MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


+2
chsestrem
fabenelli
6 participantes

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 21/10/2010, 05:29

    Olá pessoal. Eu sou novo aqui e gostaria que os senhores me ajudassem em uma dúvida, eu estou trabalhando em um sistema de estoque e vendas para a micro fabrica de salgadinhos de minha esposa. Sei que a minha dúvida já foi postada em outros tópicos mas mesmo lendo as soluções adotadas pelos colegas não consegui resolve-lá.
    Eu tenho um formulário principal chamado "pedidos" que possui um subformulário "SUBFORM_PEDIDO_DETALHADO" eu quero que a soma do do campo subtotal que está no rodapé do subformulário seja transferida para o formulário principal mas isso não está ocorrendo.

    Eu postei ai para vocês o meu sistema se alguem puder ajudar.
    Eu agradesso muito.

    http://www.4shared.com/file/6PHwXSFg/SISTEMA_LU_E_LU.html
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 463
    Registrado : 01/03/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  chsestrem 21/10/2010, 12:26

    Amigo, se vc disponibilizar no formato 2003, talvez eu possa ajudar.

    Sds,


    .................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Jungli
    Jungli
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 713
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Jungli 21/10/2010, 14:47

    Olá, o problema era com os relacionamentos...

    cuidado com os tipos de dados... ex:

    campos de data, texto=numero, vinculos por nome não dão muito certo com base de dados!

    Dê uma boa revisada no seu db antes de continuar!
    bounce
    alien

    SISTEMA_LU_E_LU.rar
    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 22/10/2010, 02:34

    Caro JUNGLI
    Abri seu arquivo mas continua a dar o #erro. Eu olhei o arquivo original e realmente antes estava imcompatível a formatação dos campos a serem calculados. Continuo com a dúvida. Outra coisa eu vi que você tirou do modo de visualização folha de dados isso tem algum motivo? eu preferia como estava antes apenas digitando o código do produto e as informações aparecendo automaticamente sem as combox.

    chsestrem
    segue o arquivo no formato 2003 como solicitado.

    http://www.4shared.com/file/picNRmZe/SISTEMA_LU_E_LU.html


    Desde já agradeço a disposiçãpo e paciência de vocês.
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Dilson 22/10/2010, 08:27

    Olá BENELE,

    Olhei os relacionamentos de suas tabelas e observei que a distribuição dos dados estão com algumas inconformidades. Veja:

    Para fazer enteder, vou focar os meus comentários na estrutura principal do teu sistema que são as tabelas: CLIENTES <=> PEDIDOS <=> PEDIDO_DETALHADO

    Existe dados duplicados nas tabelas causando redudância, incoerência e inconsistência no armazenamento e fluxo da informação no teu banco de dados:

    > Nome do cliente aparece nas três tabelas, deveria aparecer apenas na tabela CLIENTES.

    > Telefone aparece em duas, deveria estar apenas na tabela CLIENTES.

    > DDD, Telefone, Nome, Endereço, N°, Bairro, Cidade aparecem em duas, deveria aparecer apenas na tabela CLIENTES.

    > Data da entrega aparece em duas, deveria estar apenas na tabela PEDIDOS

    > Tipo cliente aparece em duas, deveria estar apenas na tabela CLIENTES.

    Existe dados que não estão duplicando, porém estão em locais indevidos:

    > Código do produto e Descrição do produto que estão na tabela PEDIDOS_DETALHADO, deveriam estar na tabela CADASTRO_PREÇOS.

    Quando as tabelas se relacionam, você precisa de um dado (campo) só uma vez e somente em uma tabela, pois quando você estiver fazendo uma consulta ou um relatório de pedidos por exemplo, você necessitar que o telefone do cliente apareça, você irá buscar este dado com muita facilidade e sem embaraços.

    Peço que dê uma pausa no cálculo do subformulário e prossiga na correção da estrutura de suas entidades e atributos, pois somente com a correta distribuição dos dados e que conseguirá fazer um adequado relacionamento de suas tabelas que consequetemente fará funcionar no perfeito suas consultas, formulários, subformulários e uma infinidade de controles existente no access.

    Agora focando em todo o seu projeto, ainda voltado ao relacionamento de tabelas vejo que precisará relacionar também a esta estrutura principal as demais tabelas, pois vejo que está trabalhando duas vezes. Veja:

    Você digita preço unitário na tabela CADASTRO_PREÇOS e depois tem que digitar essa mesma informação na tabela PEDIDO_DETALHADO

    Digita Quantidade na tabela ESTOQUE_SALGADO e depois tem que digitar essa mesma informação na tabela PEDIDO_DETALHADO.

