MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1078
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Finformática 20/12/2011, 19:24

    Grandes Mestres,

    Mais uma vez estou aqui necessitando ajuda dos grandes mestres.
    Antes de postar esta minha dúvida já li em diversos fóruns e artigos da net e ainda não obtive uma explicação que me deixasse bem claro como funciona o back-end e front-end. Sei que é a divisão do banco em seus objetos, ou seja, as tabelas ficam em um local e o restante dos objetos em outro. Até aí tudo bem. Minha dúvida principal é como é feito a atualização do banco? Seus perigos, suas garantias.
    Por exemplo: Tenho um sistema (já bastante grande) que possui uma tabela principal com cadastros de eleitores de determinado político. Para alimentar esta tabela principal tenho aproximadamente 15 tabelas auxiliares (relacionadas) como profissão, cidade, CEP, bairro, RPA (região político administrativa), colaborador, zona eleitoral, seção, escolaridade, tipo de pleito, situação de pleito, etc. A partir desse cadastro principal tenho acompanhamento de pleitos, acompanhamento jurídico, etc. feitos por esses eleitores. Em outras palavras, para cadastrar um pleito de um eleitor ele tem que já possuir cadastro, o mesmo para acompanhamento jurídico.
    Como tudo no sistema funciona em torno desta tabela principal vem minha dúvida: Como é feito a atualização desta tabela (em rede para 4 computadores) se eu dividir o sistema com back-end e front-end. Se um usuário está cadastrando um eleitor, outro usuário alterando um cadastro, outro excluindo e outro fez uma consulta e está com o registro aberto em um formulário, QUEM É ATENDIDO PRIMEIRO? O SISTEMA BLOQUEIA A TABELA PARA FAZER CADA TAREFA POR VEZ? QUEM TEM PRIORIDADE? SÓ DEIXA UM USUÁRIO POR VEZ FAZER ALGO QUE USE A TABELA PRINCIPAL (tudo que se faz no sistema usa esta tabela principal)? É POSSÍVEL 2 USUÁRIOS ABRIREM UM MESMO REGISTRO AO MESMO TEMPO? COMO POSSO CRIAR UMA NOVA TABELA FUTURAMENTE?
    Descrevam-me como trabalha internamente a atualização do banco de dados.
    Estamos praticamente em ano de eleição e estou com medo de fazer isso e ocorrer algum erro quando estivermos com 4 digitadores trabalhando ao mesmo tempo, praticamente 24 horas por dia. Tamanho da bronca.

    Muito grato mais uma vez ao todos os grandes mestres.
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1027
    Registrado : 21/01/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Gilberto Rocha 20/12/2011, 21:47

    Amigo, recomendo seriamente dividir seu banco, pois em bancos não divididos o risco de corromper os dados é muito maior.

    Sobre o acesso aos dados, em caso de tabelas vinculadas sem código, é ideal fazer uma forma para deixar todos os registros bloqueados, então você desbloqueia para editar, e não deixa outro usuário editar caso o registro já esteja sendo editado, existem varias formas de fazer isso, uma delas é em seu formulario de edição, propriedades, deixar a opção Proteções de Registro = Registro editado.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1078
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Finformática 21/12/2011, 23:26

    Caro Mestre,

    Muito grato por sua atenção. Vou testar a propriedade que indicas (Proteções de Registro = Registro editado) e ver seu resultado. Mas como fica a atualização no caso de termos 4 digitadores cadastrando diversos registros (registros diferentes, novos) ao mesmo tempo se todos irão usar a mesma tabela (principal)? Vai permitir vários usuários acessando a mesma tabela ao mesmo tempo? E a manutenção das tebelas (criação de uma nova tabela) com o banco dividido?

    Muito grato, por enquanto

    Abraços
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1027
    Registrado : 21/01/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Gilberto Rocha 21/12/2011, 23:42

    Isso não é problema, pois ao adicionar um novo registro cada usuário altera o seu, sendo assim não há problema algum, já que cada novo registro é gerado um numero no campo Autonumeração do ID da tabela, ficando exclusivo a edição no registro gerado.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1078
    Registrado : 23/03/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Finformática 22/12/2011, 00:25

    E a manutenção das tebelas (criação de uma nova tabela) com o banco dividido?
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1027
    Registrado : 21/01/2010

    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Gilberto Rocha 22/12/2011, 14:10

    é só criar e vincular manualmente ou por código, sem problemas eu inclusive muitas vezes tenho q adicionar novos campos então faço por código, busque aqui no forum tem tudo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Dividir Banco de Dados Empty Re: [Resolvido]Dividir Banco de Dados

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 14:28