MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Problemas com ID automático

    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Problemas com ID automático

    Mensagem  diegojacob Sex Set 16, 2011 12:20 pm

    Bom dia pessoal,

    tenho um controle de documentação (no estilo BE/FE com 11 usuários simultâneos), o qual suas tabelas possuem IDs automáticos, e já tendo cadastrado +/- 50 mil registros.
    As vezes, para não ter que inserir uma grande quantidade de registros via formulário (1 por 1), eu insiro importando diretamente para o BACK-END de uma planilha de excel com os mesmos campos da tabela do BD, deixando apenas o campo ID sem dados, para que o ACCESS atribua as novas IDs da Sequência.

    O problema é que ao executar uma de minhas importações, o ID que estava na casa de 50.000 (50 mil) deu um salto para 26.000.000 (26 milhões).

    Gostaria de saber se alguém já passou por tal situação anteriormente?
    Tem explicação para tal problema? (sendo que sempre fiz isso e nunca me ocorreu tal erro)
    Tem como reverter esse caso?
    Tem como impedir que ocorra tal fato novamente?

    Saudações.
    le_lo28
    le_lo28
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 233
    Registrado : 13/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  le_lo28 Sex Set 16, 2011 2:51 pm

    Fala Diego blz?

    Você precisa ver se não houve exclusão de registros na tabela. Se isso aconteceu o ID não é reiniciado, ele sempre vai começar a contar a partir do último número que havia na tabela.

    Existe uma forma de reiniciar a numeração, mas se vc está com muitos registros e trbalhando em rede, será inviável fazer isso no ambiente de produção.

    E se sempre houver exclusão de registros em massa a numeração nunca vai ficar sequencial.

    Falow,

    Marcelo
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  diegojacob Seg Set 19, 2011 9:32 am

    Olá Marcelo,

    não houve exclusão de registros em massa, apenas fui inserir +/- 400 registros e ele deu esse salto nas IDs.

    Há poucos, fui adicionar mais documentos, e ele pulou para a faixa de 400 milhões.
    Bom, só me resta reestruturar o BD inteiro e reenumerar as IDs, tabela por tabela.

    Mas o pior e o grande problema é que não sei o porquê de tal erro.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  JPaulo Seg Set 19, 2011 12:05 pm

    Existem varias causas, uma delas será um codigo VBA algures que entra em loop sem paragem.

    Você pode deletar a coluna do ID, salvar e fechar a tabela, de seguida Compactar/Repara o BD, depois adicionar essa coluna ID novamente com auto-numeração.




    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  diegojacob Seg Set 19, 2011 12:14 pm

    Caso seja este código VBA, ele é um código do próprio Access ou foi inserido por mim?

    Quando a correção, farei futuramente, obrigado pela dica.
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  JPaulo Seg Set 19, 2011 12:21 pm

    Internamente do Access não é de certeza. Tem de ver se existe em alguma instrução VBA.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Problemas com ID automático Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    le_lo28
    le_lo28
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 233
    Registrado : 13/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  le_lo28 Seg Set 19, 2011 4:11 pm

    Levando em consideração a resposta do JPaulo, de que forma vc insere os dados do excel no access? Existe um formulário específico?

    Abraços,

    Marcelo
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  diegojacob Seg Set 19, 2011 5:20 pm

    JPaulo/Marcelo, obrigado pelo apoio.

    Caso houvesse algum erro no VBA, ocorreria durante inserção de registros por algum formulário ou consulta movida a código VBA, certo?

    Mas esse não é o meu caso, eu utilizo um processo bem Básico.

    1º eu exporto a tabela para o Excel, apenas para ter o nome dos campos;

    2º eu insiro apenas os dados que deverão ser importados para a tabela na planilha, deixando apenas a coluna de IDs em branco, para que o Access atribua a sequência correta.

    3º depois utilizo o recurso de importação do próprio Access ( Importar dados do Excel / acrescentar uma cópia dos registros em uma tabela existente).

    Estou fazendo algo de errado?

    Abraços.

    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  vieirasoft Qui Out 06, 2011 6:25 am


    Estou a puxar o tópico para cima. se já tiver resolvido, agradeço o seu retorno.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  vieirasoft Seg Out 24, 2011 8:02 am

    Como não houve retorno, o tópico passa a resolvido. Qualquer coisa reabra, por favor.
    diegojacob
    diegojacob
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 122
    Registrado : 06/07/2011

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  diegojacob Ter Out 25, 2011 8:05 am

    Ok Vieira, sem problemas.
    Não finalizei anteriormente devido a espera de mais alguma resposta ou informação a respeito da questão.
    Obrigado.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  vieirasoft Ter Out 25, 2011 9:51 am

    O forum agradece o retorno. Bom trabalho.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Problemas com ID automático Empty Re: [Resolvido]Problemas com ID automático

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 06, 2024 12:35 pm