MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+3
Alexandre Neves
dyl2011.programador
torongo
7 participantes

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 30/9/2011, 14:58

    Bom dia pessoal, novamente estou pedindo a ajuda de vocês.
    No BD que estou trabalhando existem ocorrências cadastradas para um registro específico, por exemplo:

    Tabela Cadastro
    CPF: 000.000.000-00 Nome: Teste

    Tabela Ocorrências
    Ocorrência: 1. Cadastro Recebido Data: 01/01/2011
    Ocorrência: 2. Avaliado no Sistema Data: 10/01/2011
    Ocorrência: 3. Pendência Data: 11/01/2011

    A consulta que quero fazer é: Informando uma ocorrência (ex: 3. Pendência) e um período entre duas datas (ex: entre 01/01/2011 a 30/01/2011) resulte quais registros encontram-se com essa ocorrência com data mais recente, ou seja, desprezando as ocorrências com data menor.
    Na consulta que já existe, se eu pesquisar tanto pela ocorrência "1. Cadastro Recebido" ou "3. Pendência" nesse período, vai mostrar o mesmo registro, mesmo que existam ocorrências posteriores.
    Seria uma espécie de prioridade nas ocorrências, de acordo com a data, fazendo com que fosse exibida somente a ocorrência se a mesma for a que tiver maior data dentre as demais cadastradas.
    Espero que tenha ficado claro.





    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 30/9/2011, 20:37

    Boa tarde, Amigão.

    É só usar o operador BetWeen

    Utilize esse formato:

    filtro="Format(me!txDataInicial,"mm/dd/yyyy") & "# AND #" & Format(me!txDataFinal,"mm/dd/yyyy")"

    "SELECT * FROM tblDesejada WHERE DataPendencia Between #" & filtro & "#;"

    Atenciosamente,

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 30/9/2011, 21:04

    a sentença SQL seria:


    filtro="Format(me!txDataInicial,"mm/dd/yyyy") & "# AND #" & Format(me!txDataFinal,"mm/dd/yyyy")"


    SELECT * FROM Tabela1 WHERE (((Tabela1.Data1) Between #" & filtro & "#;"

    AND Tabela1.Pendencia = 'NomePendencia'


    ... Atenção para alguns pontos:

    1. As declarações SQL acima baseiam-se nos operadores BETWEEN... AND... Mas você poderia substituí-los por Campo>=DataInicial ...


    OU Ainda


    SELECT * FROM Tabela1 WHERE Between #" & filtro & "#;" OR (Campo = 'Pendencia')
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 30/9/2011, 22:07

    Prezados

    Segue um print que fiz pra ficar mais claro.
    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/192/telasbd.jpg/

    No primeiro, existe um registro, com as ocorrências 4 ocorrências preenchidas.
    No segundo, existe um outro registro, com apenas uma ocorrência preenchida.
    E abaixo delas há um print do formulário que fiz pra fazer a consulta e imprimir o relatório. Nele eu coloco o período desejado e a ocorrência desejada.

    O problema é que, se eu quiser, no exemplo, imprimir um relatório pra saber quais registros encontram-se na situação "1. Proposta Recebida" irão aparecer os dois registros preenchidos. Sendo que a intenção é que seja apresentado apenas o 2º, pois esta é a única (ou última ocorrência cadastrada).

    Como expliquei no primeiro post, acredito que seria necessário criar uma prioridade. Ex: um registro tem as situações 1, 2 e 3, para o relatório, caso se deseje filtrar, o relatório reconhece-se apenas a de maior prioridade, nesse caso seria a "3".


    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 30/9/2011, 22:24

    Você está usando consulta SQL, Correto?

