MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Problema com os filtros na macro

    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 17/7/2022, 16:17

    Boa tarde pessoal, novato falando aqui ;D

    Estou com um problema na execução de filtros. No meu formulário tenho filtro por opções(conforme código abaixo) e criei mais um filtro por caixa de texto por data, ou seja, além das opções que eu precisar filtrar, gostaria de que também filtrasse mais a data junto(conforme a opção abaixo que está em negrito), o filtro funciona quando a utilizo, porém o problema está quando eu não quero utilizar o filtro "data previsao pgto", quando realizo o filtro só por PRESTADOR por exemplo e não a "data previsao pgto", ele faz o filtro puxando somente informações preenchidas na coluna "data previsao pgto", mas eu quero que ele me traga todas as informações mesmo se a coluna "data previsao pgto" estiver em branco. Como procedo? Um grande abraço

    Private Sub PESQUISAR()
    Dim pesq As String
    If Me.GPOPCOES = 1 Then
    pesq = "SELECT * FROM basededados WHERE UF LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*' ORDER BY FUNCIONARIO"
    End If
    If Me.GPOPCOES = 2 Then
    pesq = "SELECT * FROM basededados WHERE FUNCIONARIO LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*' ORDER BY FUNCIONARIO"
    End If
    If Me.GPOPCOES = 3 Then
    pesq = "SELECT * FROM basededados WHERE PRESTADOR LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*' AND [DATA PREVISAO PGTO] LIKE '*" & Me.TXTPGTO & "*' ORDER BY FUNCIONARIO"

    End If
    If Me.GPOPCOES = 4 Then
    pesq = "SELECT * FROM basededados WHERE NumRELATORIO LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*' ORDER BY FUNCIONARIO"
    End If
    If Me.GPOPCOES = 5 Then
    pesq = "SELECT * FROM basededados WHERE NumNF LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*' ORDER BY FUNCIONARIO"
    End If
    Me.CXLIST.Form.RecordSource = pesq
    End Sub
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7919
    Registrado : 15/03/2013

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Alvaro Teixeira 17/7/2022, 23:46

    Olá Arthur Herval

    Seja bem-vindo ao fórum

    Tenha atenção às REGRAS DO FÓRUM

    1. Tenha paciência com quem coloca aqui as suas duvidas.
    2. Clareza nos títulos dos tópicos e duvidas, evite a linguagem MSN.
    3. Não colocar diversas vezes a mesma dúvida.
    4. Explicar detalhadamente o problema e informar a versão do seu Office + Sistema Operativo.
    5. Retorne sempre se deu certo, esse retorno é muito importante.
    6. Respeite toda a equipe Staff e demais membros deste fórum.
    7. Use sempre o botão Busca, sempre que tiver uma dúvida e antes de abrir tópicos.
    8. Não usar palavras como "Urgente". O fórum é livre e ninguém é obrigado a responder com urgência.
    9. A publicidade é proíbida e só pode ser feita pelo Administrador ou depois de aprovada pelo Administrador.
    10. Se o seu tópico não for respondido, tem o direito de fazer um Up ao final de 24horas!
    11. A colocação de Códigos ou Exemplos, devem constar sempre os créditos de quem o elaborou.
    12. Fale, não GRITE!   Só letras Maiúsculas, na Internet é o mesmo que gritar!
    13. É proibido tirar duvidas nas Salas de Repositório, devem abrir um novo tópico nas salas de duvidas, relacionando o Exemplo em causa.
    14. É proibido adicionar links externos nos tópicos, que redirecionem para outros sites ("backlinks").
    15. É permitido adicionar links externos, nos códigos VBA dentro das Base de Dados.


    Como é membro novo editei o título do tópico e retifiquei.
    Tenha mais atenção!

