MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    Mensagem  Lamcarter 19/11/2019, 23:24

    Pessoal, mais uma vez recorro ao conhecimento do Fórum.

    Coloquei mais de um assunto, pois são detalhes, e explicar tudo isso para cada tópico acho que ficaria massante, sendo necessário desmembro.

    Estou desenvolvendo uma forma de agilizar o nosso trabalho.

    Explicarei, o funcionamento da rotina para melhor entendimento das funções que necessito ajuda.

    Em brevíssimas palavras, trabalho em um órgão público que gerencia outros órgãos, todos os registros que os órgãos fazem, devem encaminhar para o local onde trabalho.

    Os registros são efetivados em "livros" e todos os livros tem obrigatoriamente que ser encaminhado, sempre que "completar todo o livro" para encerrar e o novo para "abrir".

    Abrir um livro: é escrever um termo com dados da data em que está sendo iniciado os registros, para que ele serve, quantas folhas terá e qual órgão vai usar.
    Encerrar um livro: é, igualmente, escrever um termo com os dados acima, no entanto, informando que não será mais usado.

    Esse procedimento de abertura e encerramento é manual e isso que quero automatizar, em parte, porque já vi algumas limitações.

    Como ocorre hoje:

    01 - Primeiro - Os órgãos, sempre que necessitam abrir ou encerrar um livro, encaminham, através de um sistema similar a um email, em arquivo .PDF uma cópia do termo do livro que está sendo encerrado e uma cópia do livro que será aberto, via de regra, o próximo. (então, vem dois arquivos em formato .PDF um Termo de encerramento e um Termo de abertura)


    02 - Segundo - O controle desses registros, estão em uma planilha, atualmente com quase 6000 (seis) mil linhas, recebemos os termos, localizamos o livro a ser encerrado, anotamos a data e escrevemos o próximo registro do livro a ser aberto.

    03 - Terceiro - Realizado a anotação do encerramento e registrado o novo livro, temos um arquivo em word que é uma certidão de que isso (o encerramento e a abertura) foi feito, nesse arquivo, " juntamos" cópia dos dois termos, porque são 12 órgãos e muitos livros, assim, temos controle sobre o que foi encerrado - (essa parte de abrir e copiar a imagem do arquivo em PDF e colar na planilha do Excel onde coloquei o termo de encerramento e abertura, pelo que pesquisei, não é possível, até achei uma macro mas não funcionou, o adobe não abriu o arquivo)

    04 - Quarto - Alterado o arquivo em word salvamos e encaminhamos aos órgão através do sistema.

    05 – Quinto e último - Consegui gerar um arquivo em PDF, salvando na pasta criada C:\Livros, pra que a macro funcione, tem que criar essa pasta. Isso eu queria alterar, pois trabalhamos com rede intranet, queria salvar na pasta onde está o arquivo, fiz vários testes mas não consegui.

    Caso queriam algumas dessas macros que eu tentei, posso pesquisar, porque baixei, fiz adaptações e não funcionou, algumas apaguei, outras estão nos módulos e links das planilhas.

    Esse procedimento que quero alterar para ser feito por formulários, o que agiliza em muito os atos, porém, estou com algumas dificuldades, por não ter amplo conhecimento em VBA, sendo elas:

    Criei um formulário com as opções de ENCERRAR, REGISTRAR E ALTERAR OS DADOS (QUE CHAMAMOS DE ADITAR)

    No formulário de registrar, tudo funciona.

    Já nas opções de encerrar, alterar, pesquisar e salvar o .PDF, tenho detalhes que não consigo arrumar, embora tenha pesquisado muito, testado inúmeras macros.

    Vou explicar por partes, os detalhes:

    01 ) no botão ENCERRAR, abre-se uma pesquisa, que busca o livro a ser encerrado, a pesquisa funciona, desde que o usuário insira dados existentes, se ele digita um número que não existe ou um ano que não tem registro, ou ainda deixa um campo em branco, não consegui parar a macro e mostrar uma mensagem ao usuário que o que ele pesquisa não existe na planilha ou ele deve completar os campos.

    02) O usuário colocando dados que existem, a pesquisa funciona e traz o registro localizado, com as opções de ALTERAR e ENCERRAR.

                          NO BOTÃO ALTERAR, quando o usuário clica, edita os campos, deixa alterar, mas não salva no registro selecionado;
                          No BOTÃO ENCERRAR, chama um formulário de confirmação e segue o mesmo problema, não consigo mandar os dados para o registro selecionado, ele não encerra o livro.

