MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 27/10/2023, 13:14

    Olá, sou nível iniciante em Access e estou tentando criar um controle de refeições e lanches servidos em um refeitório de escola pública. Peguei como base o controle de acesso (entrada e saída dos alunos na escola). Basicamente o aluno apresenta a carteira com o código de barras e aí o sistema lança o seu nome, matrícula, data da entrada e hora (o mesmo ocorre na saída), pois bem a partir deste que estou querendo montar um para controle do número de refeições.

    Agradeço desde já.

    Não sei de que forma consigo instalar as consultas e os relatório.

    1) O estudante irá passar o seu cartão no leitor de código de barras e o sistema irá registar que ele pegou lanche ou refeição (não sei como configurar isso- seria pelo horário? Lanche manhã: 9:00 as 10:10 – Almoço: 11:30 as 13:30 – Lanche tarde: 15:00 as 16:10 – Janta: 17:15 as 18:30 e Lanche Noite: 20:00 as 21:30

    2) A partir da leitura acima gostaria de gerar consultas/relatórios como:

     Consultar número de lanches em um período específico por data e hora
     Consultar número de refeições em um período específico por data e hora
     Relatório número de lanches e refeições por TURMA
     Relatório número de lanches e refeições por ESTUDANTE
     Relatório total de número de lanches e refeições por data e por mês

    Obs.: Os controles na imagem não funcionam só editei o texto.

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Capa_r10
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 31/10/2023, 01:24

    Olá Fábio, seja bem-vindo ao fórum.

    O que você já tem desse sistema? Alguma tabela, consulta? Vai desenvolver agora, do zero? O que você diz "aluno apresenta a carteira com o código de barras e aí o sistema lança o seu nome, matrícula, data da entrada e hora"? Lança onde? Tem outro sistema de frequência ou coisa desse tipo? Se já tem uma tabela com cadastro dos alunos já é muito bom.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 31/10/2023, 03:17

    Boa Noite,obrigado pelo retorno.

    Então, estou tentando de duas formas: uma fazer do zero e a outra em tentar usar o outro controle que já tenho, mas  estou tendo dificuldades também.

    Esta imagem da tela que coloquei é a imagem que roda no Autoexec (assim que clico no arquivo ele abre nesta tela) aí o aluno de posse da sua carterinha com cógio de barras, faz a leitura e ele automaticamente já registra nos campos MATRÍCULA, NOME, TURMA E HORA diretamente nesta tela e aí eu tinha pensando em aproveitar (pois como ele registra a entrada do aluno eu pensei que ele pudesse no caso registrar no momento em que fosse pegar a refeição ou o lanche.


    Eu tenho um arquivo em excel (matricula/nome/turma) de todos os alunos vinculado ao sistema.

    Esta tela abaixo é do sistema de acesso (entrada e saída da escola pelos alunos), e aí comecei a tentar editar nela.

    Mas não evoluí, confesso que me perdi.

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Tela_110
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 31/10/2023, 13:00

    Grande Fábio.

    Se você já tem o cadastro dos alunos pode criar uma nova tabela para as refeições. Veja o básico já feito, faltando adaptações aos seus modelos e necessidades. Acrescentei apenas a tabela TbRefeicoes, relacionei com cadastro dos alunos e veja o resultado. Veja as consultas.
    Espero ter ajudado

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola AttachmentSysRefeição.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (96 Kb) Baixado 42 vez(es)

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 1/11/2023, 01:51

    Nossa, muito obrigado.

    Excelente, só que devo demorar um pouquinho para tentar entender como fazer a macro funcionar de forma automática (criar um formulário parecido com da miha primeira imagem de forma que ao digitar a matricula, ele já aparece o nome , a turma, a hora e o tipo de refeição.)

    Vou criar um relatório onde apareçam, por exemplo:

    Quantos alunos pegaram lanche da manhã no dia 31/10? quantos pegaram lanche da tarde? lanche da noite? Quantos almoçaram no dia 31/10...

    Desculpe a minha ignorância até para me fazer explicar, sou bem iniciante no assunto.

    Da forma que você fez parece tão rápido e fácil. Fico show mesmo. Mas preciso ir devagar para não me perder. salvei um cópia e to mexendo em tudo.