    Abraço e bons estudos com o MaximoAccess Wink

    Arthur Herval gosta desta mensagem

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  DamascenoJr. 18/7/2022, 01:57

    Código:
    If Me.GPOPCOES = 3 Then
    if nz(Me.TXTPESQ) <> "" then pesq = "PRESTADOR LIKE '*" & Me.TXTPESQ & "*'"
    if nz(Me.TXTPGTO) <> "" then pesq = iif(pesq <> "", " AND ", "") & "[DATA PREVISAO PGTO] LIKE '*" & Me.TXTPGTO & "*'"
    pesq = "SELECT * FROM basededados" & iif(pesq <> "", " WHERE " & pesq, "") & " ORDER BY FUNCIONARIO"


    Última edição por DamascenoJr. em 20/7/2022, 03:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Havia um fechamento de parênteses desnecessário no comando)


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 20/7/2022, 03:15

    Obrigado Damasceno,

    vou realizar o teste, mas por que o "iif", não entendi este comando.
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  DamascenoJr. 20/7/2022, 03:58

    iif é uma estrutura condicional simples em uma linha só. Uso ela pra avaliar se a variável "pesq" já tem algum valor, e se existir então adiciono mais algum texto (como AND e WHERE, repare) na nova montagem da variável.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Arthur Herval gosta desta mensagem

    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 22/7/2022, 03:45

    Boa noite Damasceno, tudo bem?

    apareceu o erro de fim de instrução, não consegui resolver, enviei aqui um print.
    Anexos
    filtros - Problema com os filtros na macro Attachmenterro.PNG
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (73 Kb) Baixado 3 vez(es)
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  DamascenoJr. 25/7/2022, 04:18

    Eu corrigi a mensagem nº 3, copie a instrução novamente.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 25/7/2022, 21:37

    Damasceno, boa tarde tudo bem?

    O código está até funcionando, mas por exemplo, tenho três variáveis, "prestador", "data prevista de pgto" e "responsável", gostaria que eles funcionassem de forma independente e também em conjunto caso, se nestas três opções tivesse alguma informação (exemplo disto seria o filtro avançado no excel), mas neste código caso eu não queira filtrar pelo prestador ele da erro, como aqui não consigo te mandar o print do layout do sistema e do erro vou lhe enviar na outra mensagem. Mas como mencionei acima se fosso possível tant ode forma independente de cada umas dessas variáveis de pesquisa e também em conjuto. Ex: Prestador e responsável, Data prevista de pgto e responsável e por ai vai.

    Obrigado pela ajuda que estais me dando estou aprendendo muito.
    Anexos
    filtros - Problema com os filtros na macro Attachmentprint codigo.png
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (23 Kb) Baixado 1 vez(es)


    Última edição por Arthur Herval em 25/7/2022, 22:10, editado 2 vez(es)
    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 25/7/2022, 21:38

    Aqui envio o Layout do sistema para ficar mais claro, de repente fique!

    Obrigado!
    Anexos
    filtros - Problema com os filtros na macro Attachmentprint sistema.png
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (19 Kb) Baixado 3 vez(es)
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  DamascenoJr. 27/7/2022, 02:09

    Arthur, eu tenho muita dificuldade em conseguir ajudar quando não existe arquivo exemplo anexo para a adaptação.

    Mas pela sua questão, a lógica aplicada é a mesma do código que já enviei. Perceba que são apenas 4 linhas, e a parte que monta o filtro está na linha 2 e 3. A linha 2 monta o primeiro critério de filtro, a linha 3 verifica se já existe critério de filtro montado, se existir, junta os dois com um AND.

    Estudando um pouquinho, dá pra montar com quantos critérios de filtros você quiser usando a mesma lógica.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    avatar
    Arthur Herval
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 17/07/2022

    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Arthur Herval 27/7/2022, 13:31

    Bom dia Damasceno,

    Eu acresci outros critérios de filtro, mas entrei uma dificuldade de que ele seja filtrado em conjunto de diversas formas, no código eu só consigo pesquisar o prestador, quando coloco a DATA PREVISTA DE PGTO ele só filtra pela data e não pelo prestador junto, ao invés de filtrar os dois.

    Comprei o curso em PDF de um moderador aqui, estou estudando ele, porém ainda encontro um pouco de dificuldade.

    Mas caso ainda possas ou queiras continuar a me ajudar posso enviar o arquivo aqui, caso contrario eu encerro este tópico.

    Um abraço.

    Obs: Consegui resolver com outra forma de código, obrigado!

    Conteúdo patrocinado


    filtros - Problema com os filtros na macro Empty Re: Problema com os filtros na macro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 12:32