    03) Consegui gerar o arquivo em PDf, ainda em fase de criação, pois tenho que mandar uns dados do livro aberto ou encerrado para essa Plan, mas queria saber se há a possibilidade de ou carregar imagem do PDF para essa PLAN, antes de encerrar ou ao final, para o gerar um único arquivo contendo os três atos.

    Segue a planilha, a qual tido que excluir muita coisa em razão do tamanho, mas acho que dá pra entender, criei uma plan com cópia de um arquivo finalizado com os três atos.

    Desde já agrade a atenção.

    Eliezer
    Anexos
    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. AttachmentLivros dos Livros.xlsm
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1 Mb) Baixado 8 vez(es)
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty Re: PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    Mensagem  renpv 20/11/2019, 18:32

    Boa tarde, amigo. Pelo que li e entendi, é perfeitamente você fazer tudo isso que falou usando apenas access, sem a necessidade de excel ou word.

    Com o access você pode criar seu banco de dados com as regras do negócio e através dos relatórios do próprio sistema você consegue exportar arquivos no formato PDF, com ou sem seleção da pasta de exportação.

    Como o fórum é específico de access não sei se vai ter alguém com expertise no excel pra ajudá-lo.

    Porém, se quiser criar seu banco de dados no access chama aí que a gente ajuda.
    avatar
    Lamcarter
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 36
    Registrado : 29/06/2013

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty Projeto

    Mensagem  Lamcarter 20/11/2019, 19:29

    Olá renpv, obrigado pela atenção e resposta, entendi a distinção do excel e access, em verdade, não tinha conhecimento de tal diferença, achava que eram parecidos.

    Sobre fazer em BD, tenho vontade sim, mas confesso que não tenho conhecimento para elaborar somente em access e acredito que iria levar muito mais tempo e dedicação para escrever o sistema do zero.

    Nessa Planilha que enviei, está digamos 95% pronta, ao menos para implantar uma nova rotina de trabalho.

    O maior dos detalhes nessa planilha, para que eu coloque ela em atividade é as alterações na planilha via formulário, hoje iniciei do zero umas vídeo aulas que tem essa opção de alterar os dados na planilha, os demais detalhes podem ser contornados.

    Vou fazer assim, ao menos colocar ela funcionando, mesmo que em partes, sem a parte das exportações em PDF e começar um BD em access para isso então.

    Agradeço pela disposição, a qual, com certeza irei necessitar e buscarei.

    Obrigado.

    Eliezer


    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty Re: PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    Mensagem  Alexandre Neves 20/11/2019, 22:25

    Boa noite,
    Movi-lhe o tema para esta sala, por não ser de Access


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    renpv
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 323
    Registrado : 12/01/2015

    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty Re: PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    Mensagem  renpv 20/11/2019, 23:24

    Lamcarter escreveu:
    Olá renpv, obrigado pela atenção e resposta, entendi a distinção do excel e access, em verdade, não tinha conhecimento de tal diferença, achava que eram parecidos.

    Sobre fazer em BD, tenho vontade sim, mas confesso que não tenho conhecimento para elaborar somente em access e acredito que iria levar muito mais tempo e dedicação para escrever o sistema do zero.

    Nessa Planilha que enviei, está digamos 95% pronta, ao menos para implantar uma nova rotina de trabalho.

    O maior dos detalhes nessa planilha, para que eu coloque ela em atividade é as alterações na planilha via formulário, hoje iniciei do zero umas vídeo aulas que tem essa opção de alterar os dados na planilha, os demais detalhes podem ser contornados.

    Vou fazer assim, ao menos colocar ela funcionando, mesmo que em partes, sem a parte das exportações em PDF e começar um BD em access para isso então.

    Agradeço pela disposição, a qual, com certeza irei necessitar e buscarei.

    Obrigado.

    Eliezer

    Prezado, fico feliz que você decidiu que vai começar a usar o access. Eu também tive um pouco de receio no começo mas olhando pra trás vejo que foi um acerto da minha parte. O Excel tem seus méritos, sim, mas tem um propósito bem claro: lidar com planilhas e cálculos. Já o access é bem mais indicado para atender o seu problema. Não se intimide de nos acionar por aqui e, de minha parte, até via MP.

    Sucesso na caminhada.

    Conteúdo patrocinado


    PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF. Empty Re: PROBLEMAS BÁSICOS: Parar Macro quando não existir dados da pesquisa / alterar registro selecionado na pesquisa através de textbox / erro em salvar PDF se houver arquivo já aberto / Problema com endereço de onde salvar o arquivo PDF.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 13:02