MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Roger-Castanharo
    Roger-Castanharo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 07/09/2012

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Consulta Acréscimo

    Mensagem  Roger-Castanharo 27/9/2012, 14:04

    Olá colegas de forum.

    Preciso de um auxilio em uma das funcionalidades do sisteminha que estou desenvolvendo.

    É basicamente um sistema de locação de DVDs, no formulario principal, no lado direito há o espaço para selecionar o DVD escolhido e o cliente já cadastrado que esta alugando, já tenho duas tabelas vinculadas ai. Uma com os DVDs e outra com os dados do Cliente.

    Agora, o que eu preciso é quando o formulario for preenchido passe essas informações para outra tabela, Tbl_HistoricoLocacao, que vai estar exposta no lado esquerdo do formulario principal exibindo os filmes que foram alugados. Ou seja, ao clicar o botão passe o valor dos campos do lado direito para o esquerdo em uma lista criando uma nova linha para cada locação.

    Nessa Tbl_HistoricoLocacao vai receber os ID_DVD e ID_Cliente e mais para frente vai se a base para gerar relatorios filtrados.

    Bom, expliquei tudo isso porque não sei se Consulta por Acréscimo é a melhor forma ou se estou fazendo errado.

    Se houver algum exemplo ou topico semelhante, já me ajuda muito.

    Grato deis de já.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Alexandre Neves 27/9/2012, 14:27

    Boa tarde, Roger, e bem-vindo ao fórum
    Não entendi bem.
    Tem duas tabelas e duas caixas de listagem no formulário, cada caixa de listagem com sua tabela.
    Pretende que, ao clicar num elemento da caixa de listagem, o elemento seja retirado da lista e da tabela e passar para outra tabela e outra lista?


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Roger-Castanharo
    Roger-Castanharo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 07/09/2012

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Roger-Castanharo 27/9/2012, 14:50

    Obrigado pelo retorno.

    Vou tentar ser mais claro.
    Existe três tabelas em questão:
    Tbl_Cliente (ID_Cliente, Nome, Endereco, Telefone)
    Tbl_DVD (ID_DVD, Titulo, Genero, Lancamento)
    Tbl_HistoricoLocacao(ID_Cliente, ID_DVD, DataSaida, DataEntrega)

    Pois bem, os clientes e filmes já são cadastrador e no formulario principal só fazemos a seleção.
    No lado Esquerdo fazer essa seleção, colocamos o nome do cliente e o filme que esta levando.
    No lado direito tem a lista dos filmes alugados no dia, que é um subformulario continuo com Fonte de Registro a Tbl_HistoricoLocacao ligada a Consulta.

    Pois bem, quando eu selecionar o Cliente e o Filme, e apertar o botão de Concluir, quero Adicionar uma nova linha na Tbl_HistoricoLocacao com o ID_Cliente,ID_DVD e a data de saida, e essa linha aparece no subformulario no lado direito do formulario principal.

    A Tbl_HistoricoLocacao esta guardando toda essa movimentação e vai ser a fonte de relatorios no futuro, o que acontece a consulta por acrescimo não esta buscando o Cliente e DVD no formulario principal para adiconar na Tbl_HistoricoLocacao.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Alexandre Neves 27/9/2012, 15:00

    Adeqúe os nomes dos campos
    para acrescentar na tabela
    Currentdb.execute "INSERT INTO Tbl_HistoricoLocacao(IdCliente, IdDvd, DataSaida, DataEntrega) VALUES (" & CxcCliente & "," & CxcIdDvd & ",#" & TxtDataSaida & "#,#" & TxtDataEntrega &"#)"
    Pode ter de formatar as datas


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Roger-Castanharo
    Roger-Castanharo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 07/09/2012

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Roger-Castanharo 27/9/2012, 15:09

    Perfeito, estou familiarizado com sql e não foi dificil adaptar, coloquei em vba dentro do botão "Concluir".
    Acabei não usando a tal consulta, mas funcionando, ótimo.

    Mas um detalhe, eu passei os ID_Cliente e ID_DVD, as tabelas estão vinculadas apropriadamente e com a Tbl_HistoricoLocacao, na minha lista no formulario principal preciso exibir o Nome do Cliente, como farei ?
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Alexandre Neves 27/9/2012, 15:13

    Conforme fizer
    Se fizer por Dlookup ou por instruição SQL de origem dos dados
    SELECT NomeCliente FROM TblCliente LEFT JOIN TblHistoricoLotacao ON TblCliente.IdCliente=TblHistoricoLotacao.IdCliente


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Roger-Castanharo
    Roger-Castanharo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 28
    Registrado : 07/09/2012

    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Roger-Castanharo 27/9/2012, 15:20

    Ótimo, deu certo, vou usar o mesmo recurso quando tiver que tratar os relatorios.

    Obrigado Alexandre pelas respostas, assim que estiver tudo pronto vou disponibilizar para a comunidade.

    Podemos dar como caso Resolvido.

    Vlw.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consulta Acréscimo Empty Re: [Resolvido]Consulta Acréscimo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 02:27