso para capturar as fotos dos clientes. OBS (como forma de otimizar a captura, gostaria de descartar o botão que abre as configurações da webcam para a escolha da resolução, pois fica incômodo ter que fazer isto em toda foto que for capturar).


    Forte abraço a todos!

    Conteúdo patrocinado


    Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês Empty Re: Ajuda em Relatório de aniversariantes do mês

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 13:27