MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Convidado 3/1/2023, 10:35

    Bom dia amigos;

    Espero que tenham entrado em 2023 da melhor maneira. Queria pedir-vos ajuda para a seguinte situação.

    Num sistema de vendas, temos os campos do cabeçalho da venda e dos detalhes da venda.

    Nas duas tabelas, eu tenho os campos que quero que sejam obrigatórios, como “Necessário”.

    Quando vou realizar uma venda e por exemplo, não seleciono o utilizador ou a forma de pagamento e quando vou guardar ou salvar, o sistema avisa que falta o campo obrigatório, mas mesmo assim deixa gravar. Depois tenho que alterar para adicionar o campo.

    Pergunto:

    É possível impedir que o Access guarde ou salve a venda enquanto não inserir o campo que está em falta.

    Um abraço e um Feliz e abençoado 2023 para todos

    Obrigado

    Joaquim
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty Re: [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Silvio 3/1/2023, 11:45

    Boas.....

    De uma forma simples e sem complicação, pode ser feito isso diretamente na tabela em questão.

    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Forum24

    Na imagem acima, no modo design da tabela, coloque o campo em questão como requerido. Troque o não pelo sim.

    Dessa forma e modo, vai ser exigido que o utilizador coloque dados no campo em questão.

    Bons estudos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty Re: [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Convidado 3/1/2023, 12:24

    Bom dia Sílvio;

    Eu anexo um pequeno vídeo para explicar melhor o que eu queria resolver.

    Assistir ao vídeo.

    Obrigado

    Joaquim
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5074
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty Re: [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Silvio 3/1/2023, 13:14

    Boas....


    No evento do botão novo, para adicionar um novo registro,
    me.botaosalvar.enable =false ( desativa o botão salvar )


    Na caixa de combinação ( Combox ), evento após atualizar
    me.botaosalvar.enable =true ( ativa o botão salvar )
    ***** pode ser usado também em qualquer outro campo, fica a seu critério *****


    São apenas ideias, pode também deixar o botão salvar desabilitado até o último campo ( caixa de texto ) ser preenchida pelo utilizador.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty Re: [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Convidado 6/1/2023, 17:09

    Obrigado Sílvio . Entretanto eu arranjei um código.
    Um muito obrigado.
    Joaquim

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios. Empty Re: [Resolvido]Impedir que o Access salve um registo, quando faltam inserir campos obrigatórios.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 07:06