    Obrigado de verdade.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 1/11/2023, 02:14

    Olá Amigo,

    Conforme havia falado anteriormente, acho que você precisa criar uma tabela de Refeições e vincular a tabela de cadastro dos alunos. Após alimentar o sistema você terá rapidamente todas as consultas que vc solicitou. Fiz diversas no exemplo que postei. Fiz um SeImed que dependendo da hora da refeição você saberá se era lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, etc. e com isso também terás outras opções de consultas por tipos de refeições, como também um critério de verificar se o horário que está sendo cadastrado é hora de refeição. Não sendo mostra horário errado.
    Anexa aqui a parte do sistema que você tem para vermos novas possibilidades. Você diz que o aluno passa o cartão com código de barra e já grava sua presença com seus dados já anteriormente cadastrados em uma tabela de Acessos. É isso? Manda aí para estudarmos juntos o que seria melhor.
    Fico no aguardo. Boa sorte. Abraços.
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 1/11/2023, 13:31

    Bom Dia!

    Primeiramente te agradecer pela atenção, disponibilidade e paciência em me ajudar.

    Vou anexar aqui o sistema que já tenho de controle de acesso dos alunos na escola (onde ele registra entrada e saída), ele passa o cartão (que tem o código de barras/no caso o código de barras é o número da matricula dele - quando ele não tem o cartão é só ele digitar o número da sua matrícula que aí já irá registrar o seu acesso (entrada ou saída)).

    Então está tela inicial ficará sempre aberta.

    E a minha ideia é usar para o refeitório e assim poder registrar se ele pegou lanche, se pegou almoço, jantar.... coloquei os intervalos dos tipos de refeições como forma de tentar identificar pelo horário o que seria cada coisa.

    Então, segue anexo o sistema de controle de acesso e o print da tela inicial (nesta tela inicial queria configurar estes botões para consultar os relatórios, por exemplo: quantos alunos pegaram o lanche da manhã (opção de trocar por lanche da tarde, almoço, janta...) no dia 31/10?....

    Obs.: Não consigo colocar aqui o arquivo zipado (está com 6 MB) e o limite aqui são 1.953 MB. É permitido/possível colocar o arquivo no google drive e colar o link aqui?

    Obrigado mais uma vez!!!

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Tela_i11
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 1/11/2023, 19:17

    A parte do Seimed eu já entendi. É como se fosse a função SE no Excel (uma condicional).

    Agora eu tô quebrndo a cabeça para saber como crio um formulario (autoexec) igual do modelo que postei, onde eu posso colocar 3 caixas de texto.

    Matricula: xxxxxxxxxx e aí automaticamente ele preenche as outras 2 caixas de texto (nome do aluno) e (turma).

    Feito isso, embaixo criar uma "caixa de listagem" onde apareçam as colunas (matricula/nome/turma/data/hora/tipo de refeição).

    e aí no mesmo formulário criar botões para acessar as consultas.

    Tô tentando aqui, todo dia um pouquinho. Mas tem horas q travo..rsrs

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 2/11/2023, 19:10

    Olá Fábio!

    Como vai o andamento de suas tentativas? Aqui não tenho leitor de código de barra do estilo que acho ser usado na sua escola e nem tenho um código de barras com cadastro do aluno. Fico de mãos atadas para ajudar nesse sentido. Adaptei o que já havia feito ao banco que você enviou e acho ser uma sugestão enquanto não consegue adaptar a parte inicial. Peguei sua planilha do Excel e converti em tabela Access (qual o motivo  de usar essa planilha e não usar uma tabela do Access). Fiz os vínculos das tabelas, enfim, tudo que era necessário. Também fiz uns relatórios baseados nos dados fictícios que cadastrei.
    Quando você conseguir fazer essa leitura do código de barras já terá quase tudo do que necessita. Lembrando que terá que criar uma tabela para registrar as refeições. Tendo a matrícula, você pega o cadastro do aluno e tendo a leitura do código no refeitório vai ter hora da refeição e consequentemente o tipo da refeição de acordo com o horário. Aí você pode controlar quem fez refeição normal, qual o horário, horário mais lotado do refeitório, quem fez refeição mais de uma vez (bloquear na leitura do código), quem tentou fazer refeição fora do horário das refeições. Enfim, espero que consiga.

