MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  EdiFirst 3/2/2012, 19:42



    Boa tarde,Pessoal!

    Já tentei falar com alguns, mas não deu certo,também pesquisei mas não consigo adptar os códigos a minha realidade. bom
    Estou tentando fazer uma aplicaçãozinha aqui de uma oficina.Já tenhos algumas tabelas prontas e formulários,acredito que a maioria já está Ok.
    O que acontece é o Seguinte: Tenho o Cadastro de Cliente,Funcionário,Veículos e Avarias(estes são os principais,a partir deles provalvemente o que falta é muito pouco).
    Com ajuda de vcs aqui do forúm os forms estão Ok,ficou legal, com os botãos de navegação e tudo mais,regras de validação,ele valida cpf,cnpj,insere endereços com base no cep, ficou bacana até aqui.
    O que eu queria é o seguinte ao terminar de fazer o cadastro de cliente e clicar em salvar automaticamente ele vai para tela do cadastro de veículo,depois para avarias,asssim:

    Cadastro Cliente(terminado vai para)>Cad.Veículo>Avarias.Fazer salvar o form. anterior e abrir o próximo maximizado eu fiz,foi simples,mas o que eu queria q ao chegar no form de veículos por exemplo ele já preencha automaticamente o código e nome do cliente(que foi acabado de ser feito no form anterior), depois no de avaria a mesma coisa,preencha automaticamente alguns dados dos forms anteriores que irei precisar,assim as tarefas vão ficando mais automazidas, pensei que era o RecordstClone, e Bookmark, que daria conta disto mas não é.

    Sobre os relacionamentos entre tabelas, eu fiz mas acabei excluindo porque ele não traz o campo automaticamente pro form,ele só obriga que tenha dados comuns entre tabelas,Vc pode me ajudar com estas dúvidas? Valeu!! Agradeço a força!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 3/2/2012, 19:54


    Olá

    Os relacionamentos devem existir. Na tabela de veículos deve haver uma campo para relacionar com o código do cliente, e na tabela de avarias deve existir um campo para relacionar com o código do veículo.
    Senão vc não vai conseguir transportar os dados.

    E uma pergunta: Quando você salva o registro no form de clientes, ele fecha ou continua aberto ao abrir o form de veículos. E quando salva o registro em veículos e abre o de avarias, o de veículos fechou ou continua aberto?
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re:Re:Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  EdiFirst 3/2/2012, 21:29



    Grande Norbs! Beleza?!

    Então, coloquei a instrução para Salvar e Fechar sempre um formulário anterior antes de ir para o próximo,por exemplo saindo do Form Clientes Salva-o,Fecha-o e então vai para o de veículos(que será dados deste mesmo cliente).
    Sobre os relacionamentos na Tabela Clientes vai ser gerado um código auto-númerico(que é minha chave primária),na do veículo a chave estou pensando se coloco a chave primária como a placa ou um outro código,lembrando também que depois que vou para o form Avarias ele deve aparecer os dados do veículos(a Placa eu acho que é o bastante), e colocando o nome do funcionário(que é o Avaliador),deve aparecer a profissão dele ao lado,sobre a data de avaliação, no form Avarias coloquei como valor padrão de data a intrução agora()(que traz a data e horário Wink ) até aí ficou legal.Bom é isso, quando a pessoa estiver fazendo o cadastro, além de facilitar o preenchimento de alguns campos, o bacana é que dá uma idéia de continuidade,depois eu filtro esses dados para colocar em um último form, que ainda vou ter que criar que vai ser o da Nota ou O.S. ou Orçamento.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 3/2/2012, 21:46


    Não recomendo usar a placa como chave-primária.
    Sempre que possível use NumeraçãoAutomática como chave em qualquer tabela. Facilita todo o desenvolvimento e é à prova de erros.

    Sabe, todo este procedimento de abrir um formulário depois do outro pode ser eliminado, economizando muito código.

    Vc pode usar apenas um objeto pra tudo:
    Um form de Avarias com uma combo para escolher o veículo. Como o veículo está relacionado ao cliente (veja a importância dos relacionamentos!), tá feito.
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty RE:Re: Preciso de ajuda com o DlookUp no access 2007,help-me!!

    Mensagem  EdiFirst 3/2/2012, 22:06



    É Norbs, realmente tenho visto bastante exemplos com combox, mas meus forms já estão todos prontinhos, com os botões as configurações tudo ok,tem imagem de fundo, já está funcionando este lançe de sair fechar,salvar e abrir o próximo já maximizado..
    Além de que no Form Veículos é complicado, tem vários campos sim/não, (tipos de combustível),(ignição),etc..
    O form Avarias então é mais complicado, tem os itens obrigatórios (extintor,triângulo,Chave de roda),e se escolhe a situação deles numa caixa de combinação, fora a isso a coloquei dentro dele um outro form(não sei dizer se é um subform), que é um desenho de um carro(um tanto mal feito mas foi o que achei pra colocar), e neste carro a vários campos sim/não (que é o checkList do cliente)isto depois vai ter que sair num relatório.. Neutral
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 3/2/2012, 22:44


    Tudo isto é normal, e não atrapalha minha sugestão.

