MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Somar Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 19/10/2012, 21:12

    Boa tarde amigos.
    Venho buscar uma ajuda.

    Tenho uma tabela em Access com seguintes campo:

    Código:

    CodItem (Numeric) ,  DescricaoItem  (String)  ,  Quantidade  (Numeric) ,  Movimentacao (String)

    1                      batata                              10                  Entrada

    2                      banana                              15                  Entrada

    1                      batata                              10                  Entrada

    1                      batata                              5                  Saída


    preciso de um sql que me informe por item o total de entradas e o total de saídas no seguinte formato conforme abaixo:

    CodItem ,  DescricaoItem  ,  Entrada , Saída     
    1          batata              20        5
    2          banana              15        0   

    em seguida jogar esse resultado para um listview ...

    alguem poderia me ajudar por favor.
    Obrigado antecipadamente.

    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Alexandre Neves 19/10/2012, 21:42

    Utilize
    SELECT DISTINCT CodItem, DescricaoItem, (SELECT Sum(Quantidade) FROM Tabela WHERE CodItem=T1.CodItem and Movimentacao='Entrada') as Entrada, (SELECT Sum(Quantidade) FROM Tabela WHERE CodItem=T1.CodItem and Movimentacao='Saida') as Saida FROM Tabela as T1


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 19/10/2012, 21:50

    Obrigado Alexandre.

    Em adaptação a seu código ficou perfeito o resultado ...
    porém como passo esse resultado para um listview ? visto que não é um resultado da Tabela Access e sim um campo calculado ?

    no listview tenho as seguinte Colunas
    CodItem , DescricaoItem , Entrada , Saída

    Obrigado novamente
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Alexandre Neves 19/10/2012, 21:51

    Se é caixa de listagem, coloque
    NomeCaixa.rowsource=SQL


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 20/10/2012, 19:29

    Olá Amigo Alexandre.

    não deu certo amigo ...
    acho que colocando o código por inteiro do botão possa lhe dar uma idéia melhor do problema.

    Código:


    'Conectando banco de dados
        Dim cn As ADODB.Connection
        Set cn = New ADODB.Connection
        With cn
            .Provider = "Microsoft.Jet.OLEDB.4.0"
            .ConnectionString = "Data Source=" & ActiveWorkbook.Path & "\BANCO-SACARIA.MDB;"
            .Properties("Jet OLEDB:Database Password") = "123"
            .Open
        End With

        'Abrindo a tabela do banco de dados
        Set rs = New ADODB.Recordset
        Sql = "TRANSFORM Sum(Lancamentos.Quantidade) AS SomaDeQuantidade SELECT Lancamentos.CodItem, Lancamentos.DescricaoItem FROM Lancamentos WHERE ANOLANC = " & CInt(ComboBox12.Value) & " AND MESLANC = '" & ComboBox11.Value & "' GROUP BY Lancamentos.CodItem, Lancamentos.DescricaoItem            PIVOT Lancamentos.TipoMov "
        rs.Open Sql, cn, adOpenKeyset, adLockOptimistic
        'limpa a lista
        ListView5.ListItems.Clear
        ListView5.RowSource = Sql
     
        'Desconectar banco
        rs.Close 'fecha a tabela
        Set rs = Nothing
        cn.Close 'fecha o banco de dados
        Set cn = Nothing




    Acatei sua sugestao , porem nao deu certo.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8449
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Alexandre Neves 20/10/2012, 19:35

    O código que está a usar é diferente do que foi tratado anteriormente.
    Disse que o código seguinte funcionava bem:
    SELECT DISTINCT CodItem, DescricaoItem, (SELECT Sum(Quantidade) FROM Tabela WHERE CodItem=T1.CodItem and Movimentacao='Entrada') as Entrada, (SELECT Sum(Quantidade) FROM Tabela WHERE CodItem=T1.CodItem and Movimentacao='Saida') as Saida FROM Tabela as T1
    mas está a utilizar o código:
    TRANSFORM Sum(Lancamentos.Quantidade) AS SomaDeQuantidade SELECT Lancamentos.CodItem, Lancamentos.DescricaoItem FROM Lancamentos WHERE ANOLANC = " & CInt(ComboBox12.Value) & " AND MESLANC = '" & ComboBox11.Value & "' GROUP BY Lancamentos.CodItem, Lancamentos.DescricaoItem PIVOT Lancamentos.TipoMov
    Já confirmou se este último código funciona numa consulta? A bd invocada no seu código é a base de dados actual?


    .................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Avelino Sampaio 20/10/2012, 20:25

    Veja se este exemplo ajuda , no carregamento da listbox

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t9198-listbox-alimentado-por-sql-via-ado-sem-vinculo-com-o-formulario

    Sucesso!


    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 20/10/2012, 22:27

    Olá amigo Alexandre e Avelino.
    Agradeço por suas respostas.