    Acesse o formulário FormAluno. Esolha a matrícula na combo, será exibo o nome e matrícula do aluno. Pressione Tab e na data e horas será exibido a data e hora do momento como padrão. Digite por cima.

    Salientando que esse modelo de formulário segue o padrão do já existente no seu DB.

    Abraço
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola AttachmentRefeição.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (123 Kb) Baixado 27 vez(es)

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 2/11/2023, 20:40

    Sensacional!
    Antes mesmo de ver a sua colaboração. Já gostaria mais uma vez de te agradecer pela disponibilidade, paciência e sabedoria em me ajudar.

    Vou fazer uns testes e conforme for dou feedback por aqui.

    A questão do código de barras é secundária (pois na tela de abertura eu posso simplesmente digitar o número de matrícula que automaticamente ele já identifica associado a esta matricula qual é o nome do aluno e a sua turma (pois este cadastro esta naquele arquivo do Excel que tem os campos: MATRICULA - NOME DO ALUNO - TURMA.

    Obrigado.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 2/11/2023, 20:48

    Você pode também, ao digitar a matrícula já colocar a data e a hora nas variáveis do formulário e gravar sem precisar de digitar. Já facilita bastante sem precisar do código. Pense nisso.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 4/11/2023, 02:22

    Já peço desculpas de antemão, mas hoje fiquei o dia todo e avancei praticamente nada.

    Fiz um print com uma imagem da tela do formulario principal (que ficará aberta) e  SE puder ajudar mais uma vez ficarei imensamente grato.

    O que estou escrevendo aqui está iliustrado na imagem abaixo.

    Não tô conseguindo "tirar aquela lista suspensa com os nomes", ou melhor substituir por: o aluno é que vai digitar o número da sua matrícula e aí ele automaticamente faz a busca e preenche os campos (NOME E TURMA).

    Na linha abaixo aparece a data atual - a hora - (mas não aparece o tipo de refeição)

    E aí gostaria de colocar uma caixa de listagem com as seguintes colunas (MATRICULA - NOME - TURMA - DATA - HORA - TIPO DE REFEIÇÃO)
    -----------------------------------------------------------------------------------------
    MATRICULA - NOME - TURMA - DATA - HORA - TIPO DE REFEIÇÃO
    M0525650 - MAURO - 1301 - 03/11/23 - 09:30 - LANCHE DA MANHÃ
    M0525982 - MARCOS - 601 - 03/11/23 - 15:20 - LANCHE DA TARDE
    M0527956 - MARCIA - 802 - 03/11/23 - 15:25 - LANCHE DA TARDE
    M0523526 - MARIANA - 2301 - 03/11/23 - 17:20 - JANTA
    -----------------------------------------------------------------------------------------

    E umas caixas onde irão aparecer os totais do dia:

    LANCHE DA MANHÃ - 120
    ALMOÇO - 398
    LANCHE DA TARDE - 216
    JANTA - 187
    LANCHE DA NOITE - 83
    ---

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Nova_t11
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 4/11/2023, 14:05

    Amigo!

    Para aparecer o tipo da refeição use aquele SeImed que usamos anteriormente.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 5/11/2023, 19:23

    Amigo!

    Quando possível abra o formulário FormAlunox e veja se ajuda em alguma coisa.
    Lembrando que o sistema está totalmente aberto. O mesmo aluno faz mais de uma refeição em um mesmo horário/data, almoço várias vezes, janta e lancha diversas vezes. Sai de escola de barriga cheia.

    Abraços
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola AttachmentSysRefeiçãoAtualizado.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (137 Kb) Baixado 17 vez(es)

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 6/11/2023, 15:20

    Amigo, você não existe. Só gratidão mesmo.

    Juro que tenho tentado fazer essas alterações, mas sempre dava um erro. Acabei de comprar até um curso online de Access, pois tá difícil.

    Ficou ótimo, ou melhor sensacional.

    2 coisinhas que ainda precisaria alterar. Já peço desculpas por abusar da sua paciência comigo.

    1) O que preciso alterar para não aparecer esta mensagem “Confirmar dados para gravação?”- Pois quero que grave direto. Senão vai precisar ficar dando enter toda vez. E a ideia é que a partir do momento que o aluno digitar a matricula dele já faça e grave o lançamento.

