MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    avatar
    FilipeFaria
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 32
    Registrado : 17/06/2017

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  FilipeFaria 16/10/2020, 20:03

    Amigos, boa tarde!!

    O problema pode ser simples, porém não obtive sucesso na mesma.

    Gostaria de saber como referenciar no VB, o título (cabeçalho) de uma coluna da tabela.

    O que preciso é executar determinado código no qual o campo do meu form = ao Título da coluna.

    Imaginemos a situação a seguir.

    Descricao                   loja1            loja2      loja3
    Produto A                      1                  0          2    
    Produto B                      0                  2          0
    Produto C                       1                  1          1

    O que quero é que no meu form ao referenciar que o produto A irá dar baixa da Loja1 que o mesmo identifique na tabela que a baixa ocorrerá na coluna cujo título é Loja1.

    tentei adaptar a forma descrita no link abaixo mas não consegui referenciar no VB de forma correta.

    https://www.maximoaccess.com/t32246-resolvidocriar-consulta-retornando-o-titulo-da-coluna-como-campo-da-tabela
    avatar
    FilipeFaria
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 32
    Registrado : 17/06/2017

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  FilipeFaria 19/10/2020, 15:19

    up!
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Re: [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  Avelino Sampaio 24/10/2020, 13:23

    Olá!

    Seria mais rápido se o senhor postasse um pequeno exemplo.  Se entendi o senhor, tem um campo no formulário de nome me!Loja1 e quer então que o código associe que estamos nos referindo a coluna Loja1 da tabela.  Experimente uma consulta atualização conforme sugerido abaixo:

    Nota:  realize um backup de segurança dos seus dados, antes de aplicar o teste da consulta.

    Dim strSql$
    strSql = "UPDATE NomeTabela SET " & me!loja1.name & " = " & me!loja1.name & " - " & me!loja1 & " WHERE Descricao = 'produto A';"
    msgbox strSql
    currentdb.execute strsql


    Bom, se não for isso anexe o arquivo exemplo.

    Aguardamos


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    FilipeFaria
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 32
    Registrado : 17/06/2017

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  FilipeFaria 24/10/2020, 16:01

    Boa tarde meu Caro Avelino e amigos!


    O raciocínio que você descreveu acima está correto. Toda essa dúvida surgiu, devido a um usuário estar fazendo o processo de devolução de forma errada (indicando o produto errado ao qual a quantidade é 0). Como era somente eu que trabalhava nessa parte em específico não me preocupei anteriormente em travar essa parte.

    Diante disso, o que quero é que ao clicar no botão de executar a devolução que sistema verifique, antes, se aqueles produtos ali descritos não estão zerados e se possuem quantidade suficiente para executar a ação de devolução.

    Caso não tenham saldo suficiente que o sistema me retorne uma Msgbox informando que os produtos A,B,C não possuem saldo suficiente e saia da rotina ou caso contrário proceda com a rotina (esse código já tenho).

    O que não estou conseguindo dizer no vba é: se meu campo cliente = ARVOREDO ( no formulário) então vá a tabela PRODUTOS, localize a coluna ARVOREDO e verifique se há saldo nos produtos correspondente. Caso não tenha, ao fim retorne a msgbox.

    Segue banco somente com as tabelas envolvidas. Tentei enxugar o máximo que deu.

    Formulário a verificar:
    FRM_DEVOLUCAO
    Botão: teste
    Anexos
    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela AttachmentExemplo.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (154 Kb) Baixado 5 vez(es)
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Re: [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  Avelino Sampaio 25/10/2020, 10:13

    Felipe

    fiz diferente do que o senhor pretendia.  A ideia foi mostrar o SALDO do produto assim que é lançado no subformulário da devolução.  Com isso, a pessoa que está lançado já saberá de antemão o quanto tem de saldo o produto, para o cliente em questão.  Se a pessoa mesmo assim tentar lançar um valor maior que o saldo, uma mensagem irá surgir informando que não poderá prosseguir com o lançamento.  Veja então se atende.  Caso não atenda, montarei o código no botão teste, como deseja.

    Aguardamos


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    FilipeFaria
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 32
    Registrado : 17/06/2017

    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Re: [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  FilipeFaria 25/10/2020, 14:52

    Meu amigo, bom dia!!

    Do jeito como fez resolve sim. Dessa forma o usuário já identifica na hora o problema, não tem necessidade de deixar passar. De quebra aprendi mais um macete na utilização do dlookup.

    AS vezes ficamos focados num só jeito e a solução pode ser mais simples.

    Muito Obrigado!!

    Abraço a todos!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela Empty Re: [Resolvido]Como referenciar um título de uma coluna de tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 11/5/2024, 23:43