MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    avatar
    mancarra1
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  mancarra1 19/10/2011, 21:12

    Boas
    Nisto do Access ainda sou "um pouco verde".
    Necessitava de uma orientação:
    Tenho duas Tabelas 1ª Alunos com ID, Nome, Apelido. 2ª Aulas com ID, IDAluno, Data, Nome, Apelido,Hora, Local, HoraFim,LocalFim.
    Na 1ª estão registados todos os alunos que efectuam treino. Na 2ª registam-se os alunos que comparecem ao treino, o IDAluno Nome e Apelido são provenientes de uma caixa de selecção que vai buscar os dados à 1ª e os inseres na 2ª.
    Dificuldade Relatório com todos os alunos que compareceram num dia e os que faltaram, se fôr só os que compareceram sai tudo bem, mas não consigo que os que faltaram sejam inseridos.

    Acham que a estrutura está mal concebida? Ou que tipo de consulta devo fazer, levando em consideração que o relatório solicita a Data utilizando para tal o critério de perguntar qual a data no formato 01-01-2011 no respectivo campo, ainda li este tópico.
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t1594-instrucoes-sql-como-utilizar, mas aplicar numa consulta foi coisa que ainda não consegui.
    Se alguém puder dar um "forçazinha" agradecia.
    Obrigado pelo tempo despendido a ler esta missiva.

    Carvalho


    Última edição por mancarra1 em 19/10/2011, 21:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : A Ordem dos Campos estava trocada na 2ª Tabela)
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  criquio 19/10/2011, 21:22

    Olá, seja bem vindo ao forum! Como você quer pesquisar todos os registros de uma determinada data, pode usar uma consulta com um critério assim no campo Data:

    Como Forms!NomeDoformulário!NomeDoCampo

    Em um formulário, você pode ter um campo para digitar a data. É o nome desse form e desse campo que você passaria no código acima. Depois, basta criar o relatório à partir da consulta e colocar um botão no formulário para abrir esse relatório após digitar a data no campo. O código para abrir o relatório seria algo assim no evento "Ao clicar" do botão:

    DoCmd.OpenReport "NomeDoRelatório", acViewPreview


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    mancarra1
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  mancarra1 19/10/2011, 21:35

    Obrigado
    Veja, tenho neste momento uma consulta baseada na 2ª tabela que me solicita qual a data pretendida, esta mesma consulta serve de base para o relatório. O meu problema é que na Tabela Alunos tenho 54 registos, e na Tabela Treino por dia só aparecem uma média de 40 a 45 alunos como é então que eu vou utilizar esse comando numa consulta, levando em consideração que o relatório é proveniente de um botão e que não é utilizado nenhum form para a mesma consulta. O meu problema está em indicar quais os alunas que estão inscritos e não compareceram ao treino. Ainda pensei em utilizar só uma tabela com todos os dados que mencionei, mas pelo que me falaram a Tabela dos Alunos inscritos será utilizada noutra função, por exemplo o pagamento de uma quota, penso que estando separada evito a duplicação de digitar novamente os alunos, ou será que estou no caminho errado?
    No entanto obrigado pela sua opnião
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  criquio 19/10/2011, 21:42

    Vamos fazer uma coisa antes de tudo. Para se criar um banco de dados bem elaborado, é fundamental entender como as tabelas devem estar relacionadas e como criar as tabelas certas para cada tipo de dado. Dê uma olhada nesse artigo sobre o assunto:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t1101-relacionamento-de-tabelas

    Talvez lhe clareie as ideias.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    mancarra1
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  mancarra1 20/10/2011, 06:48

    Bom Dia (pelo menos a esta hora em que escrevo)

    O relacionamento entre Tabelas penso que estará correcto, pois o ID da Tabela Alunos está de 1 para muntos com o IDAluno da Tabela Treino.
    O Formulário de Treino tem uma caixa de Selecção que vai á Tabela Alunos e transporta os mesmos, sendo depois guardados quer o ID, quer o Nome e Apelido.
    A Consulta que serve de base para o relatório no Campo Data, tem o critério = Como [Qual a Data Pretendida? - Formato 01-01-2011].
    O Relatório efectua a Ordenção pelo IDAluno.
    Minha dúvida é como juntar as duas Tabelas numa Consulta que me dê quer a Data pretendida, quer aqueles que estão em Branco, logo não compareceram aos treinos, aqui neste ponto é que eu não faço a minima ideia de como efectuar esta opção.
    Obrigado pelo interesse demonstrado
    Carvalho
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  Alexandre Neves 20/10/2011, 09:33

    Bom dia, mancarra

    Na tabela Aulas, elimine os campos Nome e Apelido por serem redundantes e podem trazer problemas
    Evite nomear campos com nomes reservados do Access (utilizou Nome e Data)
    Para origem de dados que pretende, utilize:
    SELECT * FROM Alunos WHERE ID NOT IN (SELECT IDAluno FROM Aulas WHERE Data=[Introduza a data pretendida])
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  Avelino Sampaio 20/10/2011, 09:43

    Creio que não haja treino para certos alunos na data pretendida.

    Dê dois cliques rápido na linha de relacionamento das tabelas > clique no botão "tipo de associação" > selecione a opção 2

    Assim a sua consulta irá enxergar todas os alunos, mesmo que não haja treino.

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    mancarra1
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  mancarra1 20/10/2011, 10:00

    Obrigado
    Mudei os campos mencionados colocando NomeAluno e DataTreino
    Efectuei a consulta conforme solicitado com as relações mencionadas e ...
    Sucesso

    Muito Obrigado

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes Empty Re: [Resolvido]Consulta em duas tabelas diferentes

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 17/5/2024, 05:48