    2) Na figura abaixo onde fica (Combinação295) onde tem Aluno: em que aparece uma lista suspensa como eu poderia trocar por DIGITAR neste campo a matrícula e a partir da digitação da matrícula + enter ele aí preencher do jeito que está os demais campos (nome) e (turma), mesmo que apareça matrícula no (matricula).



    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Nova_t12



    '------------------ GRAVAR REGISTRO ----------------------------------------------

       resposta = MsgBox("Confirma dados para gravação?", vbYesNo, "Confirmação")
       
       If resposta = vbYes Then
           ' Código para gravar os dados na tabela
           'Dim db As Database
           'Dim rs As Recordset
           Dim db As DAO.Database
           Dim rs As DAO.Recordset
           
           ' Abra a tabela onde deseja gravar os dados (TbRefeicao)
           Set db = CurrentDb
           Set rs = db.OpenRecordset("TbRefeicao")
           
           ' Adicione os dados aos campos da tabela
           rs.AddNew
           rs("MatrAluno") = Me.MatrAluno
           rs("DataRefeicao") = Me!DtRefeicao
           rs("HoraRefeicao") = Me!HrRefeicao
           'rs("TipoRefeicao") = Me!TpRefeicao
           rs.Update
           
           ' Feche o recordset e libere recursos
           rs.Close
           Set rs = Nothing
           Set db = Nothing
           
           ' Limpe os controles após a gravação, se desejar
           Me.MatrAluno = ""
           Me.DtRefeicao = Null
           Me.HrRefeicao = Null
           Me.TpRefeicao = ""
           
           Me.NomeAluno = ""
           Me.TurmaAluno = ""
           Me.MatrAluno = ""
           Me.Combinação295 = ""
           Me.Combinação295.SetFocus
           Me.Lista15.Requery
           Me.Lista18.Requery
                   
       Else
           ' Caso contrário, não faça nada ou adicione código adicional, se necessário
           MsgBox "Dados não foram gravados na tabela.", vbInformation, "Informação"
       End If
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 6/11/2023, 20:44

    Olá!

    Abre o formulário FormAlunoZ. Observando que o formulário não abrirá em horário não disponível para refeição.

    Boa Sorte
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola AttachmentSysRefeiçãoAtual_061123.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (291 Kb) Baixado 17 vez(es)

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 6/11/2023, 23:54

    Amigo vou deixar igual ao penúltimo, ficou ótimo. foto anexa

    Então só queria mesmo como fazer para deixar a gravação automática sem precisa clicar em sim, "Confirmar dados para gravação"

    Algum comando que eu possa editar no código? O que precisaria alterar para deixar gravando direto


    '------------------ GRAVAR REGISTRO ----------------------------------------------

       resposta = MsgBox("Confirma dados para gravação?", vbYesNo, "Confirmação")
       
       If resposta = vbYes Then
           ' Código para gravar os dados na tabela
           'Dim db As Database
           'Dim rs As Recordset
           Dim db As DAO.Database
           Dim rs As DAO.Recordset
           
           ' Abra a tabela onde deseja gravar os dados (TbRefeicao)
           Set db = CurrentDb
           Set rs = db.OpenRecordset("TbRefeicao")
           
           ' Adicione os dados aos campos da tabela
           rs.AddNew
           rs("MatrAluno") = Me.MatrAluno
           rs("DataRefeicao") = Me!DtRefeicao
           rs("HoraRefeicao") = Me!HrRefeicao
           'rs("TipoRefeicao") = Me!TpRefeicao
           rs.Update
           
           ' Feche o recordset e libere recursos
           rs.Close
           Set rs = Nothing
           Set db = Nothing
           
           ' Limpe os controles após a gravação, se desejar
           Me.MatrAluno = ""
           Me.DtRefeicao = Null
           Me.HrRefeicao = Null
           Me.TpRefeicao = ""
           
           Me.NomeAluno = ""
           Me.TurmaAluno = ""
           Me.MatrAluno = ""
           Me.Combinação295 = ""
           Me.Combinação295.SetFocus
           Me.Lista15.Requery
           Me.Lista18.Requery
                   
       Else
           ' Caso contrário, não faça nada ou adicione código adicional, se necessário
           MsgBox "Dados não foram gravados na tabela.", vbInformation, "Informação"
       End If

    -------------------------------------------------------



    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola 2tela_10
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 7/11/2023, 00:09

    Ultima versão.
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola AttachmentSysRefeiçãoAtual_061123.zip
    Ultima versão
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (291 Kb) Baixado 24 vez(es)
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 7/11/2023, 12:55

    Você abriu o FormAlunoZ ????