    Alexandre, em relação ao sql, estou utilizando o sua sugestao , embora postei outro que também dá certo.

    mas o problema esta sendo carregar essas informaçoes agora obtidas pelo SQL e apresentá-los em um listview

    a sugestão do Amigo Avelino , em criar uma tabela temporária com esse resultado, resolveria meu problema, porém ainda não tenho conhecimento aprofundado em VBA, e nao estou conseguindo, gostaria novamente de poder contar com a ajuda e disposição de vocês nessa minha dificuldade.
    onde devo colocar o INTO no código abaixo, para que o resultado seja gravado nessa tabela ConsultaTEMP???
    segue o código.
    Código:


    Sql = "SELECT LANCAMENTOS.* INTO CONSULTATEMP DISTINCT CodItem, DescricaoItem, (SELECT Sum(Quantidade)  FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Entrada') AS Entrada, (SELECT Sum(Quantidade) FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Saida') AS Saida FROM lancamentos AS T1;"

    rs.Open Sql, cn, adOpenKeyset, adLockOptimistic

     


    Obrigado novamente pela paciencia .
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3883
    Registrado : 04/04/2010

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Avelino Sampaio 21/10/2012, 00:47

    Acho que vc não prestou muito atenção no código do exemplo que ofereci. Observe que foi utilizada a proprieadade recordset e não a RowSource.

    ...
    Set Me!Lista.Recordset = rs
    ...



    .................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 21/10/2012, 01:04

    Ola Avelino.
    Observei no seu vídeo os detalhes e procurei aplicar em minha necessidade, porém em um listview e em listbox não tem na propriedade .recordset tem apenas .RowSource conforme você mesmo colocou.

    a questão é que meu banco esta em access e minha aplicação esta em userform excel.

    porém se puder me ajudar no sql onde coloco o resultado em uma tabela temporária ... eu consigo carregar essa informação em meu listview



    obrigado por enquanto ... aguardo ajuda.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Convidado 21/10/2012, 01:32

    Boas mfrigerio...

    Exemplo de listView carregada por recordset, podendo inclusive aplicar icones, ordem de exibição ao clicar do campo etc....

    de fácil aplicação e entendimento.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t9454-listview-activex-aplicada-em-formulario-de-aviso-de-registros-vencidos-por-data


    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Convidado 21/10/2012, 01:34

    O exemplo original em qual me bassei:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t9128-listbox-confeccionado-com-activex-windows-common-controls-60-sp6


    Cumprimentos.
    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 22/10/2012, 10:51

    olá Piloto.

    Excelentes exemplo mostrados, estudarei todos eles, para aumentar meu conhecimento.
    Porém gostaria de seguir a linha de raciocínio apresentada anteriormente, e colocar esse dados em uma tabela temporária , em seguida eu consigo ler essa informação:

    No sql que esta abaixo ... Eu apenas nao sei onde colocar o comando INTO para gravar essas informaçoes em uma tabela de nome CONSULTATEMP (Tabela Temporária). se me ajudarem nessa questao agradeço d+ pelo esforços de todos aqui apresentados em me ajudar.
    Onde está em sublinhado e vermelho, fui eu que coloquei na tentativa de fazer dar certo (Gravar o resultado da consulta SQL em uma tabela Temporaria), mas nao obtive sucesso.
    desculpe-me de ser novato ainda, e fazer muitas perguntas.
    Apenas me ajudando no sql abaixo, resolve definitivamente meu problema.


    Sql = "SELECT LANCAMENTOS.* INTO CONSULTATEMP DISTINCT CodItem, DescricaoItem, (SELECT Sum(Quantidade) FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Entrada') AS Entrada, (SELECT Sum(Quantidade) FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Saida') AS Saida FROM lancamentos AS T1;"

    rs.Open Sql, cn, adOpenKeyset, adLockOptimistic


    Obrigado novamente Amigos deste respeitado Forum.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Convidado 22/10/2012, 11:51

    Esta é a sintaxe para o que pretende:


    INSERT INTO Tabela_2 ( [Código], Tbl_2_Campo_1 ) SELECT Tabela_1.[Código], Tabela_1.[Tbl_1_Campo_1] FROM Tabela_1;



    Cumprimentos.

    avatar
    mfrigerio
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 112
    Registrado : 01/08/2012

    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  mfrigerio 22/10/2012, 12:35

    Olá amigo.
    Obrigado novamente pelos ensinos ...

    consegui com sua ajuda e de outros amigos e com tentativas.

    Sql = "SELECT DISTINCT CodItem, DescricaoItem, (SELECT Sum(Quantidade) FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Entrada') AS Entrada, (SELECT Sum(Quantidade) FROM lancamentos WHERE CodItem=T1.CodItem and tipomov='Saida') AS Saida, (Entrada - Saida) AS Saldo INTO ConsultaTEMP FROM lancamentos AS T1 ;"

    posto acima a solução, para compartilhar com todos que lerem este tópico.
    mas deixo aqui meu imenso agradecimentos a todos.
    meu muito obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Convidado 22/10/2012, 12:43

    O Fórum agradece o Retorno.

    Só faltou o resolvido, desta vez eu coloco.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela Empty Re: [Resolvido]Soma Itens de uma Tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 7/5/2024, 01:43