MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Possível Migração SQL Server e Power Apps

    jamesacdc
    jamesacdc
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 155
    Registrado : 09/04/2012

    Possível Migração SQL Server e Power Apps Empty Possível Migração SQL Server e Power Apps

    Mensagem  jamesacdc 7/3/2023, 14:15

    Olá pessoal,

    Tenho uma sistema em access separado em front e back, e utilizado de forma interna, mas surgiu a necessidade de acessar algumas informações desse sistema fora da rede interna pelo celular.
    Pesquisando vi que o Power Apps seria uma ótima saída, contudo deu deveria migrar meu banco para o Dataverse, nessa migração vi que ele cria uma outra tabela idêntica ao que eu tenho e nessa nova adiciona campos locais. Minha dúvida é se eu consigo usar o sistema localmente como eu utilizo hoje depois dessa migração para o dataverse sem afetar a programação?

    Caso afete eu hoje eu consigo migrar o meu back para o SQL server e utilizar o meu front enxergando o sql, sem muito impacto no código, apenas um redirecionamento?
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7920
    Registrado : 15/03/2013

    Possível Migração SQL Server e Power Apps Empty Re: Possível Migração SQL Server e Power Apps

    Mensagem  Alvaro Teixeira 9/3/2023, 16:05

    Olá Tiago Souza,

    Muito interessante a sua questão, e na minha opinião está correto o seu pensamento.

    Eu já tenho iniciado alguns estudos e testes com Dataverse, e salvo estar enganado (ainda não tive oportunidade de confirmar novamente), depois da fazer a migração, você pode consultar a partir do Microsoft Access (Front End) mas não pode editar os registos.
    Você pode fazer um teste simples, e se confirmar não lhe vai resolver para o que você tinha idealizado.

    Talvez o melhor seja o BackEnd em MS-SQL

    Outra solução que já adotei para quem pretende acesso descentralizado é ter um servidor (pode ser fisico ou virtual (VPS)) com acesso remoto (RDP).
    Desta forma podemos fazer uma implementação rapidamente e na minha opinião com um custo muito baixo, ainda para mais se for em VPS será praticamente o custo de licenciamento (uma vez) e mensalidade da VPS.

    Fica a minha dica e aguardamos a sugestão de outros membros.

    Abraço
    jamesacdc
    jamesacdc
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 155
    Registrado : 09/04/2012

    Possível Migração SQL Server e Power Apps Empty Re: Possível Migração SQL Server e Power Apps

    Mensagem  jamesacdc 10/3/2023, 01:26

    Obrigado Alvaro pelo Retorno.
    Fiquei na dúvida referente a migração para o MySQL, o meu front com as telas acopladas e minhas consultas, tudo seria perdido? Teria que reimplementar tudo novamente? Uma pesquisa rasa que fiz sim. Ai mora o problema como a aplicação tem mais de 10 anos de implementação e muitas telas, repassar tudo isso seria inviável.

    Uma alternativa seria usar o PowerApps de alguma forma conectar no Access local sem o dataverse, mas ai teria ver se é possível.

    Acredito que disponibilizar o access para um acesso externo principalmente pelo celular de modo responsivo seja algo bem distante.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7920
    Registrado : 15/03/2013

    Possível Migração SQL Server e Power Apps Empty Re: Possível Migração SQL Server e Power Apps

    Mensagem  Alvaro Teixeira 10/3/2023, 11:37

    Olá Tiago Souza

    Quanto ao MySQL pode ser uma solução, mas tem que verificar como tem o seu apllicativo.
    Normalmente para maior rapidez costuma ser via ADO e não DAO e tudo depende como tem o seu aplicativo.
    Pode sempre fazer o teste (pelo simples tabelas ligadas/vinculada) e verificar o comportamento.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Possível Migração SQL Server e Power Apps Empty Re: Possível Migração SQL Server e Power Apps

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 12/5/2024, 15:45