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 7/11/2023, 13:04

    Abri sim o formulario Z sim, e vi que está direto. Putz, desculpe!

    Agora como eu posso acrescentar o meu cadastro de alunos? (os que estão ali são alunos fictícios). Eu tentei importar do excel e deu erro.

    Acho que agora vai ser a útilma pergunta.

    Obrigado
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 7/11/2023, 14:24

    Esse cadastro de alunos já foi importado/convertido do Excel para tabela do Access. Se não houve nenhuma alteração, já está pronto. Apague o conteúdo da TbRefeição e pode cadastrar. Caso tenha ocorrido alguma modificação no cadastro do Excel, manda o que tens que veremos novamente. Lembro que na importação fui tudo muito simples, sem problemas, no entanto depois teve fazer umas adaptações de tipo de campo que não lembro agora exatamente onde. Manda aí.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 7/11/2023, 21:36

    Olá,

    Eu baixei seu exemplo e estou elaborando um formulário para atender suas expectativas.
    Assim que finalizar, eu disponibilizo.

    Até +

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 7/11/2023, 22:15

    Agradeço a todos pela ajuda. A Galera aqui deste fórum é sensacional. Vi que podemos fazer doações para manutenção do fórum e acabei de fazer a minha, além é claro de indicar para amigos.

    Obrigado especial ao Finformática.

    Alexandre Fim gosta desta mensagem

    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 01:59

    Olá Fabio

    Criei as seguintes tabelas:
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Ref110

    As tabelas acima consistem em Cadastro de tipo de Refeições e Movimento de refeições

    Na tabela de Tipos de Refeições, coloquei hora inicio e hora fim para controle de entrega de refeições, conforme o horário estabelecido.
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Ref210

    Tela para Controle de Refeições, onde é necessário informar somente a matrícula do aluno, e os demais campos serão preenchidos.
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Ref310

    Após informar a matricula e pressionar Enter, o sistema exime mensagem de status de gravação de registro
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Ref410

    Caso o aluno já tenha recebido sua refeição, conforme horário (Café da Manhã/ Almoco e etc.), o sistema não permite registrar mais de 1 vez a mesma refeição
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Ref510

    OBS: Verifique no manual do seu leitor de código de barras, a opção de Enter automático após ler o código. É possivel configurar esta opção, e desta forma, assim que ler o código, o sistema ja registra os dados.

    Para gerar seus respectivos relatórios, utilize as tabelas conforme 1a. imagem.
    Vale lembrar que nas tabela de Movimento de Refeições somente é gravado ID e matricula do Aluno e demais campos pertinentes ao movimento de refeição, para que sejam relacionados conforme sua tabela.

    Segue versão do sistema.
    Faça os devidos testes e nos informe se ocorrer algum erro

    Espero ter ajudado.

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 8/11/2023, 03:46

    Grande Alexandre Fim!

    Sempre aprendendo com você. Não entendi muito bem o motivo de você criar mais uma tabela TbMovRef se quase tudo dessa tabela tem na tabela TbRefeicao, exceto id_ref, que poderia ser na TbRefeicao e seu conteúdo ser identificado pelos intervalos de cada tipo de refeição. Manda aquela aula para mais essa ideia. Você não faz nada sem motivo. É por isso que digo que é sempre aprendendo com esse grande Mestre.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 11:52

    Bom Dia!
    Alexandre, ficou sensancional.

    Está funcionando tanto pelo leitor de código de barras, quanto digitar a matrícula.

    Quanto aos relatórios acho que dá para aproveitar as que o Finformática fez, eu acho.

    Agora estou com dificuldade para importar o cadastros dos meus alunos. Está dando um erro. Vou colocar aqui as imagens. Pode ajudar? Obrigado.


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Duvida11


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Duvida12


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Duvida10

    O meu arquivo do Excel está com este cabeçalho abaixo (Matricula/Nome/Turma)

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Duvida13
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 13:16

    Um outro erro aqui acontece quando:

    Por exemplo: Se eu digitar uma matricula que não esteja cadastrado, ele avisa "ALUNO NÃO CADASTRADO", blz, ok!

