MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    ERS2011
    ERS2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 27
    Registrado : 10/09/2011

    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  ERS2011 3/2/2012, 11:07

    Ola colegas estou precisando de uma ajuda.

    Tenho um arquivo onde às pessoas que irão usar o arquivo tem um login e senha (FrmLogin). Este usuário ira escrever uma parte das anotações (FrmAnotarPbl) e esperar para que o responsável (Escreva o que deve ser feito), ou seja, tome uma ação e posteriormente depois de resolvido o usuário possa finalizar suas anotações, seria possível fazer com que os campos preenchidos por este usuário somente possa ser editado por ele, e também os campos do responsável estejam desabilitados quando o usuário estiver logado.
    Ou seja? Habilitar e desabilitar campos do formulário reconhecendo usuário logado.

    No Formulário (FrmAnotarPbl) que esta em verde é a parte que o usuário ira escrever e a parte que esta em azul , será o responsável que ira escrever .

    Link do arquivo. http://www.sendspace.com/file/q91vch

    Desde já agradeço a ajuda de todos.
    [b]
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Re: [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  Convidad 3/2/2012, 12:09

    Olá amigo
    Vi teu aplicativo e tenho que fazer algumas ponderações:

    1- A tblUsuario não tem um campo numérico único e a chave primária está num campo texto.
    Dessa forma você terá problemas.
    O ideal:
    Tirar a chave do campo texto.
    Criar um campo (idUsuario)- numeração automática - e então colocar aqui a chave primária.

    2 - Para habilitar e desabilitar campos do formulário reconhecendo usuário logado, colocamos todos os campos do formulário como bloqueado = sim
    - Liberamos os campos pertinentes a cada usuário logado, mas como?
    Ao abrir o formulário verificamos qual usuário logado e liberamos os campos.
    Até ai tudo bem, mas...
    Na tua tabela tem 80 usuários
    Quantos usuários terão acesso a esses campos?
    digamos 20 usuários terão esse acesso.
    teremos que fazer ou um if .. then para cada um deles ou o mais apropriado, select case, mas mesmo assim vai ficar assim:
    select case idUsuario
    case 1, 2,3,4,5, 6 ....
    No futuro entrará novos usuário para usar o formulário, então teremos que vir aqui no código e adicionar no case, a id do novo usuário, impensável né?
    Portanto, terá que definir grupos de usuário.
    Assim, o formulário vai liberar os campos aos usuário pertencentes a determinado grupo
    e quando tiver novo usuário, ao cadastrar irá definir a que grupo ele irá pertencer.
    Espero ter sido claro

    Abraços
    ERS2011
    ERS2011
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 27
    Registrado : 10/09/2011

    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Re: [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  ERS2011 15/2/2012, 12:50

    Obrigado Balem , por ter feito sua analise e desculpa pela demora em responder pois estou fazendo conforme sobra um tempo .Este exemplo eu peguei de outro forum e só coloquei o nome dos usuarios e não alterei nada da tabela esta do jeito que peguei,já fiz a modificação que vc sugeriu na parte da chave primaria .Ainda estou pesquisando para fazer o que pretendo estou vendo alguns exemplos do repositorio .
    Aguardem mais um tempo que estou pesquisando se tiverem algum exemplo em mente e se possivel favor me passem .


    Abçs
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Re: [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  Convidad 15/2/2012, 15:05

    Fica sossegado Edmundo!

    Aqui tem um exemplo de segurança para grupos de usuários, caso esteja interessado.

    Abraços
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Re: [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  criquio 7/3/2012, 20:56

    Estou passando o tópico a Resolvido. Se necessário, reabra por gentileza.
    Caso já tenha resolvido, favor dar um retorno.
    Grato:

    A moderação.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado Empty Re: [Resolvido]Habilitar e desabilitar campos reconhecendo usuário logado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 12:26