    Caso sim, é só utilizar a clausula ORDERBY.

    select * from Tabela1 order by format(dataprevista,"yyyy/mm/dd" ASC

    se for por ano

    select * from Tabela1 order by format(dataprevista,"dd/mm/yyyy" ASC

    se for dia


    select * from Tabela1 order by format(dataprevista, "mm/dd/yyyy" ASC

    se for por mes

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 30/9/2011, 22:48

    Você poderá também fazer uma consulta em um botão por exemplo da seguinte forma:

    Dim Consulta as String
    Dim Filtro as String

    filtro="Format(me!txDataInicial,"mm/dd/yyyy") & "# AND #" & Format(me!txDataFinal,"mm/dd/yyyy")"

    Consulta = DCount("Ocorrencia","Tabela", "Ocorrencia = '" & Me!SuaCombo & "' AND Filtro")

    Teste

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 30/9/2011, 23:09

    Prezado Adilson, segue print da estrutura da consulta e também do relatório que citei na postagem anterior.

    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/191/telasbd1.jpg/

    Como informei antes, o protocolo "3H" não era pra aparecer nessa consulta. Pois esse protocolo existem ocorrências cadastradas após a ocorrência "1. PROPOSTA RECEBIDA".

    Isso se faz necessário para que eu saiba, por exemplo: quantos cadastros estão na situação "1. PROPOSTA RECEBIDA", então esse relatório seria inválido, pois o protocolo "3H" já não está mais nessa situação, apesar de ter passado por ela em data anterior.

    Fiquei pensando: Se eu criasse um campo para armazenar a última ocorrência (o mesmo sendo atualizado sempre que fosse inserida mais uma ocorrência) e realizar a consulta por ele, seria isso? daria certo?

    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 30/9/2011, 23:16

    Me diga uma coisa?

    Todos os campos da primeira imagem que você me enviou estão tudo na mesma tabela?
    Ou seja,

    https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/192/telasbd.jpg/

    Fica dificil para mim trabalhar sem o BD em minhas mãos, teria como me enviar a parte do BD que você quer fazer o filtro?

    Adilson
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  Alexandre Neves 1/10/2011, 06:26

    torongo,

    Explique melhor que pretende e apresente dados significativos.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 1/10/2011, 13:08

    Bom dia,

    Amigão se for ou que estou pensando, você vai ter que desmembrar sua tabela (dividi-la) pois irá sempre que você fizer uma consulta o protocolo "3H", pois pelo que vejo tem um erro de lógica na sua tabela, ou seja tem dois indices o protocolo "3H" e o "4H" então teremos que refazer a tabela de forma diferente.

    Abra um Banco de dados access 2007 novo e na ribbon (faixa) DAdos Externos importe do seu bd a tabela e o formulário somente envolvidos nesta situação e macro e modulo se tiverem também envolvidos , salve e hospede no https://www.dropbox.com e me passe o linl para que eu possa verificar melhor.

    Atenciosamente,

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 1/10/2011, 13:43

    Prezados, segue o link com o BD...

    http://dl.dropbox.com/u/43721121/BD.rar

    Ah... utilizo o access 2003.

    Vou tentar explicar de outra maneira, vamos supor que o BD fosse parecido com um Sistema de Ordem de Serviço, de uma assistência técnica de informática.
    Então é cadastrado um cliente e a situação do conserto vai sendo adicionada através de um subformulário.
    Supondo que as situações possíveis sejam: '1 - Entrada do equipamento', '2 - Avaliação Técnica', '3 - Orçamento realizado', '4 - Confirmação com o cliente', '5 - Solicitação de Peças', '6 - Conserto do Equipamento' e '7 - Entrega do equipamento'.
    Supondo que eu seja o dono dessa assistência, e que eu queira, por exemplo, saber quantos clientes estão na situação '3 - Orçamento realizado' em determinado período, dessa maneira espera-se que somente seja apresentado no relatório os clientes cuja "última ocorrência cadastrada (a de maior data)" seja a '3 - Orçamento realizado'. Dessa maneira, nesse relatório não seriam apresentados outros clientes, que estariam com as situações posteriores cadastradas.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 1/10/2011, 14:14

    Bom dia,

    Deixe-me ver se entendi, me corrija se eu estiver errado.

