MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico

    avatar
    Iniciante
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 30/03/2012

    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico Empty Formulário para edição de registro específico

    Mensagem  Iniciante 18/4/2012, 15:01

    Caros,

    De fato, é extraordinário que o Microsoft Access exista. Ele promete algo incrível: que não programadores possam projetar os seus bancos de dados. Como não sou programadora, todas as soluções que incluem VBA não fazem muito sentido para mim. E a bem dizer, sempre prefiro soluções que não impliquem VBA, afinal, sei que não posso facilmente reproduzi-las em outras situações.

    No arquivo anexo, vocês podem observar a minha tentativa. Acionando a aba "Suplementos" > "Fatos" > "Editar/excluir fatos" é aberto uma caixa de diálogo que pergunta pela data da ocorrência do fato. Informando uma data (coloque 09/04/2012), consigo carregar os registros retornados em uma caixa de lista.

    A partir dessa caixa de lista,e é nesse ponto que solicito ajuda de vocês, eu gostaria que fosse possível selecionar um dos registros. Tal seleção (através de um click, ou enter) abriria um formulário que permitiria a edição (ou exclusão) somente DESTE registro selecionado.

    Realmente, preferiria que a solução fosse sem VBA, pois não sou programadora. Então, pergunto-lhes: Há como abrir um formulário para edição de um item, sendo este o mesmo item que foi selecionado na caixa de lista? Sem VBA? E com VBA?

    Desde já agradeço imensamente a atenção !

    Anexos
    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico AttachmentPrototipo_Sistema v2.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (109 Kb) Baixado 100 vez(es)
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico Empty Re: [Resolvido]Formulário para edição de registro específico

    Mensagem  criquio 18/4/2012, 15:58

    Olá! Eu te aconselharia a começar a utilizar vba. Pode parecer mais difícil agora mas depois que você começar a dominar a técnica, irá pensar "como eu pude achar um dia que macros eram melhor do que vba?" Eu mesmo, no início, fazia tudo utilizando assistente e macros, mas depois que comecei a entender um pouco melhor a lógica de programação e as rotinas vba, só uso as macros AutoExec e AutoKeys em alguns casos. No seu caso mesmo, dá para fazer sem vba, mas eu acho mais trabalhoso, pois você vai ter que criar uma consulta, inserir nela um parâmetro que será ligado à listbox do formulário e gerar o outro formulário com base nessa consulta, sem contar que referenciar uma listbox ou combobox na consulta é ainda mais complicado. Já via vba, você pode ter o formulário gerado à partir da tabela mesmo e utilizar uma simples linha para filtrar:

    DoCmd.OpenForm "NomeDoFormulário", , , "Código=" & Me.NomeDaListBox.Column(0)

    Aonde:

    DoCmd.OpenForm - Pede para Realizar o comando de abrir um formulário;
    "NomeDoFormulário" - você muda para o nome do seu formulário, deixando entre aspas mesmo;
    "Código=" & Me.NomeDaListBox.Column(0) - pede para abrir o registro cujo código seja igual ao código da primeira coluna da listbox. Se o código do registro estiver na segunda coluna, mude o zero para um, se na terceira, muda pra dois e assim por diante.

    Observe que tem três vírgulas antes do "Código... Isso quer dizer que podem ser inseridos outros recursos nesses locais. Quando você digita DoCmd.OpenForm "NomeDoForm", todas as opções são exibidas entre parênteses. Ao passar de uma vírgula para a outra, a opção referente à essa etapa é realçada. Se você pressionar F1, será exibida a ajuda com tudo detalhado para você ter uma ideia de como implementar.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Iniciante
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 30/03/2012

    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico Empty Re: [Resolvido]Formulário para edição de registro específico

    Mensagem  Iniciante 18/4/2012, 18:14

    Muito obrigada por sua ajuda ! Sofri um pouco aqui para conseguir, realmente VBA (ainda) não é minha praia, mas está funcionando do jeito que eu queria !

    Você conhece algum manual de VBA de Access para indicar ?

    Abs !

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico Empty Re: [Resolvido]Formulário para edição de registro específico

    Mensagem  criquio 18/4/2012, 19:09

    Agradecemos pelo retorno. Muito obrigado!


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Formulário para edição de registro específico Empty Re: [Resolvido]Formulário para edição de registro específico

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 2/5/2024, 10:02