    Só que aí o "cursor" pula para o campo Aluno, teria como ele voltar para Matricula nº? Por que se o próximo aluno for usar o leitor fica pulando os campos > TURMA> DATA>HORA> REFEIÇÃO (que é o último) e aí fecha a tela.

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Puland10
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 14:02

    Olá Fábio,

    Fiz os ajustes para setar o foco no campo da matrícula.
    Faça os testes e veja se está correto.
    Também fiz os comentários em cada rotina no código do form, para vc entender o que cada procedimento realiza.

    Segue versão 3

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 15:19

    Oi Alexandre,

    Só faltou ele iniciar com o "cursor" em Matricula, pois quando bipo com o leitor ele fecha a tela.

    Aí eu abri novamente e tive que clicar com o cursor no campo matricula. O cursor precisa iniciar no campo matricula. Só isso que falta agora.


    Não achei os comentarios no código form...

    E ainda não descobri como adiciono meu alunos no cadastro.

    Obrigado.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 15:46

    Fábio,

    Segue versão 3.01, com o foco no campo matricula, na abertura do form.

    Para visualizar a IDE do código, ao abrir o form no modo estrutura, pressione ALT+F11.


    E ainda não descobri como adiciono meu alunos no cadastro.

    Como vc quer incluir os alunos?
    Através de um formulário de cadastro?
    Ou importação de planilha com os dados?


    É isso

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 16:26

    Oi Alexandre, eu tentei importar para o TabAluno (não sei se é por ali mesmo) conforme meu coloquei no comentário de hoje às 8h52min.

    Eu tenho o cadastro dos meus alunos em uma planilha de Excel, com os seguintes campos: Matricula - Nome - Turma (conforme imagem abaixo) e aí desta forma quando eu bipar ou digitar a matricula o sistema vai reconhecer.

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Duvida14


    Pois aqueles alunos que estão lá no sistema, são dados/alunos fictícios.

    ---------------------------------------------------------
    Alexandre esta parte de baixo acho que eu descobri..kkkk

    Copiei e colei este código me negrito e deu certo...nem acredito. kkk

    '-- Verifica a disponibilidade de refeições conforme periodo de horário cadastrado no tipo de refeição
    If CarregaRefeicao = Empty Then
    MsgBox "Não há disponibilidade de refeições para o horário.", vbExclamation, "Aviso"
    Call LimpaCampos
    Me.txtRefeic.SetFocus
    Me.txtMatric.SetFocus




    Ele está pulando agora quando aparece aquela outra mensagem "NÃO HÁ DISPONIBILIDADE DE REFEIÇÕES PARA O HORÁRIO", ele não volta para a matricula conform print abaixo.


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Pula_310
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 17:15

    Boa, Prof. Fabio !!! cheers cheers cheers
    Então vc resolveu esse problema do foco, certo??

    Manda a planilha pra eu verificar e depois importar. É facil de importar.

    NOTA: minha sugestão é que você estude também o VBA (Visual Basic For Application), pois as rotinas que o Access oferece nem sempre é possivel usar. Sempre vai depender do código.

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 17:32

    Alexandre, sim eu consegui resolver o foco. Obrigado.

    Eu peguei um curso VBA Acess e Acess 2019. Tem muita estrada para rodar ainda.

    E se você pudesse, pode me explicar porque eu não consigo importar a planilha daquele jeito?

    De qualquer forma vou colocar aqui o arquivo com o cadastro. Ele está la no Google drive tb. alunos_ativos.xlsx
    Anexos
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Attachmentalunos_ativos.xlsx
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (59 Kb) Baixado 18 vez(es)
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 17:40

    Só mais uma última coisinha se for possível para poder encenrrar este tópico, deve estar ficando demorado demais né?

    Pode dar um dica/exemplo de um relatório e a partir do modelo eu crie os demais?

    Ex: Relatorio

    Total de refeições por dia de acordo com o tipo:
    Café - 256
    Almoço - 752
    Lanche - 234
    Janta - 108

    Total de refeições por mês de acordo com o tipo:
    Café - 953
    Almoço - 2722
    Lanche - 837
    Janta - 512
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 18:00

    Sim,
    Vou disponibilizar um exemplo de relatório e ai voce segue com os demais, ok!