    Você que exibir uma consulta já no modo relatório caso a ultima ocorrencia registrada (independente que que tipo de ocorrencia) só que tem que ser a ultima baseado na data claro? Estou certo?

    E ao clicar no botão Proposta (imagem de impressora)? estou no botão correto?

    Se for isso entendi o que você quer.

    Aguardo

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 1/10/2011, 14:51

    Estou olhando aqui seu Bd e seus relacionamentos estão errados.

    Está invertida a situação. Vou ter que reparar os relacionamentos. Depois fazer as consultas e te enviar para você adicionar dados e verificarmos como tudo ficará para posteriores correções.

    Atenciosamente,

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 1/10/2011, 15:08

    Amigão,

    Vi que você tem uma tabela Cadastro de Ocorrências e outra tabela Ocorrências. O que você quer com tais tabelas, ao invés de se fazer duas tabelas destas faríamos o seguinte:

    A tabela normal de cadastro e uma tabela primária (tabela ocorrencias) como você tem, só que na tabela Cadastro colocaríamos os campos Ocorrencia1, Ocorrencia2, Ocorrencia3, etc? E eliminaríamos a tabela Ocorrencias deixando apenas a cadastro de ocorrencias.

    Aguardo rEtorno

    Adilson
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  Alexandre Neves 1/10/2011, 15:41

    A base da consulta será esta:

    SELECT * FROM Tab_Ocorrencias WHERE Data Between #9/1/2011# And #9/30/2011# AND CInt(Left(Ocorrencia,1)=3 AND Protocolo Not In (SELECT Protocolo FROM Tab_Ocorrencias WHERE CInt(Left(Ocorrencia,1))>3 GROUP BY Protocolo);

    A partir, crie o relatório, adeqúe para aceitar variáveis para introduzir datas pretendidas e ocorrência pretendida
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 1/10/2011, 17:29

    Caro Adilson...
    O botão que é responsável pra fazer a consulta que quero é o "ocorrências por data", o terceiro no lado direito.
    Ao clicar nele vai abrir o formulário que mandei os prints, pra digitar a data inicial final e selecionar a ocorrência desejada.
    A Tabela Cadastro de Ocorrência só serve pra alimentar uma lista de possíveis ocorrências, no campo de igual nome na Tabela Ocorrência, dessa maneira, posso alterar e adicionar uma ocorrência com essa tabela.
    Quando você clicar no botão que citei acima, tente fazer o teste de 01/09/2011 a 30/09/2011 e selecionar a ocorrência "1. PROPOSTA RECEBIDA". Vai ser exibido um relatório com dois registros, o 3H (que não era pra aparecer, pois ele já se encontra na situação: "4. LAUDO ENTREGUE") e o 4H (esse sim está correto, pq a última ocorrência cadastrada pra ele é igual à solicitada no formulário).
    O registro 3H só era pra aparecer quando eu fizesse uma consulta com o mesmo período, mas selecionasse a ocorrência "4. LAUDO ENTREGUE".


    Última edição por torongo em 1/10/2011, 19:46, editado 2 vez(es)
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 1/10/2011, 17:36

    Não funcionou a cosnulta que o Alexandre mandou, não?
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 1/10/2011, 19:23

    Não consegui rodar a consulta nao.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  Alexandre Neves 1/10/2011, 20:06

    torongo,
    Já estou atrasado para compromisso, mas siga assim:
    No botão do formulário:
    Currentdb.execute "DROP TABLE UltimosProtocolos;"
    Currentdb.execute "SELECT * INTO UltimosProtocolos FROM Tab_Ocorrencias WHERE Data Between #" & ControloDataInicialNoFormulario & "# And #" & ControloDataFinalNoFormulario & "# AND CInt(Left(Ocorrencia,1)=" & ControloProtocoloNoFormulario & " AND Protocolo Not In (SELECT Protocolo FROM Tab_Ocorrencias WHERE CInt(Left(Ocorrencia,1))>" & ControloProtocoloNoFormulario & " GROUP BY Protocolo);

