MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 3/12/2011, 03:22

    Boa noite pessoal, por muitas vezes tive problemas em vincular Front-end com Back_end de maneira nativa do Access em uma rede. Exemplo: ao tentar vincular uma cópia de um Front-end que estava funcionando perfeitamente em minha máquina em outra, por vezes o Access deixava vincular alguma das tabelas apontando como erro o caminho (path). Me ví obrigado a criar um novo arquivo .accdb na máquina da pessoa, importar todos os formulários e consultas e refazer o vínculo (muitos devem estar dando risada agora, mas foi a solução torta que encontrei, sou iniciante fazer oquê?). Daí a pergunta, como o caminho pode estar errado se "ele"(Access) acabou de vincular parte das tabelas existentes no Back-end?
    Esse assunto (vínculo VBA) vem me chamando cada vez mais a atenção. Outro dia li um tópico que acredito ser do colega Vieira sobre as boas práticas em abrir e fechar um Recordset.
    Li em um outro forum a cogitação sobre a velocidade de leitura por meio do VBA, existe algum artigo que insite o uso do VBA para vínculos?
    Reparei que alguns dos colegas aqui no forum utilizam do VBA para vincular Back_end's e formulários, quero aprender isso também! Poderiam me ajudar com os questionamentos acima e também a encontrar exemplos 'comentados para que eu possa entender a utilização dos códigos?
    Desde já agradeço.

    Luís Augusto.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 3/12/2011, 05:06

    Olá!
    Não entendi bem esta parte "vincular parte das tabelas existentes no Back-end".
    Talvez você tenha renomeado o backend, ou alterado o caminho, e por algum motivo a revinculação foi interrompida. Então os vínculos podem ter sido estabelecidos apenas em parte.
    Numa situação destas, inicie novamente o assistente, e verifique na lista quais tabelas estão com o path incorreto e marque apenas estas para serem revinculadas.

    A vinculação via vba é uma opção para deixar o tráfego na rede mais leve, pois os dados não são carregados ao iniciar o front.
    No uso do aplicativo, vão sendo buscadas no backend apenas as informações necessárias à execução da tarefa do momento.
    E há também algumas vantagens no aspecto segurança, pois as tabelas não ficam visíveis no frontend.

    A desvantagem é o acréscimo de mão de obra na programação.
    Mesmo não envolvendo substancias dificuldades técnicas, o custo para o cliente se eleva bastante devido ao tempo dedicado a escrever as rotinas.

    Você vai encontrar muito material sobre o assunto na sala Repositório.
    E a melhor maneira de progredir é estudar e trabalhar ao mesmo tempo.
    No decorrer do processo poderá contar com a ajuda de todos aqui do Maximo.

    Boa sorte!
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  criquio 3/12/2011, 10:04

    Eu uso vincular quase todos os aplicativos via vba por questão de segurança. Principalmente à partir da versão 2007 do Access, aonde a quebra de senha é quase impossível. Digo quase porque ainda não tive notícias de que alguem tenha conseguido quebra-la, mas pode ser que futuramente algum besta consiga.

    Mas qual é a diferença e porque o vínculo via vba oferece mais segurança a nível de dados?

    Você já viu que quando vinculamos o backend pelas vias nativas do Acccess, ele carrega as tabelas virtuais no frontend, correto? Se isso acontece, de nada adianta proteger o backend com senha, pois se alguem tentar importar os dados através das tabelas virtuais do frontend, conseguirá fazê-lo sem problemas, como se estivesse importando direto do backend. Aí você pode pensar "basta eu colocar senha no frontend tambem". Sim, é uma saída, mas não muito segura, uma vez que você terá que passar essa senha aos usuários. E se o usuário não for lá tão confiável, usará disso para usurpar dados. Já quando vinculados via vba, não fica nada de tabela no frontend. Convertendo o frontend para accde, o código fonte do mesmo se perde e ninguem conseguirá ver a senha do backend.

    Muitos dos meus aplicativos não tem sequer consulta "física" no frontend. Os frontends costumam ter apenas os formulários, relatórios, módulos e uma ou outra macro AutoExec e AutoKeys. Toda a vinculação e consulta é feita via vba, utilizando de Recorset DAO ou sql.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidado 3/12/2011, 10:26

    Atualmente meu principal sistema e totalmente desvinculado, sem consultas ou tabelas no front, toda a informacao e conseguida ataves de recordset"s e consultas em vba..isto tambem minimiza a corrupcao do banco de dados quando da queda de energia ou problemas de travameno do windows...quandi comecei o trabalho com desvinculos posfei uma enormidade de topicos no forum soicitando ajuda, com um pouco de paciencia e busca encontraras tudo que precisa no forum.


