MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando... Empty [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    Mensagem  l_marcce 21/9/2012, 12:48

    Olá pessoal!!!
    Humildemente venho pedir a ajuda de todos, para, desta vez, estar colocando dentro do sisteminha que estou desenvolvendo, uma nova tabela com suas relações...
    Já tenho, dentro do sisteminha, as tabelas:
    Clientes
    Reserva
    Hóspedes
    Casas (que, aliás, é assunto para mais prá frente... rs...)

    Dentro do sistema, já funciona o BD para cadastro dos clientes, para a reserva feita aos mesmos com seus respectivos hóspedes, com valores e tudo mais funcionando...
    Só que agora preciso colocar tb um "espaço" para descriminar como vai ser efetuada a cobrança das reservas feitas: A vista, Com cheques pré-datados ou via Débito automático (todos no máximo em 3 vezes).
    Dúvida inicial: o relacionamento deve ser feito ao cadastro dos clientes, certo? Só que isso não traria algum tipo de problema se, por acaso, o cliente fizesse nova reserva e efetuasse novo pagamento, antes do término do primeiro acerto???
    Segunda dúvida: Como esse pagamento deve ser demonstrado no relatório e estou precisando de espaço físico no papel, é possível ser impresso somente os campos da forma de pagamento escolhida??? Digo, sem precisar aparecer os campos em branco, das formas de pagamento não utilizadas???

    Desde já, obrigado à todos que puderem estar dando mais essa forcinha...
    Abraços à todos...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando... Empty Re: [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    Mensagem  Alexandre Neves 21/9/2012, 13:53

    Boa tarde, marcee
    Sobre a dúvida do débito, deve ser ligado à reserva que, por sua vez, está ligada ao cliente.
    Assim, pode saber quanto o cliente deve por reserva
    Relativamente ao tipo de pagamento, estude bem o esquema que pretende implementar. Existem muitos assuntos tratados sobre parcelamentos. Dê uma vista de olhos para ver se aproveita algo.
    Não entendi a dúvida dos campos em branco no relatório, mas julgo que os esclarecimentos que lhe dei deixaram essa dúvida para depois.


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    l_marcce
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 37
    Registrado : 18/09/2012

    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando... Empty Re: [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    Mensagem  l_marcce 21/9/2012, 15:58

    Olá Amigo Alexandre...
    Obrigado por responder...

    Usando sua opinião, já criei a tabela "pagamento", estruturada assim:
    Código - N/A
    ID_Reserva - Para amarrar a reserva
    ID_Associado - amarrar ao Cliente
    ID_TipoPagamento - A Vista, Cheque-pré e Débito Automático
    Data - (Rs... precisa esclarecer??? Rs...)
    Valor - (Auto soma, já feito...)
    Pago - Sim/Não
    ChequePre - Sim/Não
    BancoCheque - Nome do Banco
    TitularCheque - (Vai que é o cheque da esposa, por exemplo)
    DataCheque - Data/Hora
    NumeroCheque - Informações pertinentes
    ValorCheque - (se for dividido em 3, né?)
    DebAutomatico - sim/não
    BancoDebito - Nome do Banco
    NumConta - Número da conta (Informações)
    ValorDebito - Moeda

    Se estou no caminho certo, acho que precisarei criar mais duas tabelas para entrar as informações dos tipos de pagamento Cheque pré e Débito auto, para poder armazenar essas informações (tipo Detalhe do pagamento), certo?


    No caso dos campos em branco, eu pensei em colocar dentro de um formulário as opções sim/não das formas de pagamento, para quando determinada forma for escolhida, se apresente os campos apenas da opção escolhida.
    Rs... deu pra entender agora???
    Digamos assim: quando for clicado no botão de opção A vista, não irá aparecer tanto no formulário como no relatório as outras opções. Não é somente desativar as outras formas de pagamento. É realmente esconder (Visible:No) as outras opções de pagamento,
    para estar economizando espaço no papel para a impressão da reserva, visto que é necessário que seja impresso o relatório com a relação de equipamentos que constam em cada casa, assim como as normas regulamentares da pousada (uso de piscina, essas coisas...).

    Algumas dessas coisas, eu já até sei como fazer. já fucei por aí e encontrei algo parecido...

    Meu problema maior é amarrar a informação as outras já existentes.
    Para maior agilidade, já criei um formulário com todas as informações, que, depois de funcionam, só vai faltar "embelezar" do jeito que eu disse: esconder as informações não necessária...
    No Formulário principal, já criei um botão que chama esse formulário de preenchimento das formas de pagamento, mas não consegui ainda amarrá-lo a reserva...
    Se pude ajudar, acho que estaremos sanando as dúvidas de muita gente que está começando agora, como eu...

    Novamente obrigado, companheiro...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando... Empty Re: [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    Mensagem  Alexandre Neves 21/9/2012, 18:32

    Parece-me bem a orgânica das tabelas, apesar de não ter experiência neste tipo de transacções.
    Apenas entendo redundante o campo ID_Associado pois o mesmo já existe na tabela das reservas
    Sobre a nomeação de campos e controlos, faça-o de forma normalizada. Vai-lhe facilitar o trabalho. Em vez de ID_Associado coloque IDAssociado


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Anexar a programinha já rodando... Empty Re: [Resolvido]Anexar a programinha já rodando...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 21:25