    Coloque o relatório com fonte de dados "UltimosProtocolos"
    avatar
    ffs2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Ajuda BD

    Mensagem  ffs2011 2/10/2011, 21:04

    Preciso de ajuda URGENTE!!!
    Criei um BD para facilitar minhas rotinas de trabalho e pelo pouco que entendo de Access, consegui pelo menos montar o "esqueleto" do banco (tabelas, formulários, relatórios)...
    O problema é que não sei absolutamente NADA de VBA/Programação, e preciso fazê-lo funcionar com os comandos que necessito.
    Creio ser algo muito fácil para quem entende e está acostumado a criar esses códigos/comandos, mas para mim se torna algo impossível.
    Se alguém estiver disposto a ajudar com uma assessoria, preciso de alguém que finalize o BD pra mim, para enfim colocá-lo em funcionamento (posso pagar se for preciso).
    Agradeço a quem responder.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 2/10/2011, 21:12

    Amigão, estamos dispostos alhe ajudar.

    o que acontece é queminha maquina o access 2007 não estava exibindo a janela de propriedades dos objetos, não tinha como fazer. tive queformatar a maquina
    estou terminando agora.
    Abri seu bd agora.
    Detalhe
    Vou ter que mudar alguma coisa noseu relacionamento. Depois entro em contato com você aguarde que estamostrablhando para isso.
    Desista não amigão.
    Entregar os pontos facil assim
    Jogue a toalha não

    Já sei o que fazer.

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 2/10/2011, 22:19

    Boa noite, Amigão

    Caso resolvido, inicialize o BD e vá no frmCadastro e frmOcorrenciaData, você poderá efetuar as consultas tanto do frmconsultadata, quanto iniciando frmcadastro e clicando no botão ocorrencia por data quefará a consulta como desejada por você, teste e faça seu relatorio apartir dai que tá tudo ok.

    Observações:

    Seus formulários, relatorio, tabelas e objetos tem os mesmos nomes isso dá problemas serios, mudei alguns

    a caixa de texto de data inicial e final coloquei o txt antes, mudei os nome dos formularios que estão agora como frmcadastro e frmocorrenciadata etc


    Da propria instrução sql (strSQL) que está no botão prosseguiir quevoce colocouno frmOcorrenciaData é so copiar e gerar um relatorio apartir dela.
    Ao invés de usar o comando docmd.openform voce coloca docmd.opnreport (voce sabe pois tinha ) e rmoveos campos na instrução sql (strSQL) que deseja não aparecer no relatorio. Voilá.


    boa sorte,

    qualquer coisa é só falar.

    segue o link

    http://dl.dropbox.com/u/37804873/BD.mdb

    não esqueça do resolvido


    Adilson
    avatar
    ffs2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  ffs2011 2/10/2011, 22:44

    Amigo Adilson,

    vejo que ajudando o colega no tópico, parece que vc entende bastante dos códigos/comandos...

    Será que vc poderia me ajudar???

    Preciso URGENTE fazer o meu BD funcionar!!
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 2/10/2011, 23:13

    Veja aí o que fiz, e o que precisar mande mensagem neste forum que resolveremos.

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 00:53

    Caro Adilson, tentei usar os dois formulários e nenhum deu certo.
    Fiz o teste rodando a consulta diretamente e apareceu o mesmo resultado.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 12:36

    Sgue o link

    http://dl.dropbox.com/u/37804873/BD.mdb

    Aqui funciona direitinho. Testei agora, tanto pelo frmCadastro clicando no botão Ocorrencia por data, que aparcerá o frmOcorrenciaData e é só digitar as datas de 01/09/2011 a 30/09/2011 e a proposta 1, se digitar 1 na combo ela aparecerá e clicar no botão prosseguir que vai voltar ao frmCadastro com a consulta funcionando Protocolo 3H como vocÊ queria.