    Cumprimentos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 3/12/2011, 12:34

    Também estou desvinculando um sistema de um cliente, onde o problema é a rede wireless.
    Neste caso, apesar da base não ser muito pesada, o servidor, o roteador, e as outras bugigangas ficam numa salinha fechada num canto do prédio (por questões estéticas), o que prejudica muito o sinal.
    Vai ser um bom teste do ponto de vista da velocidade na rede. Vamos ver!
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Dilson 3/12/2011, 14:54

    Oi amigos,

    Para melhorar a ferramenta de busca, eu dividi o assunto na parte em que se aprofundam no assunto envolvendo dados na rede wireless que podem continuar é só seguir o link:
    Access em rede wireless
    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 3/12/2011, 18:49

    Primeiramente, muito obrigado a todos pela predisposição à resposder e participar desse tópico.
    Norbs, quanto à citação abaixo;

    "Talvez você tenha renomeado o backend, ou alterado o caminho, e por algum motivo a revinculação foi interrompida. Então os vínculos podem ter sido estabelecidos apenas em parte."
    não foi esse o caso, e pelo fato de ninguém mais ter se manifestado quanto a isso, acredito que não deva ter acontecido os outros colegas. O primeiro passo que eu realizava era tentar revincular pelo assistente mas o erro persistia. Espero assim que me interar ao assunto que aqui estamos discutindo consiga contornar essa situação.

    Quanto ao comentário abaixo;
    "A vinculação via vba é uma opção para deixar o tráfego na rede mais leve, pois os dados não são carregados ao iniciar o front.
    No uso do aplicativo, vão sendo buscadas no backend apenas as informações necessárias à execução da tarefa do momento."
    fez por reforçar ainda mais minha curiosidade, obrigado.

    Criquio e Harysohn, muito obrigado por compartilhar e detalhar suas experiências. Pelo visto terei um longo caminho pela frente ainda mais que andei lendo outro tópico quanto as possibilidades de conexão o "Considerações sobre DAO e ADO". confused
    Uma dúvida: Como que fazem as consultas, criam módulos e posteriormente as referenciam ou as escrevem diretamente na conexão?
    Posso usar o construtor de consultas SQL nativo para criar as mesmas e usar do (modo SQL) para copiar a estrutura e colar no VBA? (Também não sei muita coisa de SQL) scratch
    Poderiam direcionar algum exemplo sobre o assunto que tratamos nesse tópico? A algum tempo atrás me deparei com um exemplo que se enquadra no que estamos discutindo porem o mesmo estava um tanto pobre de comentários.

    Encontrei um poste do Administrador chamado "Tutoriais VBA para Ms Access", iniciarei a leitura um quanto antes.

    Dilson, muito obrigado por acompanhar e realizar a manutenção desse tópico. Aguardarei mais alguns comentários para dar como resolvido.

    Conto com a ajuda e a paciência de todos.

    Atenciosamente, Luís Augusto.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidado 3/12/2011, 19:02

    Quanto ao que falou...

    Posso usar o construtor de consultas SQL nativo para criar as mesmas e usar do (modo SQL) para copiar a estrutura e colar no VBA? (Também não sei muita coisa de SQL)...



    Eu vez ou outra uso esse recurso... faco a consulta do access copio e levo para o vb.. no entanto dependendo da complexidade do sql, tem algumas diferencas, com relação as aspas u virgulas....

    Ex.. na consulta do access utilizam em algumas expressoes o ponto e virgula, ja em vba utiliza-se a virgula... mas com uma boa observacao vais conseguir adaptar...

    Cumprimentos
    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 3/12/2011, 19:09

    Muito Obrigado Harysohn!
    Tenho acompanhado seu trabalho e um pouco da sua trajetória. Pelo o que li, teve sua ascenção a desenvolvedor em um curto espaço de tempo chegando a ser considerado o "DEVELOPER DO MÊS" em um outro forum juntamente a grandes nomes que aqui atuam, espero ao menos me aproximar da façanha cometida. Parabéns!
    Conto com vocês para indicar o caminho das Pedras.
    avatar
    sergiosdl
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 143
    Registrado : 04/12/2009

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  sergiosdl 3/12/2011, 22:50

    Pegando carona neste tópico, pelo que estou entendendo meu procedimento esta totalmente errado, o sistema que uso não tem problemas de segurança, então fiz assim:
    Criei somente as tabelas em um arquivo e coloquei no servidor(serverss.mdb)
    Criei o sistema, consultas, relatorios, fomularios, modulos, macros em um outro arquivo na estação(ssrede.mdb). pedi para vincular tabelas, e busquei todas do servidor(serverss.mdb)

    ignorando as questoes de segurança, esta errado este procedimento?? onde poderei ter problema?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  criquio 3/12/2011, 22:53

    Sérgio, a principal vantagem e razão pela qual eu, pelo menos, desvinculo back e front para vinculá-los via código, é mesmo a proteção dos registros. Se para você isso não é prioridade e se está funcionando tudo certinho, não vejo problemas, a não ser o fato de que o vínculo via código pode realizar consultas mais rápidas por ir direto ao local pesquisado. Mas isso se torna mais evidente quando o backend possui uma grande quantidade de registros.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 3/12/2011, 23:03

    Luís Augusto:

    O tópico "Considerações sobre DAO e ADO" não tem a pretenção de explicar como estas duas formas de conexão funcionam, e sim iniciar, talvez, uma discussão sobre as vantagens de uma e outra.
    Talvez tenha sido postado numa sala inadequada.

