MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Criar automação para sistema de registro de alterações

    Tityus
    Tityus
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 61
    Registrado : 19/05/2012

    Criar automação para sistema de registro de alterações Empty Criar automação para sistema de registro de alterações

    Mensagem  Tityus 10/3/2013, 20:36

    Olá amigos

    Estou desenvolvendo um banco de dados de gerenciamento de documentos para o setor administrativo do meu trabalho. Vi alguns exemplos de registro de alterações por usuário, mas estou pensando em algo mais detalhado.

    Minha idéia consiste em ter dois campos adicionais em cada tabela: uma para o ID do usuário e outro para a hora.
    Toda vez que um registro fosse atualizado (após atualizar) os dados de usuário e hora seriam gravados. mas isso é só o começo.
    Haveria uma cópia de cada tabela que interesse arquivar as modificações (por exemplo, tblTabela1_Arq), e cada vez que um registro fosse modificado na tabela (provavelmente no evento antes de atualizar), todos os dados daquele registro seriam copiados para a tabela arquivo, incluindo os dados da penúltima alteração, já gravados no registro. quando excluído, o registro também seria movido para a tabela arquivo.

    Gostaria de criar funções que facilitassem o uso dessas tarefas sem que eu tivesse que incluí-las no corpo de cada formulário. Por exemplo:

    -uma função do tipo fncSalvarRegistro(NomeTabela as XXX, Tabela_ID as YYYY) que eu pudesse utilizar em qualquer formulário, vinculado ou não, que fosse inserida em um botão "Salvar", e que arquivasse o registro prévio na outra tabela e gravasse os dados novos, incluindo hora atual e a id do usuário atual. Gostaria de impedir que o registro fosse atualizado de outra forma.

    -uma função do tipo fncExcluirRegistro(NomeTabela as XXX, Tabela_ID as YYYY) que arquivasse o registro e o excluísse da tabela original.

    -uma função no back-end que verificasse se as tabelas_arq existem para cada tabela, caso não existam as criasse copiando a estrutura da original, e caso existam comparasse os campos (inclusive a ordem?) e criasse os campos necessários nas tabelas_arq para que não ocorra erro ao enviar um registro para o arquivo. o ideal é que isso aconteça ao fechar, após ter aberto em modo exclusivo e ignore tabelas com o sufixo "_Arq" para não criar um loop infinito.

    Se alguém tiver alguma idéia para me ajudar a desenvolver esse código, fico muito agradecido. A ID do usuário logado é recuperada pela variável login.id, pois estou utilizado uma adaptação do sistema Maestro, que o brilhante colega Avelino Sampaio criou.

      Data/hora atual: 26/4/2024, 16:09