    CAso esteja acontecendo alguma coisa me relate detalhadamente,

    Aguardo

    Adilson
    avatar
    ffs2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  ffs2011 3/10/2011, 12:55

    Bom dia Adilson!

    1º) Numa parte do formulário, coloquei uns botões/hiperlinks para que eles abram algumas imagens (documentos) do cadastro atualmente visualizado, porém o link está vinculado a um mesmo local e assim abre sempre a mesma imagem...não sei se fui claro.
    Resumindo: preciso que estes links mostrem as respectivas imagens do cadastro ativo; que cada vez que eu chamar um novo cadastro as imagens sejam vinculadas a ele.
    Tem como???
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 13:01

    Na tabela que vai armazenar a imagem escolha o tipo de dados Anexo para o campo imagem (possivelmente o nome que voce deu ao campo, caso seja esse).
    Detalhe o tipo de dado anexo só apartir da versão 2007 nomedobd.accdb e não nomedobd.mdb(access 2003), tire a prova dos nove para você ver.

    http://www.usandoaccess.com.br/dicas/dica13.asp?id=1#inicio

    Entre no link acima é muito bom mesmo (bom no real) o site do Mestre Avelino SAmpaio que vende o Monta Ribbons, aconselho você dar uma navegada por lá olhar direitinho o site você vai se sentir no Paraíso da VBA.

    Precisando estarei no aguardo.


    Adilson
    avatar
    ffs2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  ffs2011 3/10/2011, 15:25

    Adilson

    Conheço o site do Mestre Avelino Sampaio e sei q é excelente...o problema é q não entendo NADA de VBA/Programação.

    Com relação às imagens/anexos, não era bem o q eu pensava, mas resolve meu problema. Concluído.

    2º) Tem como eu usar um campo "caixa de texto" para realizar a busca por nome/número do cadastro que quero?? Se sim, como faço??
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 15:33

    Sim,

    Preciso saber detalhes para te passar algum exemplo.

    Adilson.
    avatar
    ffs2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 02/10/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  ffs2011 3/10/2011, 15:49

    Eu tenho o campo de busca numa "caixa de combinação", pois peguei a base de um BD pronto e modifiquei para minhas necessidades. Mas não queria q ficasse como "cx de combinação" (com a setinha de escolha sabe), queria poder na "caixa de texto" digitar o nome de alguém q busco no cadastro e clicar num botão ou enter para que ele realize a busca...
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 16:28

    Estou te enviando um exemplo onde tem o frmcadaluno, o frmlocalizar e a tabelaAluno

    Verifique os codigo é bem facil (lema: estudar e adaptar).

    abra o frmcadaluno clique no botão localizar e depois digite o nome na caixa de texto ou clique no nome na caixa de listagem.

    Se não servir me fale tenho outro exemplo e te mando.

    segue o link

    http://dl.dropbox.com/u/37804873/Localizar.accdb


    Aguardo

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 16:33

    Segue também outro exemplço veja o que mais lhe agrada.

    http://dl.dropbox.com/u/37804873/Localizar%20Caixa%20de%20Texto.accdb

    Atenciosamente,

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 19:19

    Adilson, verifiquei novamente. Fiz a adição de um registro novo, com as mesmas ocorrências do 3H e fiz a consulta. O que ele faz é ir para o 3H, o que é errado. Era pra ser exibido apenas o 4H. Mesmo colocando um novo registro com ocorrências iguais ao 3h (o 5H) eram pra aparecer os dois e só está aparecendo o próprio 3H.
    Fique imaginando o seguinte: teria como eu criar campos, mesmo que fossem ocultos, para que, a cada vez que eu adicione uma ocorrência ele fique guardando o que aconteceu?
    Tipo. O registro 4H possui a ocorrência 1 preenchida, esses campos guardariam essa informação, quando eu adicionasse a 2, os campos teriam o seu conteúdo modificado para apresentar também a ocorrência 2. Dessa maneira, os campos sempre armazenariam a última ocorrência adicionada e eu poderia fazer a consulta do jeito que estava, mudando apenas o campo. daria certo?
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 19:43

