MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    avatar
    JPREVERT
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 24
    Registrado : 04/10/2018

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  JPREVERT 24/1/2020, 11:50

    Bom dia pessoal

    Pesquisei bastante e não consegui fazer funcionar os exemplos que localizei no fórum.

    Preciso de uma ajuda de vocês. Tenho uma tabela chamada tbl_rubr_eqptos. Nesta tabela tenho os campos [Id_sistema], e [validação], entre outros.

    Tenho um formulário que preciso fazer um DContar numa caixa de texto para contar a quantidade de vezes que um determinado número aparece no campo [Id_sistema]:
    =DContar("[Id_siscustos]";"tbl_rubr_eqptos";"[Id_siscustos] = " & [txt_id])  - Obs.: [txt_id] é a caixa de texto  no formulário que contém o [id_custos] para comparação.

    Essa fórmula está funcionando show de bola, sem problemas. Acontece que eu preciso fazer agora um segundo DContar em outra caixa de texto, que me retorne a quantidade de itens que aparecem com o mesmo código [Id_sistema] e que o campo [Validacao] seja igual a palavra SIM. Pra isso fiz a seguinte formula:
    =DContar("[Id_siscustos]";"tbl_rubr_eqptos";"[Id_siscustos] = " & [txt_id] E "[Validacao] = 'Sim'")

    É aí que está o problema. Essa fórmula ignora o campo [Id_custos] e me traz a quantidade de todos os itens da tabela. Por exemplo, tenho 14 itens na tabela com diversos [Id_sistema], mas somente 3 estão no critério [Id_sistema]=3643 e [Validacao]=”Sim”. É exatamente essa soma de 3 que eu preciso que retorne.

    Estou anexando o banco para facilitar o entendimento, se alguém puder me ajudar mais uma vez, fico muito grato!!
    Anexos
    DContar com vários critérios em uma mesma tabela AttachmentBD.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (25 Kb) Baixado 6 vez(es)
    avatar
    Carlos Cruz
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 26/02/2014

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  Carlos Cruz 24/1/2020, 12:59

    Veja mensagens 5 & 7 deste tópico
    Re: Construir fórmula com SE
    Que está neste link:
    https://www.maximoaccess.com/t28286-construir-formula-com-se

    Não é exatamente o que você precisa, mas acho que te dará uma luz.
    avatar
    JPREVERT
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 24
    Registrado : 04/10/2018

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty Re: DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  JPREVERT 24/1/2020, 13:39

    Bom dia Carlos, obrigado pelo retorno.

    Eu até poderia fazer uma consulta para calcular essa condições em uma coluna e fazer o DContar nessa consulta mas acontece que são muitas tabelas que tenho e que vou precisar fazer esse procedimento, o que torna inviável. Como já tenho as tabelas com as informações, preciso fazer essa fórmula em um formulário único pegando de todas as tabelas.

    Não sei se essa fórmula DContar é como o cont.ses do excel, pois lá você consegue fazer exatamente isso que eu preciso utilizando várias colunas como critério. Imagino que seja, mas não estou conseguindo fazer essa fórmula da maneira correta.
    leoni_dias
    leoni_dias
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 179
    Registrado : 14/08/2011

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty Re: DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  leoni_dias 24/1/2020, 14:32

    Bom dia,

    Já tentou assim?

    =DContar("[Id_siscustos]";"tbl_rubr_eqptos";"[Id_siscustos] = [txt_id]")

    =DContar("[Id_siscustos]";"tbl_rubr_eqptos";"[Id_siscustos] = [txt_id] And [Validacao] = 'Sim'")

    Usei a modificação agora no teu BD e deu tudo certo.
    avatar
    JPREVERT
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 24
    Registrado : 04/10/2018

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty Re: DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  JPREVERT 24/1/2020, 15:46

    Leoni boa tarde!!

    Muito obrigado era exatamente isso. Eu me perco, pois não consegui entender ainda essa questão de quando usar apóstrofo quando usar aspas duplas e &. Já pesquisei a sintaxe da fórmula em alguns sites mas sem sucesso. No próprio site da Microsoft a explicação é bem confusa.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty Re: DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  DamascenoJr. 24/1/2020, 21:39

    Tudo certo então? Faltou dar o tópico como resolvido. Veja como no link
    https://www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    Desse modo, todos os que ajudam e os que tentam ajudar ficam sabendo que esse foi mais um problema finalizado. Caso você não o faça, o tópico se manterá em aberto, o que não corresponde à verdade.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    DContar com vários critérios em uma mesma tabela Empty Re: DContar com vários critérios em uma mesma tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 9/5/2024, 06:11