MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 26/2/2022, 20:35

    Boa tarde, tentei muitas alternativas, desisti e estou pedindo socorro para vocês novamente. Sou iniciante, por isso, desde já peço que relevem os erros que cometi. Consultei, ainda, alguns tópicos do MaximoAccess, que me permitiram chegar até onde consegui. Acho que andei a metade do que preciso. Embarassed

    Estou dando continuidade a um projeto em que, agora, desenvolvo um relatório financeiro para caixa e bancos. Ele precisa ter um campo de saldo inicial (moeda), movimento (moeda) e saldo final (moeda).

    1) Saldo Anterior é a soma de entradas e saídas de recursos anterior à [Data de Início] do período do relatório.

    Estou usando a seguinte expressão para calcular o saldo inicial: =Nz(DSoma("Entradas";"Consulta1";"[DataDeRecebimento] < [Data de Início]");0)+Nz(DSoma("Saídas";"Consulta1";"[DataDeRecebimento] < [Data de Início]");0)

    2) Movimento é a soma das entradas e saídas do período entre [Data de Início] e [Data do Período] do Relatório. Está funcionando de boa.

    3) Saldo Final é a soma do saldo inicial e movimento.

    O problema está no Saldo Anterior. Eu tenho conseguido tirar relatórios corretamente: a) quando digito [Data de Início] 01/01/2022 e [Data de Término] 10/01/2022; e b) quando digito [Data de Início] 10/01/2022 e [Data de Término] 20/01/2022. Entretanto, se digito [Data de Início] 20/01/2022 e [Data de Término] 31/01/2022, o relatório "buga" (o saldo anterior fica zero, e não está correto!). Vide figura a seguir.

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Relatz10


    Estou enviando o arquivo anexo também.

    O título do tópico menciona dois critérios. Gostaria que esse primeiro critério de data fosse encaminhado para depois acrescentar um segundo critério, se me permitir o Fórum.

    Muitíssimo obrigado desde já!

    Mriegel gosta desta mensagem

    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios Responder

    Mensagem  Luiz antônio 2/3/2022, 01:32

    Ninguém pode me ajudar? [Resolvido]Dsoma com dois critérios 1f62a Não consegui me explicar bem?

    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 2/3/2022, 14:35

    Olá Luiz

    Veja se o atende;


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 2/3/2022, 15:34

    JPaulo, cara, muito legal ter-me dedicado parte de seu tempo. Obrigado mesmo!!!

    Eu fiz poucos registros para facilitar o teste do sistema.

    1º relatório: Digitando [Data de Início] 01/01/2022 e [Data Final] 10/01/2022, o saldo anterior deveria ser 0 (zero). Na foto que enviei na abertura deste tópico, isso estava correto. Em sua solução, ele apresenta saldo anterior de R$ 18.500 (que corresponde a um registro do próprio dia 10/01/2022). O saldo final deveria ser 56.300, porque há dois registros que totalizam isso. A soma dos movimentos do período está correta, mas em sua solução o saldo final não bateu.

    2º relatório: Digitando [Data de Início] 11/01/2022 e [Data Final] 20/01/2022, o saldo anterior deveria ser 56.300 (zero). Não há registro algum nesse período, portanto, movimento seria 0 (zero) e saldo final, 56.300. Em sua solução, o relatório não apresenta qualquer valor nos três campos (saldo anterior, movimento e saldo final).

    3º relatório: Digitando [Data de Início] 21/01/2022 e [Data Final] 31/01/2022, o saldo anterior deveria ser 56.300. Há três registros de saída que totalizam 6.860. O saldo final correto é 49.440. Em sua solução, os três campos apresentam resultados corretamente.

    Não é estranho que o primeiro e o segundo relatórios estejam errados e o último esteja correto? A solução parece que não é robusta. Testei, ainda, um 4º relatório Digitando [Data de Início] 01/02/2022 e [Data Final] 10/02/2022... O saldo anterior que deveria ser 49.440, em sua solução dá 57.605. A soma dos movimentos está correta em seu relatório (-4.220).

    Eta negocinho complicado!!! bom
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 3/3/2022, 12:00

    Olá Luiz, desculpe a demora;

    Aqui vai...


