MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    avatar
    mateuscaires
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/09/2012

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty VBA - mover, renomear ficheiro e guardar caminho

    Mensagem  mateuscaires 3/10/2012, 21:38

    boa noite,

    estou com imensas dificuldades em criar um código VBA para efetuar os seguintes passos:

    renomear o ficheiro existente na seguinte pasta - d:\access\*.pdf
    em que os critérios para renomear e que fazem parte do formulário é o valor do ID & Origem das Guias & a data atual
    posteriormente terá de mover o ficheiro para outra pasta d:\access arquivo\*.pdf e guardar esta directoria de forma a permitir abrir o documento através de outro comando.

    é possível ajudarem-me com este problema!
    consigo utilizar algumas das opções apresentadas por vós no forum mas quando tento adaptar as minhas necessidades dá erros.

    muito obrigado pela vossa colaboração.

    estava a tentar anexar a BD... mas não consigo!
    Anexos
    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD AttachmentfrmArquivo.pdf
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (87 Kb) Baixado 64 vez(es)
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  criquio 3/10/2012, 22:28

    Olá, seja bem vindo ao fórum!

    Já tentou as dicas da sala de códigos VBA? O colega JPaulo deixou umas linhas de código bem detalhadas sobre isso que precisas.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    mateuscaires
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/09/2012

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  mateuscaires 4/10/2012, 08:57

    Sim, já tentei! Apenas consigo utilizar a função mover os ficheiros que foi apresentado pelo colega JPaulo!
    Quando tento utilizar as várias funções em VBA dá erros.

    Necessito mesmo de ajuda!
    Relembro que não tenho muitos conhecimentos de VBA.
    Utilizo pouco e em situações muito básicas.

    Queria acrescentar que este forúm despertou em mim uma enorme curiosidade sobre BD em access. Não tenho nenhuma formação de access, mas tenho tentado ler e praticar ao máximo, tentando simplificar BD que utilizo no meu dia a dia.

    Laughing

    abraço
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  Alexandre Neves 4/10/2012, 15:14

    Boa tarde, Mateus, e bem-vindo ao fórum
    Utilize
    Sub MudaNomeFicheiro(NomeFicheiroCompleto As String, NovoNomeCompleto As String)
    'criada por Alexandre Neves www.esnips.com\web\alexandreneves
    On Error GoTo MostraErro
    Dim FSO As FileSystemObject
    Dim F As file

    Set FSO = New FileSystemObject

    Set F = FSO.GetFile(NomeFicheiroCompleto)
    FSO.CopyFile F, NovoNomeCompleto
    FSO.DeleteFile F
    Set FSO = Nothing
    Sair:
    Exit Sub
    MostraErro:
    If err.Number = 53 Then
    MsgBox "O ficheiro " & NomeFicheiroCompleto & " não existe."
    Else
    MsgBox err.Number & vbCr & err.Description, , "Nome não alterado"
    End If
    GoTo Sair
    End Sub


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    mateuscaires
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7
    Registrado : 19/09/2012

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty help!

    Mensagem  mateuscaires 6/10/2012, 14:58

    Olá Alexandre Neves, muito obrigado pela tua colaboração.

    Infelizmente não entendo todos os códigos apresentados e não estou a conseguir utilizar o código VBA apresentado.

    O objetivo é ao carregar no comando (MudaNomeFicheiro):
    - ir à pasta "d:\access arquivo\.pdf" (o nome do ficheiro pdf é variável, por isso só existe um ficheiro de cada vez para tratar) e modificar o nome do ficheiro tendo em conta os dados existentes nos campos do formulário: ID & Origem da GT & data, mantendo a mesma extensão (pdf);
    - deverá mover ou copiar (copiando o ficheiro, terá de eliminar da pasta d:\access arquivo\*.pdf);
    - posteriormente, terá de guardar o caminho onde está arquivado o documento, de forma a permitir visualizar o documento através de outro comando.

    Isto terá de ser automatizado porque atualmente é efetuado manualmente e existe imensos erros na associação dos documentos à base de dados.

    Em anexo está a base de dados teste, para me ajudar por favor.
    help.
    Anexos
    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD AttachmentBDTESTEARQUIVO.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (27 Kb) Baixado 84 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  Alexandre Neves 6/10/2012, 21:30

    Boa noite, Mateus
    Não entendi o que pretende. Indique dados concrectos para que possam encaminhar ao que pretende.


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Jack_Carlos
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 23/03/2012

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Estou com o mesmo problema

    Mensagem  Jack_Carlos 5/11/2012, 20:29

    Quero armazenar em um campo o caminho de um arquivo pdf que será armazenado em uma pasta definida pelo sistema e quando quiser quero poder abrir o arquivo...
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  Alexandre Neves 6/11/2012, 20:08

    Boa noite, Jack
    vamos por partes:
    1 - já tem o caminho do ficheiro?
    2 - sabe guardar o valor na tabela?


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    Jack_Carlos
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 23/03/2012

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Anexar Arquivo ao Formulario

    Mensagem  Jack_Carlos 6/11/2012, 21:07

    Exemplo

    Tenho um formulario de cadastramento de clientes, onde um belo dia este cliente me manda uma xerox de sua identidade, quero armazenar junto com o seu registro, este sistema roda em varias maquinas então qualquer maquina pode anexar o arquivo.
    o Back end esta no servidor.

    Exemplo scaneio o documento em uma pasta qualquer, entro no formulario Alterar Cliente, e clico em um botao qualquer que vai me perguntar que arquivo quero anexar, ai clico no pdf que vai ser salvo no servidor pasta 10.40.112.163\dados
    e quero ter a opção de visualizar sempre que quiser este arquivo dentro do formulario cliente

    se vc puder me ajudar eu agradeço de coração
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  Alexandre Neves 6/11/2012, 23:31

    Jack,
    Não entendi bem a sua descrição
    Tem um ficheiro pdf e qué-lo carregar no servidor?
    Se for isto, não lhe sei ajudar mas veja aqui


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo

    Conteúdo patrocinado


    VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD Empty Re: VBA - renomear, mover o ficheiro e guardar caminho na BD

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/4/2024, 13:39