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3217
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Alexandre Fim 8/11/2023, 20:45

    Fabio boa tarde,

    A importação planilha de Alunos para o sistema gera erro porque na planilha existem dados duplicados, e o campo "Matricula" da tabela "TbAluno" é chave primária, ou seja, o Access não permite importar dados duplicados.
    Os alunos duplicados são:
    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Alunos10

    Você pode adiantando uma parte do trabalho da seguinte forma:

    1 - Na planilha, exclua um dos registros da lista acima
    2 - No Access, exclua os registros das tabelas "TbAluno" e "TbMovRef"
    3 - Faça a importação dos dados da planilha para tabela "TbAluno"
    4 - Em seguida, clique na guia "Ferramentas de Banco de Dados" e clique no botão "Compactar e Reparar Banco de Dados"

    Provavelmente não vai gerar erro na importação.

    É isso

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 21:08

    Alexnadre, era isso mesmo. Como não pensei nisto antes. Eu abri no excel e em formatação condicional coloquei valores duplicados aí ele marcou igualzinho ao que vc achou.

    Já excluí e fiz o que vc falou, agora tá certinho.

    Se conseguir um exemplo de relatório me manda que agora tô ficando fera..rsrs

    Obrigado pela boa vontade.

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 8/11/2023, 21:11

    Caro Fábio

    Esses relatórios que você se refere já foram feitos. Olhe direitinho.

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 21:44

    Essa era a minha dúvida tb, então se poderia utilizar os que você fez. Por isso eles continuam lá, correto? Continuam relacionados.

    Então eu posso pegar os que você fez lá e usar. Perfeito então!!

    Obrigado por alertar Finformática, desculpe aí, você teve todo o trabalho de criá-los pra mim, mas por um momento pensei que não tinha mais relação.

    Perdoe-me, falha de iniciante.
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 8/11/2023, 22:51

    Finformática, desculpe a minha santa ignorância "burrice" e caso não queira responder entenderei perfeitamente, pois já enchi o saco de vocês dois.

    Acontece que esta última versão que o Alexandre criou não consigo ver relação com as Consultas e Relatórios que você criou.

    Elas não "conversam/relacionam". Então acho que preciso relacionar essas novas tabelas que foram criadas, certo?


    Fiz esta leitura agora:

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Relato10



    Aí por exemploe a FERNANDA MATIAS no relatorio ela não aparece. Por isso minha pergunta idiota sobre as consultas/relatórios. Desculpe.


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Relato10
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 8/11/2023, 23:35

    Caro Amigo!

    Algumas observações:
    Você vai sempre ficar importando a tabela de cadastro do Excel? Qual o motivo de ter que usar essa planilha do Excel? Não seria melhor fazer uma formulário para cadastrar/alterar direto na TbAluno do seu DB?
    Com relação a aluna Fernanda Matias. No relatório "TbAluno - Relação por aluno solicitado" que usa uma consulta na retaguarda (pode ser um formulário com Combobox dos alunos que realmente existem) é solicitado o nome completo do aluno, se informar corretamente, exibe normal.
    Todos os relatórios funcionam corretamente, porém usando 2 tabelas. No entanto tem um problema muito sério no sentido de Tipo de Refeição (almoço, lanche da tarde, etc.) que está usando uma função com os intervalos de cada refeição para saber qual o tipo. Caso aconteça alguma alteração nesses intervalos você terá que fazer manutenção direto no código (função). Sendo uma tabela, conforme o Mestre Alexandre sugeriu, fica muito mais prático para alterar.
    Com relação ao "conversam/relacionam" das tabelas já estão relacionadas no exemplo do Alexandre.
    Conforme vi aqui, Alexandre ficou de fazer um exemplo de relatório que servirá de modelo para tudo que você desejar.

    Sem mais no momento. Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 9/11/2023, 00:04

    Amigo,

    A imagem que coloquei era da versão anterior (talvez por isso apareceu a planilha excel), mas já consegui importar o cadastro do excel para dentro da TbAluno. Desta forma não precisarei mais importar o cadastro dos meus alunos, pois eles já estão todos na TbAluno e desta forma ao digitar a matrícula no formulário principal ele irá identificar por meio da matrícula o seu nome e turma.