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...

    Luiz antônio gosta desta mensagem

    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 3/3/2022, 14:00

    JPaulo, muito bom!!!! bounce sunny

    Solução perfeita!!!

    E não tem nada a desculpar. Eu é quem precisa agradecê-lo pelo tempo que disponibilizou para me socorrer.

    Como disse inicialmente que poderia haver dois critérios, vc percebeu que eu tinha dois tipos de fontes de recursos: caixa e bancos. A solução que me apresentou - grande avanço!!!! - apresenta o saldo anterior, movimento e saldo final de todas as fontes. Se eu quiser adicionar um critério que me permita selecionar somente o movimento e o saldo anterior associado a caixa ou a banco, teria como me ajudar também?

    Mas valeu, viu? Muitíssimo obrigado pelo que você já fez por mim.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 3/3/2022, 16:14

    Olá novamente.

    Tratando-se de um campo "Financeiro" que está como combobox na tabela, terá de ser assim...

    Pedido do criterio:
    1 = CAIXA
    2 = BANCO
    * = TODOS


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 3/3/2022, 22:40

    JPaulo, muitíssimo obrigado. Muito importante o que acabou de fazer por mim.

    Vou testar aqui e assim que concluir volto aqui.
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 4/3/2022, 01:53

    JPaulo, acho que faltou um detalhe.

    Quando emito os relatórios de [Data de Início] 01/01/2022 e [Data de Término] 31/01/2022, o saldo anterior é 0. Não tem operação antes disso. Inserindo o parâmetro Caixa ou Banco, o saldo final bate: 18.500 para Caixa e 30.940 para Banco. Belezera!!!

    Quando faço os relatórios [Data de Início] 01/02/2022 e [Data de Término] 28/02/2022, o saldo anterior está igual em ambos os relatórios: 49.440 (que é a soma dos saldos de Caixa e Banco de 31/01/2022). Esse erro está se repetindo nos relatórios para ambos os parâmetros Caixa e Banco.

    Ainda tenho crédito aí com vc para corrigir esse pequeno detalhe pra mim. Tentei entender o q vc fez Embarassed, mas sinceramente: vc tá muito mas anos-luz de experiência. Consigo não. Sad

    Outra coisa: acho que não pode haver célula em branco (sem valor algum, nem que seja 0) nas colunas Entradas e Saídas da tabela-base. Percebi que se tiver célula em branco a solução que tem apresentado buga. Célula em branco no Access tem valor nulo? É isso?

    Um grande abraço
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 4/3/2022, 11:24

    Essa discrepância acontece porque o saldo anterior é calculado com base na data de recebimento e não se consegue fazer isso, separando CAIXA e BANCO.

    Código:
    SELECT bb.DataDeRecebimento, (select sum(val(aa.Entradas))+sum(Val(aa.Saídas))
              from tbl_ContasReceberPagar aa 
              where aa.DataDeRecebimento < bb.DataDeRecebimento) AS SaldoAnterior
    FROM tbl_ContasReceberPagar AS bb
    GROUP BY bb.DataDeRecebimento
    ORDER BY bb.DataDeRecebimento;

    O campo data de recebimento, não pode estar vazio, se existirem valores na Entrada e ou Saída, mas estes podem ter o valor zero.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 4/3/2022, 13:59

    JPaulo, muito agradecido por sua atenção e por estar me ajudando. Eu gostaria de aprender mais sobre o Access. Acho legal, mas o que sei foi lendo, tentativa-e-erro... Você teria como me orientar sobre isso?

    Se puder, por que para a preparação do "Relatório Financeiro" os procedimentos foram tão complexos (tomo como referência a sua solução)? Eu tenho um formulário "Boletim Geral", em que ao digitar uma data qualquer (neste formulário não tem intervalo] ele me dá o saldo anterior certinho e nele usei DSoma. Quando tentei replicar isso para o relatório não consegui e tive que abrir esse tópico.

    Será que consigo usar alguma coisa do que fiz no formulário "Boletim Geral" no "Relatório Financeiro"?

