MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Relações entre tabelas

    avatar
    mnascimento1
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 8
    Registrado : 31/05/2012

    Relações entre tabelas Empty Relações entre tabelas

    Mensagem  mnascimento1 6/6/2012, 01:04

    Ola amigos!

    Estou com uma duvida. Estou criando um sistema para controlar O.S.
    Porém gostaria de criar relações da tabela OS com mais duas tabelas, A de cadastro do cliente, e a de cadastro de maquinas de propriedade do cliente.
    Gostaria de fazer isso para que ao abrir uma OS, eu digite o nome ou o ID de identificação do cliente, ele puxe da tabela cadastro os dados que preciso para a OS. E qdo digitar o ID da maquina, faça a mesma coisa.

    E se não for pedir demais, to tentando fazer uma forma, que qdo abra uma OS, ela gere um nuemro de OS, por exemplo 989796/1 onde o 989796 é o número da OS e o /1 é o número de vezes que foi aberto OS para aquela maquina. Pensei nisso, para que eu tenha um controle de qtas vezes a maquina teve OS aberta... Pois qdo tiver retorno, ao inves de gerar um novo número de OS, ele apenas crie a OS número 989796/2. Qual minha duvida... Como faço para que o sistema, ao abrir o historico desta OS anterior, me de a opção de abrir a OS com o /2... /3... /4... etc. Na tabela eu criei um campo ID (Numeração automatica) e um campo retorno (onde gravará a informação /x.

    Qualquer duvida, ou se não fui claro nas minhas duvidas, estou a disposição para ajudar e esclarecer melhor.

    Desde já agradeço.
    Marcelo.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Relações entre tabelas Empty Re: Relações entre tabelas

    Mensagem  Convidad 6/6/2012, 02:43


    Para relacionar estas 3 tabelas (OS, Clientes, Maquinas) basta que haja nas tabelas OS e Maquinas um campo para identificar o código do cliente.

    E então relacionar:
    TabelaClientes.IdCliente (Um) para (Muitos) TabelaOS.CodigoCliente
    TabelaClientes.IdCliente (Um) para (Muitos) TabelaMaquinas.CodigoCliente


    Este campo Retorno que criou pode receber o valor a partir de uma contagem do Id da máquina na tabela de OS's.

    Em uma nova OS, assim que identificar a máquina, use a função DCount para contar as ocorrências anteriores e acrescente 1.

    Seria algo assim:

    Me.Retorno = DCount("*", "TabelaOS", "IdMaquina = Me.CodigoMaquina") + 1

    ou para concatenar com o número da OS:

    Me.Retorno = Me.IdOS & "/" & DCount("*", "TabelaOS", "IdMaquina = Me.CodigoMaquina") + 1


      Data/hora atual: 28/4/2024, 21:02