MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5078
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Silvio Qui 08 Mar 2012, 01:21

    Prezados colegas.

    Saudações a todos !

    Tentei achar parecido com a minha duvida usando o nosso sistema de busca aqui do fórum, mas não encontrei nada parecido.

    Seguinte tenho uma tbl produtos, que será alterada a cada dois meses ou três meses. Essa atualização vem para mim, em *.XLSX.

    O que tenho eu feito, alterado esse XLSX, colocando os nomes dos campos nele ( CódigoProduto, Nome, Und, QtdUnd)...todos esses que eu citei entre os parenteses, são fixos, não irão mudar, mas oque vai mudar será e é o CustoPadrão, tanto para cima como para baixo.

    Fiz alguns teste, via importar do Excel, mas ele acrescenta e não substitui...se tiver 1.000 itens antes....importando dessa forma...vai para 2000, pois a chave primária não está no CódigoProduto e sim no CodLoja.

    Existe, algum modo ou forma de importar tudo isso, alterando apenas o preço e mantendo o resto como está ?

    Será que alguem já vivenciou isso, para me ajudar ?

    Sou grato a todos, que dispensaram o seu tempo, para me orientar !

    Silvio


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  criquio Qui 08 Mar 2012, 01:34

    E se zerar a tabela antes da importação? Já que quer apenas os dados da última importação, talvez resolva:

    CurrentDb.Execute "DELETE * FROM NomeDaTabela"


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Convidad Qui 08 Mar 2012, 01:42

    Olá Silvio

    A única vez que precisei interagir com excel usando o Access foi a mais de 5 anos atrás.

    Portanto, apenas vou sugerir.

    Que tal se você importar para uma nova tabela (digamos, temporária) esses dados do excel?
    Assim, poderá manipular essa dados a bel prazer dentro do Access.
    E depois, poderá apagar os dados dessa tabela para ser usada na próxima vez.
    Fica a idéia.

    Abraços



    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5078
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Silvio Qui 08 Mar 2012, 11:05

    Criquio e Balem Saudações a vocês.

    Senhores a coisa aqui é meio complicada mesmo.

    Criquio, quem me dera poder zerar a tbl de importação, mas não tem jeito, pois a tbl produtos é onde ficam 17.079 itens oriundos de 4 fornecedores diferentes, com preços diferentes. Esses fornecedores alteram os preços a cada um ou dois meses. Por isso que eu estou aqui meio que desconsertado. E nem sempre eles alteram os preços ao mesmo tempo, um mês pode ser um fornecedor..e os outros três não......outro mês são dois que alteram e dois não.

    Andei olhando os exemplos do grande JPaulo, mas esses exemplos não atenderam.


    Balem, por azar meu, todos os fornecedores mandam para o meu cliente em *.XLS, *,TXT ou que me deixou de cabelo branco....*.PDF ( tive que converter esse arquivo em *.xls).

    Conversei com o gerente dessa empresa, para fazer a atualização de preços manualmente, mas ao me responder fiquei meio que assustado,pois quando vem atualização de preço de lista.... vem mais ou menos uns 500 a 600 itens por vez, tornando dessa forma um trabalho muito cansativo e sujeito a falhas humanas.

    Bom, agradeço aos grandes que aqui responderam.

    A luta continua !

    Abraços a todos.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  JPaulo Qui 08 Mar 2012, 11:58

    É extremamente facil fazer o sugerido pelo amigo Balem.

    Codigo VBA para:

    1º Importa todo o Excel para uma tabela temporaria.
    2º Update no campo CustoPadrão na Tabela Produtos, onde o produto for igual ao da tabela temporaria.
    3º Delete * à tabela temporaria.

    e Voilá....


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  criquio Qui 08 Mar 2012, 12:30

    Então, no caso, o amigo precisa manter alguns dados da tabela e importar novos dados para campos específicos dessa tabela, é isso mesmo? Pensei que quisesse sempre sobrepor todas as colunas da tabela. Nesse caso o melhor é mesmo usar uma consulta UPDATE ou fazer isso via vba, usando UPDATE no lugar do DELETE que eu havia sugerido, através da tabela temporária.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  JPaulo Qui 08 Mar 2012, 12:31

    Veja o exemplo feito meio à pressa;

    Coloque o ficheiro de Excel em C:\ altere os preços e teste;

    http://dl.dropbox.com/u/771097/Silvio_I.rar



    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Convidad Qui 08 Mar 2012, 12:45

    Falou e disse JPaulo
    (as vezes esqueço que estou num fórum bilíngue, "Falou e disse" = Exatamente)

    Não importa a quantidade de registros e sim o "modus operandis" da coisa em si.

