MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    avatar
    wmantovani
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 06/09/2011

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  wmantovani 18/10/2021, 14:14

    Bom dia, tenho uma tabela chamada "tblFeriados"  

    If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" Or (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Me.Dia & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO NACIONAL" & "'")) Then
    Me.tipohoras.Value = "HORA FERIADA"
    Else
    Me.tipohoras.Value = "HORA EXTRA"
    End If


    onde ao pesquisar a data ela for feriado nacional ou o campo nome do dia for domingo, deveria retornar no campo me.tipohora como "HORA FERIADA" e nos demais casos "HORA EXTRA", mas nao esta funcionado, alguem pode me dar uma ajuda, pq o dia 07/09/2021 por exemplo retorna certo, mas dia 12/10/2021 retorna como hora extra somente.          

    obrigao
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  Alvaro Teixeira 18/10/2021, 23:18

    Olá ,

    Quanto ao Domingo é muito simples ...

    Não falta exemplos no forum, veja como fazer uma "Busca":
    https://www.maximoaccess.com/t1115-busca-no-forum-search

    Quanto aos feriados tema também abordado de diversas formas, quer para feriados de Portugal ou Brasil.
    Aplicar a mesma solução "Busca".


    Aproveito para informar que tem diversos tópicos abertos que não deu continuidade.
    Reveja a conduta que tem adotado se tem dúvidas confira as Regras do Fórum, em especial a nr. 5:
    https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

    Abraço
    avatar
    wmantovani
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 06/09/2011

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  wmantovani 19/10/2021, 01:31

    Boa noite ahteixeira, acho que nao consegui me fazer entender, é assim:

    Ja possuo uma tabela chamada tblferiados, com os campos DATA e Tipo_Feriado,

    Tenho um formulário para cadastro de horas extras, onde o campo texto DIA após atualizar preenche o campo texto nome_dia com o nome do dia da semana com base no campo dia, exemplo: DIA=18/10/2021, campo NOME_DIA= Segunda-Feira

    O que eu não estou entendo é porque o campo texto TIPO_LANÇAMENTO após atualizar execute:

    If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" Or (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Me.Dia & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO NACIONAL" & "'")) Then
    Me.tipohoras.Value = "HORA FERIADA"
    Else
    Me.tipohoras.Value = "HORA EXTRA"
    End If

    algumas datas cadastradas como por exemplo 07/09/2021 ele retorna como hora feriada, pq na tabela esse dia é feriado nacional, ja o dia 25/12/2021 mesmo estando cadastrado como feriado nacional, esta retornando como hora extra, ja todos os domingos estao retornando corretamente.

    Desculpa ser repetitivo,
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/10/2021, 10:19

    Olá wmantovani

    Se compreendi bem a explicação, quanto ao "Domingo" está a funcionar bem.
    Relativo aos feriados, aplique a técnica da mesangem nr 6 deste tópico e verifique:
    https://www.maximoaccess.com/t29899-resolvido-contar-registos-dos-ultimos-30-dias

    Abraço
    avatar
    wmantovani
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 06/09/2011

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  wmantovani 19/10/2021, 12:37

    Olá ahteixeira, primeiramente, muito obrigado pela ajuda porem me esqueci de adicionar mais uma condição que seria o FERIADO ESTADUAL, para preencher o campo como HORA FERIADA.

    Se executo a instrução:
    If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" Or (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Format(Me.Dia, "dd/mm/yyyy") & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO NACIONAL" & "'")) Then

    Funciona perfeitamente, porem seu eu adicionar a condição FERIADO ESTADUAL conforme abaixo, ele preenche todos os dias como HORAS FERIADAS, independete do que consta na tabela de consulta dos feriados.


    If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" Or (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Format(Me.Dia, "dd/mm/yyyy") & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO NACIONAL" & "' OR '" & "FERIADO ESTADUAL" & "'")) Then

    É apenas esse detalhe que estou quebrando a cabeça e para finalizar .

    Grado mais uma vez.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  Alvaro Teixeira 19/10/2021, 23:52

    Olá wmantovani

    O último OR da forma que colocou não deve funcionar, teria que fazer outro Dloockup.
    No entanto teste assim:

    Código:
        If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" Or (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Format(Me.Dia, "dd/mm/yyyy") & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO " & "*'")) Then

    Abraço
    avatar
    wmantovani
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 06/09/2011

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  wmantovani 20/10/2021, 11:52

    Bom dia ahteixeira, até havia pensado nisso, porem o problema é que na tabela eu tenho 4 confições:

    Feriado Municipal
    Feriado Estadual
    Feriado Nacional
    Ponto Facultativo

    Porem apenas os feriados nacionais, estaduais e domingos, devem ser horas feriadas, os demais hora extra, mas acho que vai ser mais facil eu criar uma coluna e colocar palavra chave, assim ja libero. Muito obrigado pela ajuda.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  Alvaro Teixeira 20/10/2021, 12:41

    Olá wmantovani,

    Então uma boa solução, seria na tabela de feriados ter mais um campo (coluna) Horas Feriadas do tipo Sim/Não.
    E já resolve.

    De outra forma será fazer duas vezes o "DLookup", algo assim (não testado):

    Código:
    If Me.NomeDia.Value = "DOMINGO" OR (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Format(Me.Dia, "dd/mm/yyyy") & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO NACIONAL" & "'")) OR (DLookup("[DATA]", "tblFeriados", "[data] like #" & Format(Me.Dia, "dd/mm/yyyy") & "# and [Tipo_Feriado] like '" & "FERIADO ESTADUAL" & "'")) Then

    Abraço
    avatar
    wmantovani
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 218
    Registrado : 06/09/2011

    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  wmantovani 26/10/2021, 11:59

    Bom dia ahteixeira

    Resolvi o problema adicionando mais uma coluna na tabela, obrigado desde pela ajuda. Vou dar por finalizado o tópico, consegui chegar ao objetivo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo Empty Re: [Resolvido]Erro Instrução Saber se É Feriado Nacional ou Domingo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 10:11