MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    avatar
    geremias
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/03/2012

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  geremias 21/5/2022, 13:42

    Bom dia Amigos do Fórum!

    gostaria da ajuda de vocês para realizar a inserção, no cabeçalho de um documento do Word, de imagens, logos caixa de texto.
    essa imagens seriam selecionadas no dispositivo do usuário.

    como localizar as imagens eu já encontrei aqui no fórum como fazer, pesquisando em qualquer pasta do computador.
    porem não consegui implementar a exportação da imagem selecionada para o cabeçalho do documento Word.

    a ideia é permitir que o usuário personalize seu documento conforme sua necessidade, através de um formulário do aplicativo.

    eu já implementei a exportação do corpo do texto do documento utilizando indicadores, porem no cabeçalho não consigo fazer.

    gostaria de inserir a caixa de texto que será preenchida com o texto digitado no formulário pelo usuário e inserir a logo que será buscada pelo usuário, via formulário.


    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Imagem11

    Ficaria muito agradecido se pudessem me orientar se é possível fazer isso e como fazer.

    Gerson.
    avatar
    geremias
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/03/2012

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  geremias 26/5/2022, 15:05

    Bom dia!

    então, ninguém sabe, não é possível ou não houve interesse dos colegas do fórum?

    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3239
    Registrado : 13/12/2016

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  Alexandre Fim 26/5/2022, 15:19

    Olá Geremias,
    Qual a necessidade de gerar o documento no Word, pois é possível criar este documento no próprio Access.
    Já tinha pensado nesta possibilidade?

    Att,
    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    Marcelo David gosta desta mensagem

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3875
    Registrado : 21/04/2011

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  Marcelo David 26/5/2022, 15:24

    Bom dia,

    geremias escreveu:então, ninguém sabe, não é possível ou não houve interesse dos colegas do fórum?

    Apenas o "não é possível" está errado. Todas as outras alternativas podem estarem corretas.

    Acrescento mais uma: estamos em um Fórum sobre Access, os colegas desta casa sabem se dedicam mais ao Access.

    Seu tópico estava na sala errada: Microsoft Access (Duvidas)Módulos e VBA, perceba que a sala se refere a Access.

    Alterei para a sala Assuntos variados por não ser sobre Access.

    Espero que alguém possa lhe ajudar por aqui. No entanto em um fórum que trate de Word, talvez obtenha mais fácil sua
    resposta.

    E talvez o que queira possa ser obtido pelo Access, daí sim terá muitos aqui com expertise no assunto para lhe ajudar.

    Boa sorte


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Marcel11
    avatar
    geremias
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/03/2012

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  geremias 26/5/2022, 16:04

    Olá Geremias,
    Qual a necessidade de gerar o documento no Word, pois é possível criar este documento no próprio Access.
    Já tinha pensado nesta possibilidade?

    Att,
    FIM

    Olá Alexandre! então o principal motivo é que já tenho o documento Word onde encontram-se diversas informações (textos fixos) e outros vindos de diversas tabelas e formulários do Aplicativo em Access para o documento através de Indicadores. E pq para fazer do zero pelo relatório do access seria muito trabalhoso, ajustar parágrafos, espaçamento, etc.

    mas agradeço o interesse.

    Gerson.
    avatar
    geremias
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/03/2012

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  geremias 26/5/2022, 16:08

    Ola Marcelo!

    Apenas o "não é possível" está errado. Todas as outras alternativas podem estarem corretas.
    Acrescento mais uma: estamos em um Fórum sobre Access, os colegas desta casa sabem se dedicam mais ao Access.
    Seu tópico estava na sala errada: Microsoft Access (Duvidas)Módulos e VBA, perceba que a sala se refere a Access.
    Alterei para a sala Assuntos variados por não ser sobre Access.

    agradeço o contato apesar de não concordar de que não se trata de duvida sobre access já que meu aplicativo foi todo desenvolvido no access e a duvida seria de como fazer uma integração com o documento do word via VBA do access, para o documento de saída.

    mesmo assim agradeço pelo interesse.

    Gerson.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3239
    Registrado : 13/12/2016

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  Alexandre Fim 26/5/2022, 17:21

    Geremias,

    agradeço o contato apesar de não concordar de que não se trata de duvida sobre access já que meu aplicativo foi todo desenvolvido no access e a duvida seria de como fazer uma integração com o documento do word via VBA do access, para o documento de saída.
    Acredito que o amigo @Marcelo David o questionou porque a Mensagem nº 1 tinha uma ênfase do Word e não mencionava nada sobre Access, apenas "formulário de aplicativo", que poderia ser em Excel, Python ou qq outra linguagem.
    Tudo bem. Resolvido

    Por gentileza, nos envie uma cópia do modelo do Word devidamente preenchido para analise e possível solução.

    Obrigado

    Att,
    FIM


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    Marcelo David gosta desta mensagem

    avatar
    geremias
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/03/2012

    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  geremias 26/5/2022, 22:45

    Vamos lá.
    vou tentar me explicar melhor

    Basicamente eu uso esse código para carregar as informações para o Documento do Word chamado “Contrato.doc” onde estão os bookmarks que receberam as informações do aplicativo.

