MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    MySQL versus PostgreSQL

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    MySQL versus PostgreSQL Empty MySQL versus PostgreSQL

    Mensagem  DamascenoJr. 25/10/2020, 20:46

    E não é sobre recursos! É sobre licenciamento. bom

    Sabiam que o MySQL não é "verdadeiramente" grátis e que em certas situações você tem que comprar uma licença se sua aplicação depende desse serviço para funcionar? pale

    Se você usa esse serviço como backend, melhor ficar atento sobre a licença GPL dele. Shocked

    study


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    Carvalho
    Carvalho
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 245
    Registrado : 19/01/2013

    MySQL versus PostgreSQL Empty Re: MySQL versus PostgreSQL

    Mensagem  Carvalho 30/10/2020, 16:24

    e ai Damasceno, só completando o assunto.

    Afinal o MySQL é free ou não ?

    Ocorre uma confusão porque o software que é "free" não é "gratis". Algumas pessoas tem o hábito de traduzir o "free software" como software gratuito, quando deveriam traduzir como Open Source.

    O MySQL é um produto regido pela licença GPL (General Public License) portanto é Open Source e não gratuito. Para qualquer software que vá utilizar-se do MySQL e que não seja também GPL, é preciso pagar licença comercial (US$ 220.00 sem controle de transação e US$ 440.00 com controle de transação) mais impostos (35%).

    Mas se eu posso fazer o download do MySQL na página oficial (www.mysql.com) por que não posso distribuí-lo livremente ?

    Você já leu o termo de licenciamento do MySQL ? leia com cuidado em : http://www.mysql.com/products/licensing.html

    Política de licenciamento MySQL

    Os termos formais da licença GPL podem ser encontradas em section GNU GENERAL PUBLIC LICENSE. Basicamente, nossa política de licenças e interpretação da GPL é desta forma:

    Perceba que versões mais antigas do MySQL ainda utilizam uma licença mais restrita strict license. Veja a documentação para aquela versão para maiores informações. Se você precisa de uma licença MySQL comercial, porque sua aplicação não se encaixa com a licença GPL, você pode comprar uma em https://order.mysql.com

    Para uso interno normal, o MySQL não custa nada. Você não tem que pagar nada se não quiser fazê-lo.

    Quando eu preciso de uma licença ?

    Se você unir um programa, que não é software livre, com código do MySQL server ou clientes que tem o direito autoral baseado na GPL vai precisar comprar uma licença

    Quando isto ocorre ?

    Isto acontece por exemplo quando você usa o MySQL como um servidor embutido nas suas aplicações ou quando você adiciona extensões não livres para o servidor MySQL.

    Neste caso, sua aplicação/código irá também se tornar GPL através do esquema GPL que age como um vírus. Licenciando o servidor MySQL da MySQL AB sobre uma licença comercial irá evitar este problema. Veja http://www.gnu.org/copyleft/gpl-faq.html.

    Seria necessária uma licença se:

    Se você unir um programa, que não é software livre, com código do MySQL server ou clientes que tem o direito autoral baseado na GPL. Isto acontece por exemplo quando você usa o MySQL como um servidor embutido nas suas aplicações ou quando você adiciona extensões não livres para o servidor MySQL. Neste caso, sua aplicação/código irá também se tornar GPL através do esquema GPL que age como um vírus. Licenciando o servidor MySQL da MySQL AB sobre uma licença comercial irá evitar este problema. Veja http://www.gnu.org/copyleft/gpl-faq.html.
    Você tem uma aplicação comercial que trabalha SOMENTE com o MySQL e distribui a aplicação com o servidor MySQL. Isto acontece porque vemos isto como uma união mesmo se é feito através da rede.
    Você tem uma distribuição do MySQL e você não fornece o código fonte para sua cópia do servidor MySQL, como é definido na licença GPL.
    NÃO seria necessária uma licença se:

    Não é necessário uma licença para incluir o código cliente em programas comerciais. A parte cliente do MySQL é licenciada com a LGPL GNU Library General Public License. O programa cliente de comandos de linha mysql inclui código da biblioteca readline que está na GPL. A GPL.
    Se a forma que você usa o MySQL não necessitar a licença, mas você gosta do MySQL e quer promover e encorajar o desenvolvimento, você certamente será bem vindo para comprar uma licença ou fnord Suporte do MySQL.
    Se você usa o MySQL num contexto comercial lucrativo com seu uso, nós pedimos que você ajude o desenvolvimento do MySQL, comprando algum nível de suporte. Nós sentimos que se o MySQL ajuda seu negócio, é razoável pedir à você que ajude o MySQL. (De outra forma, se você nos perguntar questões de suporte, você não estará somente usando de graça uma coisa em que colocamos muito trabalho, mas, também estará pedindo para nós fornecermos suporte gratuito.)
    Vendendo produtos que usam o MySQL

    Para determinar se você precisa ou não de uma licença MySQL quando vender sua aplicação é dependente no uso do MySQL e se você inclui ou não o servidor MySQL com seu produto. Existem diversos casos a considerar:

    Sua aplicação necessita do MySQL para funcionar corretamente ?

    Se seu produto necessita o MySQL, você precisa de uma licença para qualquer máquina que executa o servidor mysqld. Por exemplo, se você desenvolveu sua aplicação sobre o MySQL, então você realmente criou um produto comercial que necessita do mecanismo, então precisa de uma licença.
    Se a sua aplicação não necessita do MySQL, você não precisa obter uma licença. Por exemplo, se o uso do MySQL apenas adiciona alguns novos recursos opcionais para seu produto (como gerar log para um banco de dados em vez de simplesmente usar um arquivo texto), ela deve cair no uso normal, e uma licença não é necessária.
    Em outras palavras, você precisa de uma licença se você vender um produto desenvolvido para ser usado especificamente com o MySQL ou que necessita do servidor MySQL para funcionar completamente. Isto é verdadeiro se você fornecer ou não o MySQL para seu cliente como parte da distribuição de seu produto.

    Ela também depende em o que você irá fazer pelo cliente. Você planeja fornecer a seu cliente instruções detalhadas sobre como instalar o MySQL com seu software? Então seu produto pode ser contingente no uso do MySQL; Se sim, será necessária a compra de uma licença. Se você está simplesmente amarrando em um banco de dados que você espera já estar instalado na época em que seu software foi comprado, então possivelmente não precisa de uma licença.

    Se você necessita de uma licença MySQL, o caminho mais fácil para pagar por ele é usar o formulário de licença no servidor seguro da MySQL em https://order.mysql.com/. (Outras formas de pagamento são discutidas em section Payment information.)

    Resumindo :

    Se você distribuir o MySQL com sua aplicação comercial que usa o MySQL , e , precisa dele para funcionar , terá que ter uma licença do MySQL.

    Se você somente usa o MySQL mas não distribui o MYSQL com sua aplicação , e ela não necessita dela para funcionar corretamente , não precisa de uma licença.

      Data/hora atual: 28/4/2024, 09:39