    No seu caso, creio que deve concentrar seu esforços no métod DAO.


    sergiosdl:

    Você não fez nada errado.
    Como a questão de segurança não é fator decisivo, resta apenas a questão do volume de tráfego.

    Ops... congestionamento na rede. hehehe!
    Em não sendo muito grande e não havendo uma enorme quantidade de micros acessando, acredito que não terá problemas.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidado 3/12/2011, 23:28

    Dias atras fiz um sisteminha para uma farmacia... Via vida (no repositorio) e fiz com tabelas vinculadas... como era um sistema relativamente simples eu nao utilizei de desvinculo, pois nao era necessario, alem do que em vba gastaria mais um pouco de tempo...

    Então, dependendo da utilizacao do sistema e das necessidades de seguranca como frizou o Mestre dos Magos (Criquio rsrs) Eu escolho a forma como fazer...


    No entanto, eu noto maior desenvoltura e eficiencia no desvinculo/vba, alem do que no front so ficam forms e relatorios, diferentemente de quando utiliza.se tabelas vinculadas e consultas.. consul exclusao... consulta adicao... consulta disso, consulta daquilo... tantas tabelas e representacoes que por vezes fica ate dificil de dar nomes a elas e lembrar pra que serve rsrs...

    Cumorimentos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Sobre a segurança dos dados

    Mensagem  Convidad 3/12/2011, 23:35

    Talvez o ítem "Segurança" seja um bom assunto para um tópico específico.
    Considerando não confundir segurança com integridade, peço a indulgência dos colegas com este semi-novato que vos escreve, e já deixo minha opinião pessoal:
    "A segurança é de exclusiva responsabilidade do cliente".

    O programador não pode assumir esta responsabilidade, pois tem consciência que não existe invulnerabilidade total.

    A extinta "Proteção a Nível de Usuário" conferia alto nível de segurança de acesso, e eu a utilizei por muito tempo, apesar de ser bem chata de trabalhar.
    Mas com um pouco de pesquisa, descobrimos como burlá-la.

    A senha que colocamos no nosso código vba pode ser quebrada por programas que são vendidos na internet. Tem até demo que exibe os três primeiros caracteres...

    E como disee o Criquio, sobre as novas versões, a senha é impossível de quebrar por enquanto.

    Ops! Congestionamento de novo...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 3/12/2011, 23:41

    Harysohn,

    eu não tenho consultas salvas nos meus bd's vinculados, exceto uma ou outra em caso específico.

    Está tudo em SQL dentro do VBA.


    Última edição por norbs em 3/12/2011, 23:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : consultas salvas)
    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 4/12/2011, 00:56

    Muito obrigado pelas dicas Norbs.

    Algum dos colegas têm conhecimento de um exemplo comentado ou referências para que eu possa finalizar o tópico?
    Obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidado 4/12/2011, 01:14

    Na ferramenta dee busca digite; Desvinculo ou desvinculado.. tera varios topicos inclusive com um exemplo do mestre jp


    Cumprimentos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 4/12/2011, 02:34

    Luís Augusto:

    Vai começar um "curso" aqui:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t5434-desafio-desvinculosala-de-situacao-carregamento-de-combobox-desvinculada

    Visite!
    avatar
    sergiosdl
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 143
    Registrado : 04/12/2009

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  sergiosdl 4/12/2011, 16:34

    Caros colegas, obrigado pela fatura de informacoes.
    meu sistema trabalha com 36 maquinas acessando, e o banco possui o tamanho de 108 mb, crescendo cerca de 5mb por mes, embora ser informações resumidas, os mestres acreditam que vincular/desvincular via vba me daria ganhos significativos de perfomance?

    Abraços
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidad 4/12/2011, 16:40

    Olá,

    São números significativos...
    Como está o desempenho atualmente?
    Alguma queixa? Você tem notado alguma perda progressiva?

    Tenho um sistema vinculado com 200Mb (compactado/reparado) e, apesar de serem poucos micros, até agora tudo bem.
    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 4/12/2011, 20:41

    Boa tarde pessoal, como disse nosso colega Sergiosdl temos uma fartura de informações nesse tópico.
    Meus sinceros agradecimentos a todos que participaram do mesmo, acredito que será de grande valia àqueles que estão a iniciar os trabalhos assim como eu.

    Luís Augusto.
    Luís Augusto
    Luís Augusto
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 129
    Registrado : 28/10/2011

    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Luís Augusto 4/12/2011, 20:45

    Resolvido!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Convidado 4/12/2011, 23:33

    O forum agradece o retorno.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas? Empty Re: [Resolvido]Vínculos via VBA. Quais as vantagens obtidas?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 06:57