    Código:
    Dim DocWord As Object
    Set DocWord = CreateObject("Word.Application")
    With DocWord
    .Visible = False
    .Documents.Add Template:=CurrentProject.path & "\Contrato.doc", NewTemplate:=False, DocumentType:=0

    .ActiveDocument.Bookmarks("Texto1").Select: .Selection.Text = Me!txtNomeLocador
    .ActiveDocument.Bookmarks("Texto2").Select: .Selection.Text = Me!txtCPFLocador
    .ActiveDocument.Bookmarks("Texto3").Select: .Selection.Text = Me!txtRGLocador
    .ActiveDocument.Bookmarks("Texto4").Select: .Selection.Text = Me!txtLocatario
    .ActiveDocument.Bookmarks("Texto5").Select: .Selection.Text = Me!txtCPFLocatario
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .ActiveDocument.SaveAs CurrentProject.path & "\" & Format(Me.IdCons, "000000") & ".doc"
    .ActiveDocument.Close
    End With
    DocWord.Quit
    Set DocWord = Nothing
        
    Dim nArquivo As String
    nArquivo = CurrentProject.path & "\" & Format(Me.IdCons, "000000") & ".doc"
    Call ShellExecute(0, vbNullString, nArquivo, vbNullString, vbNullString, 1)

    Até aí ok, funcionando sem problemas.
    A ideia seria poder dar a facilidade de o usuário poder personalizar o documento inserindo, pelo access, informações no cabeçalho e/ou rodapé do documento.
    Eu teria um form onde o usuário selecionaria a Imagem ou logo criado por ele e colocaria no cabeçalho do documento. A parte de como localizar o caminho da imagem eu achei aqui no fórum um exemplo que atendeu muito bem para fazer isso.
    Entretanto a dificuldade está em implementar o código VBA para inserir essa imagem no local correto dentro do cabeçalho do documento.
    Para que fique como na imagem de exemplo Genérico) que anexei:

    Do lado esquerdo a logomarca da empresa/escritório/pessoa, no centro uma caixa de texto ou bookmark para receber o texto personalizado do documento (IMOBILIÁRIA DO PASCOAL – SEU IMÓVEL ESTÁ AQUI) ou logotexto personalizado e a direita segunda logomarca ou ainda numeração de páginas.
    Algo assim.

    A dificuldade que encontro aqui é exatamente como indicar via VBA que o conteúdo a ser inserido deve ser no Cabeçalho do documento.
    como disse inserir informações e imagens no corpo do texto já esta implementado via código.
    já vi, em sites específicos de word como criar uma macro, pelo próprio word, mas não consegui fazer funcionar pelo VBA do Access.
    vejam:
    Código:
    Sub TEXT()
    '
    ' TEXT Macro
    '

        If ActiveWindow.View.SplitSpecial <> wdPaneNone Then
            ActiveWindow.Panes(2).Close
        End If
        If ActiveWindow.ActivePane.View.Type = wdNormalView Or ActiveWindow. _
            ActivePane.View.Type = wdOutlineView Then
            ActiveWindow.ActivePane.View.Type = wdPrintView
        End If
        ActiveWindow.ActivePane.View.SeekView = wdSeekCurrentPageHeader
         Selection.Font.Name = "Shonar Bangla"
        Selection.Font.Size = 17
        Selection.Font.Bold = False
        Selection.ParagraphFormat.Alignment = wdAlignParagraphCenter
        
        Selection.TypeText TEXT:="Alessandro Paes Leme - WORD"
        Selection.TypeParagraph
        
        Selection.Font.Name = "Times new roman"
        Selection.Font.Size = 9
        Selection.Font.Bold = False
        Selection.Font.Italic = True
        Selection.TypeText TEXT:="e-mail:teste.alessandro@gmail.com"
        Selection.TypeParagraph
        Selection.TypeText TEXT:="https://www.youtube.com/user/alessandropaesleme"
        Selection.TypeParagraph
        Selection.TypeParagraph
        Selection.Borders(wdBorderTop).Visible = True
        'Selection.TypeParagraph
        Selection.TypeParagraph
        Selection.Font.Italic = False
        
        Selection.HeaderFooter.Shapes.AddTextbox(msoTextOrientationHorizontal, 80, 30, 60, 60).Select
        Selection.ShapeRange.TextFrame.TextRange.Select
        Selection.Collapse
        Selection.InlineShapes.AddPicture FileName:="D:\VBA\image\luz.jpg"
        Selection.ShapeRange.Fill.Visible = msoFalse
        Selection.ShapeRange.Line.Visible = msoFalse
        Selection.ShapeRange.Select
        Selection.ShapeRange.IncrementLeft -5
        Selection.ShapeRange.IncrementTop 1.75
        Selection.EndKey unit:=wdStory
        
      
    End Sub


    espero que tenha conseguido explicar melhor o que preciso.

    agradeço a ajudo dos colegas do fórum.

    Gerson.

    Conteúdo patrocinado


    Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word. Empty Re: Inserir imagem/logo/caixa de texto no cabeçalho do word.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 16/5/2024, 09:12