MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Convidado 18/12/2012, 22:16

    Boa Noite Pessoal !
    Eu trabalha com outra linguagem e la tinha o habito de criar um objeto de conexão abrir o banco e apos feito um rotina... fecha o banco.

    Como funciona aqui no Access?
    Ate então eu faço assim... tenho um modulo chamado Conexão e nele tenho o seguinte código:

    Public Comando As String ' string de instrução SQL
    Public Banco As Database
    Public dataset As Recordset
    Function Conecta()
    Set Banco = CurrentDb
    End Function
    Function Valida_Selecao()
    Set dataset = Banco.OpenRecordset(Comando, dbOpenDynaset)
    End Function

    e no Load de um form chamo a função Conecta
    Minha duvida é o seguinte apos feito uma rotina naquele formulário preciso desconectar o Banco ? se sim como faco isso ? Banco.close ?


    Outra pergunta... eu tinha esse sistema rodando em outra plataforma...resolvi mudar todo para access... mas ainda não tive como testar(o pessoal ainda vai instalar o access nas outra maquinas) se colocar o arquivo .mdb em um drive de rede.. duas ou mais pessoas podem abrir o sistema ao mesmo tempo ?? ou funciona como o Excel se um tiver aberto o outro abre somente como leitura ?

    Obrigado pela atenção !
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  criquio 18/12/2012, 22:41

    Tudo que criamos ou abrimos no Access utiliza memória para funcionar, assim sendo, após o uso, precisamos fechar o que foi aberto e destruir o que foi criado. Quando usamos Set, estamos criando algum objeto e quando usamos OpenAlgumaCoisa, estamos abrindo algo. Ao final, precisamos liberar a memória. Vamos supor que criamos um objeto do tipo Recordset e utilizamos ele para abrir uma tabela:

    Código:
    Dim rs As Recordset
    Set rs = CurrentDb.OpenRecordset("NomeDaTabela")
    Observe que criamos o objeto rs quando usamos o Set para instanciá-lo e abrimos uma tabela. Depois dos procedimentos desejados, iremos fazer o inverso:

    Código:
    rs.Close
    Set rs = Nothing
    Quanto ao uso de mais de um usuário ao mesmo tempo ou em máquinas separadas, é sempre recomendável separar o aplicativo em backend e frontend. O backend, com as tabelas, fica no servidor e cada estação terá uma cópia do frontend. Dê uma pesquisada no fórum sobre o assunto.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Convidado 18/12/2012, 23:40

    Obrigado Criquio! Excelente sua Explicação !

    Mas no meu caso não tenho um servidor disponível e nem tem acesso administrador na maquinas (Para criar uma pasta compartilhada no meu PC) então a minha unica solução seria colocar mesmo no drive de Rede.

    Usando O drive de rede seria ideal usar Backend e FrontEnd tbm ?
    BackEnd eu coloco somente as tabelas ou tabelas e consultas ?
    Meu projeto já esta meio caminha andando caso eu resolvo usar BackEnd e FrontEnd tenho que refazer tudo de novo ?


    Desculpe as inúmeras perguntas e o obrigado pela paciência !
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  criquio 18/12/2012, 23:53

    Quando digo servidor, estou querendo dizer que o backend deverá ficar em um dos computadores. Não precisa necessariamente ser um Win Server. Esse computador que servirá de servidor genérico ficará com o backend. O mais usado é o backend conter apenas as tabelas, embora, em alguns casos, pode ser que contenha algum módulo ou outro elemento. O mesmo pode acontecer com o frontend que pode ter alguma tabela, como por exemplo uma tabela de configuração do caminho do backend. Caso você esteja vinculando as tabelas via VBA, bastará mudar a forma de conexão para se conectar ao banco externo, no caso, o backend no outro pc. Nesse caso, ao invés de CurrentDb.OpenRecordset, usaria algo assim:

    Código:
    Set rs = DBEngine.Workspaces(0).OpenDatabase("\\NomeDoServidor\BackEnd.accdb", False, False, "MS Access;PWD=SenhaDoBackEnd").OpenRecordset("NomeDaTabela")
    Caso as tabelas sejam vinculadas, bastará utilizar o assistente de revinculação das tabelas. Tudo muito fácil.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Convidado 19/12/2012, 00:56

    Obrigado mais uma vez por responder!

    Mas uma perguntaa... o que quer dizer Tabelas vinculadas via VBA ? seria a forma de inserir,deletar e update nas tabelas tipo ?
    Comando = "insert into Tbl() values()"


    E no caminho que passo para o backend como vc citou abaixo..
    Set rs = DBEngine.Workspaces(0).OpenDatabase("\\NomeDoServidor\BackEnd.accdb", False, False, "MS Access;PWD=SenhaDoBackEnd").OpenRecordset("NomeDaTabela")


    Pode ser de uma drive de Rede ?? pq se eu apontar o backend para o meu computador caso eu nao tenha uma pasta compartilhada a outra maquina não ira conseguir acessar o banco certo ?


    E caso eu nao use backend duas pessoas conseguem abrir o mesmo arquivo ao mesmo tempo e gravar ou ler nele ??

    Obrigado !
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  criquio 19/12/2012, 01:09

    Eu lhe aconselho fortemente a separar em backend e frontend. Isso vai diminuir drasticamente o risco de corromper dados, uma vez que esses elementos que ficam no frontend são os mais suscetíveis a dar problemas. Dessa forma, se o frontend se corromper, os riscos de se perder dados cai muito.

    Se os computadores estão conectados na mesma rede, acho mais prático compartilhar uma pasta do server com os outros computadores.

    Vínculo por vba é justamente os procedimentos de um form, consulta ou relatório que são feitos via vba.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Convidado 19/12/2012, 12:09

    Obrigado Criquio !
    Peguei esse post como referencia
    http://maximoaccess.forumeiros.com/t6844-resolvidoconectar-o-banco-de-dados-back-end-ao-front-end

    E montei um exemplo ...esta funcionando mas gostaria de saber se esta correto a forma que eu fiz se alguém tiver uma sugestão sobre o exemplo agradeço.

    https://dl.dropbox.com/u/19875180/FE_BE.rar


    Quanto ao compartilhar uma pasta infelizmente não tenho essa permissão então por isso citei em colocar em um drive de rede já que toso os usuário estão conectados na mesma rede.

    Se eu coloco o BackEnd em um drive de rede e os frontend nas maquinas dos usuário seria a mesma ideia que você citou ?

    Obrigado pela ajuda.
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  criquio 20/12/2012, 15:19

    Para saber se dará certo, só mesmo testando. Vários pormenores podem influenciar no resultado. Mas não seria possível solicitar o compartilhamento de uma única pasta das máquinas?


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Convidado 20/12/2012, 17:01

    Obrigado Criquio teste hoje na empresa e funcionou.

    Em relação ao compartilhar a pasta infelizmente não é possível...politica da empresa. mas enfim seguida as suas instruções deu certo Obrigado !

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento. Empty Re: [Resolvido]Conectar e Desconectar do banco apos um procedimento.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/4/2024, 04:46