    Amigo, acho que nunca digitei algo tão extenso aqui no fórum, mas, é com o intuito principal de te ajudar neste quesito que é tão mais importante que a programação propriamente dita.

    Se encontrar dificuldade pra fazer, retorne que te ajudarei.








    Última edição por Dilson em 22/10/2010, 19:57, editado 1 vez(es)
    Jungli
    Jungli
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 713
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Jungli 22/10/2010, 11:07

    Realmente fiz algumas modificações ...!

    lendo o post do Dilson, vi que ele falou na integra o que eu quis dizer no post anterior.

    de forma resumida... seu projeto é bom...

    a parte da MODELAGEM DE DADOS está, um pouco bagunçada...

    reveja seu projeto! ANTES DE QUALQUER COISA!

    E se necessitar de ajuda ... Estamos aqui.

    clown desculpe se fui um pouco duro, é que sou direto mesmo, só estou querendo ajudar! clown
    bounce
    alien
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  vieirasoft 22/10/2010, 12:39

    Olá Amigo

    Seja bem-vindo ao forum

    Siga os conselhos dos colegas relativamente às tabelas e modelagem dos dados.

    Se precisa de colocar o total no form principal proceda da seguinte maneira:

    1-Necessita de um campo que faça a soma dos dados no subformulário
    =Soma([campo1]*[campo2])ou
    =Soma([campo1]+[campo2])
    ou outra operação matemática que necessite

    2- No form coloque uma caixa de texto (total) e na origem dos dados digite:

    =[nomedo subformulário].Formulário!total

    Assim o valor aparece no formulário principal
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 463
    Registrado : 01/03/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  chsestrem 22/10/2010, 12:50

    Bom dia BENELE,

    Se seu maior problema era o #Erro, o mesmo foi corrigido no formulario OK.

    Segue Link

    Quanto ao que os amigos comentaram sobre os relacionamentos

    e modelagem de dados, também concordo com eles valeu

    Sucesso no seu projeto.

    Sds,


    .................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 22/10/2010, 13:08

    Amigos de ante mão muito obrigado pelas dicas iniciais. É exatamente isso que estou precisando.
    Quando eu comecei este projeto a +- 3 meses atraz eu nunca havia programada nada em nenhuma linguagem.
    Sei que o projeto deve estar meio desorganizado (para vocês deve estar muito) mas a intenção era ir arumando aos poucos.
    Quando eu comecei a ler os tutoriais eu entendi que não poderia haver dados duplicados e que o ideal era concentrar as informações em tabelas únicas organizada por tipo de dados e foi isso que "fiz" (na minha ignorancia).
    Entendi perfeitamente agora seu comentaário JUNGLI o Edson deu uma clareada para mim.
    Sei que estou errado mas vou expor como eu pensei o projeto.
    > Quando eu criei a tabela cliente era para ela ser a base das informações dos clientes que seria utilizada nos pedidos.
    > A tabela pedidos, eu carregaria as informações dos pedidos que para mim tinha que ter todas as informaçoes dos clientes novamente pos se trata de outra categoria de dados (mas agora percebo que clientes são clietes). Saliento que me peroculpei em trazer as informações automáticamente da tabela clientes atravez do telefone cadastrado do cliente. No formulário pedidos não é possivel editar as informações dos clientes pois assim eu edito os dados dos clientes apenas no cadstro de clientes (uma única vez).

    Pelo que vocês falaram eu deveria fazer os dados aparecerem gravados uma única vez nas tabelas. Mas eu não consigo visualizar isso desssa forma. pelo que expus acima, sei que devo estar errado no meu pensamento e por isso peço ajuda novamente para montar a lógica disso.

    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  criquio 22/10/2010, 13:16

    Olá Benelle. Seguindo as dicas já postadas, acrescento o seguinte para maior esclarecimento:
    Você tem uma tabela clientes e uma tabela pedidos. Até aí tudo certo. Na tabela clientes você vai colocar apenas dados referentes a clientes e nada referente a pedidos. Na tabela pedidos, você vai colocar um campo tipo número chamado codCliente por exemplo. Esse campo é uma chave estranjeira que tem por finalidade fazer o relacionamento com a chave primária do cliente. O campo para chave estranjeira da tabela pedidos deverá ser do mesmo formato da chave primária da tabela clientes. Se a chave primária é tipo número, a chave estranjeira da outra tabela tambem terá que ser número. Esse é o vínculo entre as duas tabelas, sendo a única informação necessária para o relacionamento entre as tabelas e os dados.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 22/10/2010, 13:33

    Caro chsestrem!
    Vi ol ink e está funcionando perfeitamente para mim.
    Mas como você fez? Onde estava o erro?

