MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    António Leite
    António Leite
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 19
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  António Leite 28/1/2013, 02:28

    Boa noite ao fórum,

    Acredito que o problema que me traz aqui possa estar implicitamente resolvido em outros tópicos que tratam do problema dos dimensionamentos das janelas. Eu vi-os a todos e, contudo, não se referem a uma questão talvez mais simples.

    Tenho vindo a trabalhar numa base de dados há cerca de dois anos, sempre em construção. Acontece que, desde há pouco tempo, as janelas que abrem em pop up (Formulários contínuos) começaram a aparecer encolhidas, esmagadas até quase ao cabeçalho. Já experimentei mexer em: sobreposição, modal, estilo dos limites, redimensionar autom., ajustar ao ecrã, botões de navegação, menu de atalho, com módulo... tudo parece resultar quando mexo na estrutura. Mas depois de fechar a Base (com compactação), o problema repete-se.

    O curioso é que outras janelas, com todas as características destas, nunca encolhem. Chego a pensar em bugs... não faço ideia do que se passa. Não preciso de uma dimensão específica porque os pop ups funcionam bem, basta que as janelas não me apareçam esmagadas. Alguém me pode ajudar?

    Obrigado


    Última edição por António Leite em 6/2/2013, 22:31, editado 2 vez(es)
    mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 30/08/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  mathusalmeida 28/1/2013, 15:49

    Olá António Leite

    vc já tentou abrir um novo bd e importar todos os componentes do seu bd em questão pra ver se resolve?

    atente para a versão do access.

    verifique também como o form está sendo aberto no evento ao clicar ou ao abrir: tipo doCmd.OpenForm "SeuForm",acDialog; acMinized; acIcon...
    António Leite
    António Leite
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 19
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  António Leite 28/1/2013, 23:11

    Olá mathusalmeida,

    Acabo de experimentar a sua ideia. Ficou pior ainda: mesmo os que não encolhiam passaram a encolher. Mad

    A nossa versão de Access é o de 2007. Quanto ao resto, fiz com que o botão abrisse os formulários em modo normal e diálogo. O resultado é igual...
    mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 30/08/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  mathusalmeida 29/1/2013, 17:27

    Olá António

    Podemos então descartar essa opção de migrar o bd antigo para um novo.

    Descartada esta opção e tendo em vista que vc já deve ter revisto cada opção na folha de propriedades de seus formulários, observando com certeza a aba formato, e dando atenção especial para as propriedades AutoCentralizar, AutoRedimensionar e Ajustar à Tela, conferindo também a aba Outra, propriedades popup= sim e janela restrita como sim também e não havendo uma macro autoexec rodando essa rotina. Vamos fazer o seguinte:

    Faça uma cópia do seu bd somente com os forms; pelo menos uns 3;
    Execute o Compactar e Reparar Banco de Dados;
    Posto aqui no fórum pra gente ver melhor o caso. Certamente, parceiro, acharemos a solução. Mas precisamos ver o bd.

    Aguardando,,,

    Mais uma coisa, faça um bd simples com 2 forms e aplique as mesmas configurações do bd em questão e vamos ver o que rola:"descartar um possível problema no seu officce".
    António Leite
    António Leite
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 19
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  António Leite 31/1/2013, 00:36

    Boa noite,

    Só hoje pude por em prática os teus conselhos, mathusalmeida. Obrigado desde já.

    Então resultou assim: com a base nova, criada de raíz, tudo correu bem. Depois importei para dentro da base as janelas com problemas... e os problemas continuam.

    Depois fiz uma cópia da minha Base de dados, eliminei tudo o que não interessava, deixei algumas tabelas e compactei. Continua tudo na mesma. Coloco abaixo as bases, como sugeres. Espero que se faça luz.


    https://www.dropbox.com/s/ygbyd80uyqafajc/Acervo_Teatro.accdb
    https://www.dropbox.com/s/pz5sw4egny44ceb/Experiencia_PopUpEsmagada.accdb

    Um abraço
    António
    Jungli
    Jungli
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 713
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  Jungli 31/1/2013, 11:04

    Bom dia.
    Uma solução para a "janela esmagada"

    No evento Form_Open do seu formulário
    coloque:


    'Redimensionar o formulário
    DoCmd.MoveSize , , 6000, 6000



    aguardo o retorno.