    Primeiro:
    -Definir junto aos teus clientes o formato do arquivo a ser enviado a você.
    No caso em xls (PDF nem pensar)
    Argumentar junto a eles sobre custos, hora trabalhadas.
    Do modo que imagino, poderá automatizar a coisa de modo que qualquer usuário poderá
    fazê-lo, isso poderá argumentar com os clientes também.
    Segundo: definir a(s) tabela(s) temporária(s), mantive o plural porque você falou em mais de um clinte, pode-se definir uma tabela temporária para cada cliente, se for necessário.
    Mas isso é você que deve definir.

    Uma vez que acertou o código de importação para a tabela temporária, a sql de atualização da tabela principal e a deleção da tabela temporária, poderá usar o mesmo código para as tabelas dos outros cliente. (como não conhece os sistema creio que já estou viajando Razz )
    Pense com carinho Wink

    Obs.: JPaulo é o The Flash, enquanto elaboro um texto ele faz um exemplo. Laughing Laughing


    Abraços
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5078
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Silvio Qui 08 Mar 2012, 15:48

    Bom dia a Jpaulo, Balem e Criquio.

    Sou grato a vocês três, por ceder um pouco de suas horas para me ajudar.

    Balem, já defini com o meu cliente a vinda dessas atualizações em *.XLS ( de todos os fornecedores), infelizmente, nem todos os fornecedores de autopeças tem uma boa equipe de T.I., pois para eles tanto faz como fez.

    O sistema desenvolvido por mim, esta em 90% automatizado, ficando a cargo do usuário apenas a digitação de cadastros dos clientes, cadastros de fornecedores e fatores de correção de preços para cada fornecedor que ele tenha no sistema.

    Após esses cadastros, a emissão de orçamentos ou a consulta a produtos é feito apenas com o minimo possível "cliks" de mouse.

    Infelizmente, há apenas uma tabela de produtos, onde estão todos os produtos de 4 fornecedores, que fornecem diferentes tipos e modelos de peças. Tenho que mante-la pois é dela que vem num subformulário o pedido gerado para o cliente ou a consulta ao estoque da empresa. Como diria um colega meu aqui: " vamos quebrar um pouco de pedra "

    Jpaulo, o teu exemplo vou adapta-lo para a minha necessidade aqui, mas terei que fazer isso hoje a noite, devido a compromissos com cliente agora na parte da tarde aqui. Lhe colocarei a par nesse mesmo tópico.

    Mas pelo que eu vi...creio que vai me atender prontamente. Lhe agradeço imensamente pela tua resposta meu caro !

    Criquio, essas tabelas serão atualizadas quase que mensalmente, variando mês a mês o fornecedor. Haverá mês que não será feito nenhuma alteração. Estava nesse cliente atualizando o BE ( esta o Banco de Dados rodando em um servidor + 4 micros ) e ele me reportou que atualização agora somente em 05/2012.

    Bom, vamos voltar a " quebrar um pouco de pedras por aqui"

    Abraços a todos !



    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 11016
    Registrado : 04/11/2009

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  JPaulo Qui 08 Mar 2012, 17:05

    Precisando dê um grito aqui, aguardamos.


    .................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

    Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

    Ou ainda: Aqui (Novo)

    Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5078
    Registrado : 20/04/2011

    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Silvio Seg 12 Mar 2012, 21:54

    JPaulo, saudações.

    Alterei a linha de importação para adaptar as minhas necessidades....funfou legal, mas tive que incluir alguns campos no livrodepreços.xlxs. Nada de mais, inclui os itens que estão tblprodutos na planilha do excel.

    Na linha onde temos: t=nome..... ficou t=nomedoproduto.

    Então dou por encerrado mais esse tópico.

    Grato a vocês Jpaulo, Balem e Criquio pelo tempo dispensado a minha duvida.



    Última edição por silvio99 em Ter 13 Mar 2012, 02:08, editado 1 vez(es)


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    avatar
    Convidad
    Convidado


    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Convidad Seg 12 Mar 2012, 23:19

    Silvio

    Valeu pelo retorno.

    Fico contente em saber que resolveu teu problema.
    Na realidade um fórum ao meu ver é assim que funciona, ajudar a encontrar saídas que nós não vemos naquele momento, por mais que saibamos programar.

    Boa sorte!

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql Empty Re: [Resolvido]Importar via codigo.....vba ou sql

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 18:20