MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Padronização gráfica e de códigos.

    avatar
    JOSEMORAES
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 220
    Registrado : 23/02/2011

    Padronização gráfica e de códigos. Empty Padronização gráfica e de códigos.

    Mensagem  JOSEMORAES 10/11/2012, 00:17

    Ola pessoal.

    Hoje eu estive pensando e gostaria de falar um pouco sobre padronização para os iniciantes.

    Sempre recebo pedido de ajuda, dos mais diversos tipos nos formularios, relatorios, consultas, inclusive aplicativos completos.


    E percebo que formularios diferentes uns dos outros, sem padrão grafico existe e muito.



    Sem falar do erros de codigo.
    Pessoal por for não quero polemicas sobre meu topico, e sim contribuir com alguns recursos que pode ajudar o usuario final a se achar dentro de um programa.



    Vou por aos poucos aqui no forum com a permissão do adminitrador, alguns códigos que eu uso para deixar o usuario seguro de sua navegação em um formulario ou no propio,
    aplicativo

    Tais como.


    *Em um evento que nao existe na lista de uma combox, sempre surgi a mensagem padrão do access, isso é um erro no meu ver, inclusive de autores respeitados eu ja vi.

    *Não deixar números em campos de texto e vice-versa

    *Tirar mensagens padrão de um recurso que envolve uma consulta

    *Limitar caracteres qundo o campo exige, como por exemplo CEP, telefone e data.

    Entre outros



    Para começar, em relação a parte grafica, peço aos iniciantes darem uma boa lida no artigo no amigo Gilberto Mendes


    http://dc351.4shared.com/doc/Sx3dwJUZ/preview.html

    Ou por aqui

    http://imasters.com.br/artigo/8121/banco-de-dados/design-em-aplicacoes-access-parte-01
    http://imasters.com.br/artigo/8457/banco-de-dados/design-em-aplicacoes-access-parte-02
    http://imasters.com.br/artigo/8895/banco-de-dados/design-em-aplicacoes-access-parte-03


    A ideia é manter o padrão grafico, como eu disse, as vezes vc abre varios formularios com padrões diferentes, fortes , que agridem o usuario final,

    Minha humilde opinião, é sempre deixar a parte grafica suave, onde não canse o usuario, onde ele saiba exatamente onde esta, sem precisar dar mil voltar para estar onde quer.



    E depois entramos com os codigos para evitar as mensagem padrão do access.

    Mas essa eu vou postando aos poucos, o que eu sempre uso em meus aplicativos.



    E por favor pessoal, sem polemicas, como existe em muitos outros forum por ai.

    Estou querendo apenas ajudar e não criticar.

    Certo da compreensão de todos.

    Obrigado.


    .................................................................................
    Padronização gráfica e de códigos. 10715412
    avatar
    JOSEMORAES
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 220
    Registrado : 23/02/2011

    Padronização gráfica e de códigos. Empty Evento se não estiver na lista.

    Mensagem  JOSEMORAES 10/11/2012, 14:48

    Ola pessoal.
    Dando continuidade aos iniciantes, hoje vamos melhorar a mensagem padrão do access que nos avisa quando desejamos um texto ou código que não se encontra em uma combox.

    Na folha de propiedades da combox em questão, clique na aba "Dados", apos esta na aba em questão, identifique a linha onde diz "Limitar a uma lista" e então selecione como "Sim"

    Logo abaixo na sequência, identifique a linha onde diz "Permitir edições da lista de valor" e então selecione como "Não"


    Após essas primeiras configurações, continuando na folha de propiedades da combox clicaremos na aba "Eventos"

    identifique a linha onde diz "Se não estiver na lista" e após selecionar ela, no canto direito dessa evento irá aparecer dois objetos, um com uma seta para baixo e outro com 3 pontinhos.

    Clique no objeto com 3 pontinhos e ira aparecer uma outra tela, selecione o contrutor de código, sendo assim voce ai entrar na estrutura de códigos de seu aplicativo.

    Nesse evento " Se não tiver na lista" colocaremos o seguinte código.


    Private Sub Suacombox_NotInList(NewData As String, Response As Integer)
    MsgBox "Aqui vai a mensagem que você quer que o usuário leia quando não estiver na lista o que ele procura.", vbCritical, "Atenção!"
    Response = acDataErrContinue
    End Sub


    Exemplo:

    MsgBox "Selecione um cliente da lista.", vbCritical, "Atenção!"
    Response = acDataErrContinue

    Pronto, agora toda vez que o usuário não encontar ou digitar errado o que ele procura em um combox, vai aparecer a mensagem que voce mencionou no codigo.


    Nota:

    Note que no final da mensagem existe uma instrução chamada "vbCritical"

    Ao meu modo de ver ela é important pois na mensagem que o usuario vai ler vai carregar um símbolo,
    Ai vai do modo que você deseja que apareça a mensagem.

    Quando acontecer isso em uma lista, eu uso o vbCritical

    Outras instruções que pode ser usada.
    vbCritical
    vbInformation
    vbExclamation


    Bem pessoal, espero ter ajudado com esse código.

    Em breve vou postar outros por aqui

    Obrigado.





    .................................................................................
    Padronização gráfica e de códigos. 10715412
    Avelino João
    Avelino João
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Angola
    Mensagens : 316
    Registrado : 10/03/2012

    Padronização gráfica e de códigos. Empty Re: Padronização gráfica e de códigos.

    Mensagem  Avelino João 24/12/2012, 23:16

    Boa Noite Feliz Natal a todo pessoal da comunidade, é muito importante falamos sobre padronização gráfica dos programas feito em access, sendo ela já uma plataforma mau falada por causa de alguns programadores que não se preocupa com a personalização dos seus aplicativos, hoje em dia um programa é avaliado pelo cliente na parte gráfica ninguém quer comprar um programa todo acinzentado como a cor padrão do access.
    Bom esse é pouco do meu ponto de vista sobre o assunto espero que amigo JOSEMORAES continua com esse tutorial.


    .................................................................................
    Proaccess - Angola

    Conteúdo patrocinado


    Padronização gráfica e de códigos. Empty Re: Padronização gráfica e de códigos.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 10:25