    António Leite
    António Leite
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 19
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  António Leite 31/1/2013, 23:18

    Boa noite Jungli,

    Funcionou na perfeição. Esta solução vai servir perfeitamente. Agradeço-te imenso, Jungli, e também ao amigo mathusalmeida pela vossa ajuda e paciência.

    Peço desculpa aos administradores do fórum porque vejo que a solução para a minha questão já tinha sido dada em outros tópicos. Mas eu pensava que o meu problema seria diferente - não um problema de redimensionar mas simplesmente de evitar que o "esmagamento" acontecesse.

    Na verdade, não compreendo ainda porque é que as janelas pop up se comportam desta maneira. Serei obrigado a dimensioná-las todas???

    Se sobrar paciência para este último esclarecimento, agradeço, senão fecharei o tópico logo de seguida.

    Obrigado uma vez mais.
    Jungli
    Jungli
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 713
    Registrado : 07/05/2010

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  Jungli 1/2/2013, 11:25

    Bom dia António Leite,

    Na verdade, eu não sei te explicar bem o que acontece, pois quase não utilizo furmulários contínuos, em minhas aplicações.

    Dica:

    Para facilitar na utilização,

    Crie um módulo e nele cole

    Public Sub tamanho(frm As Form)
    'Posiciona e redimensiona o formulário
    DoCmd.MoveSize frm.WindowWidth / 3, frm.WindowHeight / 3, 6000, 6000
    'caso não queira posicionar o form.
    'DoCmd.MoveSize ,, 6000, 6000
    End Sub

    e no evento Form_Open do seu formulário use:

    'Redimensionar o formulário
    Call tamanho(Me)

    mathusalmeida
    mathusalmeida
    Avançado
    Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 264
    Registrado : 30/08/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  mathusalmeida 2/2/2013, 11:07

    António

    Só pra contribuir com a solução do tópico.

    Em seus forms no evento ao carregar existe uma macro "RestaurarJanela";

    Aqui eu solucionei o problema do "esmagamento" do form apenas excluindo esta macro.

    Tente aí. Primeiro delete o comando DoCmd.MoveSize , , 6000, 6000 do evento ao abrir.

    Aqui rodou perfeitamente.

    Não esqueça o resolvido.

    Abraços
    Lupércio
    Lupércio
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1143
    Registrado : 07/05/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  Lupércio 3/2/2013, 01:05

    Boas!

    Sem precisar redimencionar o seu form. Veja isso, e teste, aqui funcionou!

    Ja tive um problema em bd que estava desenvolvendo e resolvi assim,
    marquei a janela restrita do seu form como "sim". Simples como diz o mestre JPaulo, mas resolve!
    Boa sorte!
    Anexos
    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas AttachmentVEJA FORM ENCOLHIDO.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (31 Kb) Baixado 28 vez(es)
    António Leite
    António Leite
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 19
    Registrado : 20/01/2011

    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  António Leite 3/2/2013, 13:23

    Bom dia a todos,

    Lupércio, eu procuro sempre a solução mais simples e é verdade que a sua solução já funcionou nos meus formulários... mas temporáriamente. Assim como também funcionou a ideia do mathusalmeida de eliminar o restaurar da janela... mas tudo voltava ao mesmo depois. Talvez algures eu active sem o saber uma ordem que vai anular estas soluções (verifiquei no botão de abrir o form), talvez a compactação tenha mexa nas definições de janela... não sei.

    Penso que o melhor, por agora, é abrir os fomulários com um tamanho prédifinido. Foi a única solução que, até agora, se manteve constante com os formulários contínuos.

    Agradeço mais uma vez o contributo de todos.

    Um abraço
    AL

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Janelas pop up esmagadas Empty Re: [Resolvido]Janelas pop up esmagadas

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 14:30