    Com relação aos relatórios, obrigado pela observação do Tipo de Refeição, vou verificar. Além de conferir possíveis alterações nos intervalos.

    Te agradeço mais uma vez pela disponibilidade em responder.

    Abraços.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 9/11/2023, 00:25

    Então agora você vai fazer qualquer tipo de inclusão, alteração ou exclusão diretamente na tabela do DB ou vai fazer o formulário para isso?

    Abraços
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 9/11/2023, 01:35

    Amigo,

    Não sei se entendi a pergunta, mas em relação aos alunos não vou precisar incluir, nem excluir nenhum aluno. Eles já estão todos na TbAluno. Esta tela principal (frmControleRefeicao) vai ficar aberta direta lá no computador do refeitório e aí o aluno vai passar o seu carteirinha com o código de barras no leitor e o sistema irá fazer este registro de que ele pegou a sua refeição (nós temos 3 turnos -manhã/tarde/noite) e aí de acordo com o turno de cada um eles poderão lanchar e almoçar ou lanchar e jantar...etc....

    Ao final do último período de refeição que seria o lanche da noite (20:00 às 21:30), por exemplo às 21:40 eu terei condições de saber que naquele dia foram servidos: X Lanches da manhã + x Almoço + x Lanche da tarde....

    E aí nos relatórios eu posso puxar: No mês de Junho quantos almoços? Quantos lanches da manhã? A Turma 602 pegou quantos almoços? ...por aí...

    Obrigado,

    Abraços
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 9/11/2023, 02:20

    Ótimo. Se esse cadastro é fixo e nunca vai entrar mais nenhum aluno, ninguém vai mudar de turma, nem de turno (as turmas são fixas nos turnos, também não tem alterações). Sendo assim, tá bom. Vocè não havia falado nada de turno. O aluno do turno da manhã vai no refeitório a noite jantar e lanchar. KKK. O relatório que enviei já mostra a quantidade de refeições, por tipo de refeição, no dia ou no intervalo de data.

    Boa sorte, sucesso.

    Abraço

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1077
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Finformática 26/11/2023, 12:25

    Olá Professor!

    Como vai o andamento desse projeto ?

    Abraços

    prof.fabiorj gosta desta mensagem

    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 27/11/2023, 10:56

    Ola amigo,

    Desculpe não ter dado retorno. A partir do que você e o Alexandre fizeram comecei a tentar criar novos relatórios, mas não estava conseguindo pegar a partir das tabelas/consultas criadas e aí dei uma parada.
    Com a chegada do final de ano acabo tendo uma demanda maior no trabalho e aí confesso que não consegui voltar para o projeto. Pretendo pegar novamente, assim que possível.
    Darei retorno em breve.

    Mais uma vez obrigado pela atenção.
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 28/11/2023, 01:36

    Eu consegui colocar uma caixa de listagem ao lado com um resumo do dia e atualizar direto. Não estava conseguindo, mas fui olhar lá o código vba e vi este comando. Copiei e colei. Deu certo.

    '-- Atualiza lista de refeições
       Me.lstDados.Requery
       Me.lstDados2.Requery

    RESUMO
    Almoço  - 1
    Jantar - 1
    Lanche da Manhã - 1
    Lanche da Tarde - 1
    Lanche da Noite - 2

    Então assim tô indo devagar. Acho que a tela principal já está ok. Agora é começar a criar as opções de relatórios.

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Tela_c10
    avatar
    prof.fabiorj
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 26
    Registrado : 19/10/2023

    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  prof.fabiorj 30/11/2023, 21:06

    Bem gostaria de deixar aqui o meu agradecimento ao forum. Um agradecimento especial ao Fininformatica e ao Alexandre, atenção nota 1000.

    E principalmente por terem contribuído/construído 99,9% do "meu projeto" sem esta contribuição estaria batendo cabeça até agora. Assim que possível vou retomar as aulas de Access/VBA, a cada dia uma nova descoberta.

    Dito isto, acho justo dar o tópico como Resolvido, por tudo que fizeram e pelo que pude aprender com vocês.

    Gratidão!!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola Empty Re: [Resolvido]Controle de número de refeições e lanches servidos em uma escola

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 19:25