    Se o cliente já estiver no cadastro obviamente não será necessário cadastrar novamente, mas vc terá que abrir o form de clientes da mesma forma para dar início ao seu processo. E localizar o cliente no registro para que o form de veículos saiba em que registro abrir. E se o cliente tiver 2 veículos ? Vai ter que dar um jeito de indicar o veículo correto para o form de avarias.
    Idem para cadastro de veículos: mesmo já estando cadastrado vc não poderá pular esta etapa.
    E os forms estando fechados, não pense que será simples: vai ter muito Recordset no caminho.

    Sinceramente, acho muita mão de obra sem nenhuma necessidade. E meu instinto de muitos anos de programação diz que tem tudo pra não dar certo.
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re:Re:Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  EdiFirst 3/2/2012, 23:31



    É realmente é uma tarefa mais difícil do que eu poderia imaginar, ainda mais sendo o meu primeiro "projeto", só estou tentando fazer graças a ajuda de vcs, e também porque é um excelente aprendizado.. Smile

    Mas então Norbs,estou procurando ler o Ajuda do access, mas eu não sei quais são os recursos que o Vba oferece,aquilo que vc comentou até cheguei a pensar o caso do cliente ter dois veículos,realmente vai ter que voltar no form veículos e também avarias.
    Mas pelo menos o cliente já vai estar cadastrado(ok, teria que fazer o cadastro de qualquer maneira), mas veja bem pelo menos o primeiro veículo já vai sendo adiantando..(com isto quem está preenchendo já vai acompanhando o cadastro, além de que evita erros)
    Veja bem o que estou pensando:Terminei o cadastro do cliente(independente de quantos carros ele trouxe para oficina), de alguma maneira(se possível), armazeno o código deste cliente numa variável,ao chegar no próximo form,"pego" este código e com ele faço o filtro que vai me mostrar que cliente é este, ou seja no form veículo já irei ter dois campos preenchidos automaticamente,cód.cliente e nome do cliente,,depois..quando ele passar pelo form avarias ele pode usar esses mesmos recursos, para cadastrar o outro veículo, ser for o caso, quando ele digitar(desta vez ele vai ter que digitar), o cód.cliente já traz o cliente aí ele faz um novo registro de veículo, ou seja um mesmo cliente com mais de um veículo(mais de uma placa, mais de um cód.veículo).

    Será que tem como fazer, têm algum recurso que faz,o que vc acha?Ah.. detalhe eu acho o que está me induzindo a pensar assim, é que na oficina não programa nenhum, aí as coisas já estariam sendo mais práticas.. drunken
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 3/2/2012, 23:50


    Desculpe Edmar, mas eu não estou entendendo o propósito disto tudo, quando vc pode simplesmente abrir o form de Avarias, escolher o veículo, e pronto!
    E se o veículo não estiver cadastrado, um botão pode abrir o form de Veículos e cadastrar na hora, sem fechar o form de Avarias. E quando o foco voltar ao form de Veículos, os dados já estarão lá atualizados.
    Você quer fazer o processo inverso!
    Não que não seja viável, mas é complicação desnecessária, e via fórum vai ser muito difícil montar tudo.
    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re:Re:Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  EdiFirst 4/2/2012, 00:01


    Ok, entendo mas mesmo assim agradeço seu empenho, mas poderia me deixar uma dica, suponhamos que já tenho cadastro do cliente feito, como eu faço só para quando eu digitar o cód. deste cliente em qualquer form, aparecer o nome dele..ou se de repente eu escolher em um form o nome dele e aparecer o cód..,será que terei que criar consultas e com base nas consultas fazer o form?
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 4/2/2012, 00:29


    Se não quiser usar uma ComboBox (que em suas colunas pode ter todos os dados do cliente que precisar), deve usar a função DLookup no evento ApósAtualizar do campo.
    P.ex. para exibir o nome num campo chamado Teste após digitar o código:

    Me.Teste = DLookup("NomeCliente", "TabelaClientes", "CodigoCliente = Me.NomeDoCampo")

    avatar
    EdiFirst
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 48
    Registrado : 15/01/2012

    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: Automatização de Tarefas

    Mensagem  EdiFirst 6/2/2012, 02:51



    Buenas notches Cool Galera! Ou seria Bom dia kkk(00:50 hrs!)

    Norbas desculpa não ter te respondido antes,agradeço pela força,estou fechando este tópico,Obrigado!
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Convidad 7/2/2012, 02:26


    Disponha, agradecemos o retorno.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas Empty Re: [Resolvido]Help-me:Automatização de tarefas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 02:58