    Grato
    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 22/10/2010, 13:38

    Criquio perfeito.
    Então eu carrego as informações dos clientes no meu formulário (assim eu vizualizo para quem deve ser entregue aquele pedido) mas deixo todos os campos referentes a cliente como se fossem não acolpados e assim não salvo nada na tabela pedios referentes a clientes com excessão do campo que está relacionado que será o código do cliente.
    Seria isso?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  criquio 22/10/2010, 13:52

    Quando você cria as tabelas e relacionamentos seguindo as regras de normalização, você pode criar o formulário com o subformulário através do assistente, que já cria tudo certinho, ou seja, você pode inserir dados no subform Pedidos sem precisar mexer nos dados do form Clientes. Isso pode tambem ser feito com o form desvinculado e subform vinculado. Nesse caso passamos o código do cliente como filtro para o subform.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 463
    Registrado : 01/03/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  chsestrem 22/10/2010, 14:02

    Colega, como disse anteriormente, eu só alterei as expressões da caixa de texto

    do subtotal e da caixa de texto do form principal.

    Vc estava tentando puxar a soma do campo preço, ai não ia dar.

    Alterei a cx de texto subtotal para:
    =Soma([QTD]*[PREÇO UNITÁRIO])

    E no form principal:
    =nz([Formulários]![PEDIDOS]![SUBFORM_PEDIDO_DETALHADO]![SUBTOTAL_PEDIDO];0)



    Sds,


    .................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Dilson 22/10/2010, 20:00

    BENELLE,

    Vamos fazer o seguinte:

    Como a questão objetivo proposta por você já foi resolvida pelo nosso amigo Developer Chestrem e que organizar os assuntos, em suas devidas seções é de extrema importância para que sirva a todos a partir da função BUSCAR aqui do fórum. Proponho que você ou algum moderador dê esse tópico como Resolvido.

    Como disse que te ajudaria e percebo que queres aprender, estou preparando um trabalho (uma demonstração) com o seu banco, de forma te mostrar a lógica de armazenamento e fluxo dos dados em que abrirei um tópico na seção Tabelas e publicarei para todos terem acesso e ajudar também aqueles que porventura tenham as mesmas dificuldades.
    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 22/10/2010, 21:44

    Dilson,
    Sim na prática o colega chsestrem fez para mim de forma que a soma funcionasse, entretanto repeti os mesmos passos dele aqui no arquivo e a soma continua não funcionando, desculpa mas vou pedir para que ele de uma olhada no meu arquivo que estou enviando, procurei repetir as correções que ele tinha feito, pois só assim saberei onde estou errando.

    Intendo perfeitamente que alguns assuntos aqui abordados sairam um pouco do foco do tópico e já de ante mão te agradesso pela força em criar um material para me ajudar a organizar minhas idéias, será muito útil para mim.

    sds
    Fabríco

    http://www.4shared.com/file/yAzeQbQu/SISTEMA_LU_E_LU.html
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 463
    Registrado : 01/03/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  chsestrem 23/10/2010, 12:13

    Bom dia Fabricio,

    Quando se trabalha com formulário Acoplado, vc tem fazer as expressões de cálculo com os nomes da Tabela e não da caixa de texto.

    Apenas Altere:
    =Soma([QTD]*[PREÇO_UNIT])
    Por:
    =Soma([QTD]*[PREÇO UNITÁRIO])

    Dilson, bela iniciativa a sua em ajudar o colega, parabéns.

    Sucesso, e bom trabalho

    Sds,


    .................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Dilson 8/11/2010, 01:16

    BENELLE,

    Demorou um pouco, pois fui fazendo entre um intervalo e outro de meus a fazeres.

    Aqui:

    Relacionamento de Tabelas

    é dicas, espero que ajude!
    avatar
    fabenelli
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 16
    Registrado : 16/09/2010

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  fabenelli 9/11/2010, 03:31

    Dilson,
    Ficou muito bom e claro seu exemplo,
    Assim que eu fizer as correções no sistema posto ele aqui para a galera comentar/utilizar.

    Muito obrigado!!
    Dilson
    Dilson
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1743
    Registrado : 11/11/2009

    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Dilson 9/11/2010, 07:41

    isso! manda ver parceiro, agora que já viu como é, então vamos programar daqui pra frente, vamos perguntar, vamos responder,vamos pesquisar, vamos insistir até uma hora conseguir!

    que até rimar, rimou. rs. rs. rs!


    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário Empty Re: [Resolvido] Cálculo em formulário/subformulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 16/5/2024, 00:57