    Se eu quiser separar o Financeiro, entendi que não consigo com a solução que me apresentou, porque tudo está indexado na DataDeVencimento. Há alguma alternativa de montar então um "Relatório Financeiro"-Caixa, outro "Relatório Financeiro"-Banco?... Como saio disso?

    Além disso, em sua resposta, estou antevendo um outro problema: tenho um combox Orçamento com duas opções na "tbl_ContasReceberPagar": orçado e real. Pelo que entendi, terei o mesmo problema da separação Caixa-Bancos na separação Real-Orçado: o index DataDeVencimento não vai conseguir separar esses dois também. Não é isso? Neste caso, estou pensando separar o orçamento em outra tabela. Assim não usaria a mesma tabela para armazenar as duas coisas. Agora, para separar Caixa e Banco em duas tabelas, não vejo muito sentido.


    Última edição por Luiz antônio em 4/3/2022, 15:03, editado 1 vez(es)
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 4/3/2022, 14:44

    Esse form que você diz que está a funcionar somente com uma data em criterio, está neste banco ?


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 4/3/2022, 15:33

    Está sim. Chama-se Boletim Geral. Tive que inserir nele quadro campos desacoplados da Consulta de origem com o nome de "Data", SaldoAnterior, SomaMov e SaldoAtual. E inseri o código a seguir no campo SaldoAnterior:

    Código:
    =Nz(DSoma("Entradas";"Consulta_Subformulário_do_Boletim_Geral";"DataDeRecebimento < [Data]");0)+Nz(DSoma("Saídas";"Consulta_Subformulário_do_Boletim_Geral";"DataDeRecebimento < [Data]");0)

    Na Consulta de origem, ainda consegui limitar o banco aos dados do Cbx Orçamento = Real.


    Última edição por Luiz antônio em 4/3/2022, 15:41, editado 1 vez(es)
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  JPaulo 4/3/2022, 15:37

    Reformulando tudo;

    Faça o teste e diga-me se o resultado é o esperado;
    Anexos
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios AttachmentVendas-Compras-4_OLD.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (291 Kb) Baixado 44 vez(es)


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 4/3/2022, 16:54

    Esta solução com DSoma eu já tinha tentado, de tudo quanto é jeito, inclusive fazendo o que vc fez. O Movimento do período fica correto, sem relacionar operações cujo Cbo Orçamento seja Orçado, mas no SaldoAnterior ele soma tudo.

    A mesma coisa acontece com o Cbo Financeiro: o movimento do período fica correto, mas o saldo anterior não distingue saldo do Caixa ou do Banco.

    Não sei se estou pensando bobagem, mas vai aqui. Quando pedir o relatório, o sistema tem mecanismos para a criação de uma consulta provisória que separa os dados da tabela fonte de acordo com esses parâmetros Financeiro (Caixa, Banco ou *) e Orçamento (Real ou Orçado)?
    avatar
    Luiz antônio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 65
    Registrado : 06/02/2020

    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Luiz antônio 6/3/2022, 15:44

    JPaulo, mais uma vez, obrigado por ter me ajudado. Sei que lhe dei canseira rssss Mas, de boa, se puder pedir mais uma coisinha, já agradeço: se poderia me dizer onde eu posso aprender um pouco mais sobre o Access Avançado.

    Eu não sei se estou usando a melhor estrutura, mas acho que encontrei uma solução.

    Estudando melhor e usando a sua solução, desmembrei na tbl_ContasReceberPagar as Entradas e Saídas por tipo financeiro (Caixa e Banco) e por Modalidade de orçamento (Orçado e Real). Copiei suas consultas e o relatório, modificando ou no design ou na SQL os dados das colunas nas quais gostaria que as consultas e relatório buscassem os valores.

    E desenvolvei um código IF no formulário de Registro da Operação, onde eu direciona a coluna na qual os valores devem ser inseridas.

    Posso ter, assim, um relatório geral, por caixa e banco, bem como posso gerar um relatório para dados orçados e reais. Os testes preliminares deram certo. Smile

    Valeu, cara, muito.

    Um grande abraço.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Dsoma com dois critérios Empty Re: [Resolvido]Dsoma com dois critérios

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/4/2024, 17:34