    OLhe só, falei isso para você (se não me engano), ou seja no mesmo formulário de cadastro criaria os campos Ocorrencia1, ocorrencia2 etc (quantas forem necessária) com sua srespectivas datas (data_ocorrencia1, etc) eliminaria a tabocorrencias e manteria a tab_cad_ocorrencia agora com o nome tabocorrencia, em cada combo de ocorrencia selecionaria uma ocorrencia da tabocorrencia etc e tal

    Entendeu?

    Tudo ficaria mais facil.


    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 20:06

    Entender eu entendi, só q não ficaria interessante, pois podem existir cadastros com mais ocorrências do que o previsto. Tipo, tem uma ocorrência chamada de "problemas/pendências" quando ocorre isso, o cadastro é devolvido para resolução do problema e depois é trazido novamente, momento em que se adiciona o primeiro item "1. Proposta recebida".
    Vocês conseguindo me ajudar pra fazer com que os campos que citei na postagem anterior sejam alimentados com a última ocorrência cadastrada acho que funciona. Além da data da ocorrência, você deve ter visto que na tabela ocorrências existe um cód, que é um campo de autonumeração que é adicionado a cada ocorrência preenchida, esse poderia ser um dos critérios pra definir qual é a última ocorrência, além da data, tendo em vista que podem ser incluídas várias delas no mesmo dia.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 20:53

    Olhe só o unico jeito que vejo e alterando o relacionamento do seu banco de dados.
    Abra o BD e vá em relacionamentos, verifique minha sugestão e exclua os dados que tem no BD e insira novos dados e depois me envie.

    Que aí sim vai dar para a gente fazer o que você quer, quando vou efetuar a cosnulta do jeito que você que dar problema justamente por causa do relacionamento

    http://dl.dropbox.com/u/37804873/BD.mdb


    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 21:18

    Tentei incluir um registro novo, só que quando vou adicionar as ocorrências dá erro, parece que o valor esperado é o código e está aparecendo a descrição da ocorrência.
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 21:27

    Você viu os relacionamentos? Entendeu o que?

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 21:37

    Vi, nao entendi o que você pretende.

    François
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 21:39

    Olhe só,

    Temos três tabelas qu se relacionam para obter informações das tres em uma consulta temos que ter as tres relacionadas. entendeu?
    O desafio é bom, vamos conseguir.

    Atenciosamente

    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 21:55

    Hehehehehe obrigado pela atenção e disposição Adilson.
    Buscando na net, vi a "max".
    Vou escrever detalhadamente pra vê se me faço entender.
    Tipo... estou na tabela ocorrências e existem os registros cadastrados dessa maneira (coloquei a "/" para delimitar o campo):
    Protocolo/ Cod/ Ocorrencia
    1H/ 10/ 1. Proposta recebida
    2H/ 11/ 1. Proposta recebida
    1H/ 12/ 2. Avaliado no sistema
    3H/ 13/ 1. Proposta recebida
    1H/ 14/ 3. Solicitado Av. Engenharia
    2H/ 15/ 2. Avaliado no sistema
    4H/ 16/ 1. Prposta recebida

    E assim por diante..

    Existe fazer algo do tipo...
    Filtrar os registros que o protocolo for igual a "1H"
    Dessa maneira só irão aparecer os registros desse protocolo.
    Dessa consulta,usando o "max" encontrar qual é o registro que possui o maior "cod" (nesse caso seria o 14)
    Pegar a ocorrência e a data de cadastramento da mesma e copiar em dois campos??? para criar a consulta proposta.

    Como fica claro na tabela, o BD do jeito que está hoje, caso eu consulte pela ocorrência "1, Proposta recebida" iriam ser mostrados os protocolos: 1H, 2H e 3H.
    Sendo que o ideal é que, caso se consulte:
    Por: "1. Proposta recebida" - Apareceria apenas os protocolos "3H" e "4H"
    Por: "2. Avaliado no sistema" - Apareceria apenas o "2H"
    Por: "3. Solicitado Av. Engenharia" - Apareceria apenas o "1H".

    François
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 22:06

    Tente a função Max para ver se dar certo eu já tentei aqui e não deu certo.

    Talvez eu tenha feito algo errado.

    Me retorne, estou tentando alternativas.


    Adilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 22:18

    Fiz a consulta:

    SELECT Max(TAB_OCORRENCIAS.COD) AS COD
    FROM TAB_OCORRENCIAS;

    Ele me mostrou apenas o maior valor de cod, sem mostrar os outros campos do registro..
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 22:35

    Minha cabeçinha já tá um pouco quente (problemas pessoais, nada que não se resolva) quenem percebi uma coisa, quando usei o max não fiz o que você fez

    Max(TAB_OCORRENCIAS.COD) AS COD

    renomear

    Agora é so inclui na consulta os outros campos

    Adilson
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 23:17

    É meu caro tá dificil o negócio. Baita problemão


    ADilson
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  torongo 3/10/2011, 23:32

    Fiz isso:
    SELECT PROTOCOLO, Max(TAB_OCORRENCIAS.COD) AS COD
    FROM TAB_OCORRENCIAS
    GROUP BY TAB_OCORRENCIAS.PROTOCOLO;

    O resultado foi: cada protocolo, com o maior código...tá chegando perto...
    dyl2011.programador
    dyl2011.programador
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 525
    Registrado : 08/07/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  dyl2011.programador 3/10/2011, 23:48

    Vamos continuar tentando.

    Eu ainda acho que aquela ideia sua de adicionar um campo (sugiro ID) na tabela para usar a função max nele.

    Vou tentar.

    Adilson
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  vieirasoft 10/10/2011, 11:14

    Como não houve retorno, o tópico passa a resolvido. Qualquer coisa reabra, por favor.
    torongo
    torongo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 39
    Registrado : 14/09/2011

    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Consulta pela ocorrência com maior data (o retorno)

    Mensagem  torongo 25/10/2011, 03:26

    Pessoal, esse tópico tem como referência o tópico "Consulta pela ocorrência com maior data".

    A situação é a mesma.
    Estou precisando de uma ajuda pra tentar contornar esse problema.
    Vou tentar fazer-me entender...
    Tenho uma tabela com os dados pessoais do cliente (CADASTRO) e cada registro dessa tabela está relacionado a vários registros de outra tabela (OCORRENCIAS), sendo que cada registro da tabela OCORRENCIAS tem sua descrição, data entre outros campos.
    Conforme o tópico anterior, necessito criar uma consulta, na qual só sejam considerados, para efeito de seleção, a ocorrência de maior data. Tentei de várias maneiras e não deu certo.

    Estou querendo fazer o seguinte.... Criar 2 campos na tabela CADASTRO para que seja armazenada a última ocorrência de cada registro.
    Exemplo prático: Tenho um cadastro com o código 1... na tabela OCORRENCIAS existem vários registros vinculados a este código. Gostaria de que, após a inclusão de um novo registro vinculado ao referido código o access fizesse uma filtragem de quais são os sub-registros de código 1 e dessa filtragem (provavelmente utilizando a função MAX)selecionasse a de maior data e fizesse uma cópia dos valores encontrados para a tabela CADASTRO. Dessa maneira sempre esses campos (na tabela CADASTRO) teriam como conteúdo o último registro adicionado correspondente ao cadastro selecionado. Para a partir daí poder emitir o relatório que desejo. Espero que tenha sido claro.
    Obrigado pela atenção.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data Empty Re: [Resolvido]Consulta pela ocorrência com maior data

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 06:34