MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Consultas-acrescentar

    antonio1961maia
    antonio1961maia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 19
    Registrado : 30/05/2013

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Consultas-acrescentar

    Mensagem  antonio1961maia 23/6/2013, 21:09

    Boa tarde!

    Para evitar que o tamanho da BD fosse muito grande, criei 3 bases de dados em que uma das tabelas da 3ª BD vai buscar registos existentes em tabelas das outra 2 por objectos vinculados, ou seja, na 3ª BD uma das tabelas contem os registos da tabela 1 (BD1) e da tabela 2 (BD2), tabelas estas que são iguais.

    Para fazer isto, estou usando 2 consultas-acrescentar registos (uma actualiza os dados provenientes da BD1 e outra os dados provenientes da BD2) actualizando assim a tabela da BD3.

    A minha pergunta é a seguinte?

    Tem uma forma mais fácil de eu fazer isto - ter uma tabela na BD3 com a todos os registos (tabela da BD1+ registos da tabela BD2).

    Muito obrigado
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Re: [Resolvido]Consultas-acrescentar

    Mensagem  criquio 25/6/2013, 00:38

    Mas para que ter os mesmos registros da 1 e da 2 na 3? Isso não mata a utilidade de se aumentar a capacidade de armazenamento? Não seria o caso de se ter a tabela em um único banco? Geralmente, nesses casos, eu distribuiria tabelas diferentes em arquivos diferentes e não repetir a mesma tabela em mais de um arquivo mdb/accdb. Agora, se a quantidade esperada de registros for muito grande para uma mesma tabela, aí sim, mas, ao invés de copiar registros de um banco para o outro, matando a utilidade da divisão, seria mais produtivo guardar primeira e a última IDs de cada banco em uma tabela central para servir de base para pesquisas, de modo que uma função saberia aonde pesquisar uma determinada ID.

    Ou então não entendi bem.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    antonio1961maia
    antonio1961maia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 19
    Registrado : 30/05/2013

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Consultas-acrescentar

    Mensagem  antonio1961maia 25/6/2013, 03:15

    Muito obrigado Criquio.

    Eu fiz justamente a divisão das tabelas porque a quantidade de registos esperada é muito elevada e já esteve a funcionar uma outra BD que não deu certo justamente por isso - um número muito elevado de registos.
    Para ter uma ideia e dando um exemplo, existirá uma BD em Minas, outra no Rio, outra em S. Paulo, etc... Todas com a mesma estrutura - apenas o registos serão diferentes. Nessas BD uma das tabelas terá os registos detalhados. O que eu fiz foi vincular essas tabelas (digamos paralelas) na 3ª base de dados onde vou precisar de fazer análise dos registos.
    Nesse nível eu terei a necessidade de analisar os dados de Rio, S. Paulo, etc. Para fazer essa análise eu só preciso de alguns campos das tabelas originais. Tem forma de eu ir buscar (vinculando, ou de outra forma) só os campos que me interessam?
    Depois eu criei consultas, gráficos, relatórios... que me ajudarão a fazer essa análise. Para complicar um pouco, alguns dos campos dessas tabelas são com assistente de pesquisa o que implica (?) que eu tenha disponíveis as tabelas onde a pesquisa é feita, as quais eu tb tenciono vincular.

    Outra dúvida que tenho é qual a melhor forma para eu poder compartilhar as diferentes bases de dados nos locais onde serão alimentadas

    Não sei se me fiz entender. E também não sei se o processo que estou a utilizar é o mais adequado, pois sou ainda iniciante nestas coisas do Access,as queria apresentar um trabalho válido, útil e de valor acrescentado.

    Estou aberto a sugestões.

    Muito obrigado
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11229
    Registrado : 30/12/2009

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Re: [Resolvido]Consultas-acrescentar

    Mensagem  criquio 25/6/2013, 12:43

    A empresa possui um site com suporte a MySql e PHP ou ASP? Se sim, seria mais interessante nesse caso, tendo em vista que os dados virão de várias localidades, você elaborar o banco em MySql com frontend em PHP ou ASP. Assim, tudo poderia ser feito na WEB. Apesar de quê, tendo os dados no MySql, você pode ainda usar o Access como frontend para inserir dados e pesquisar na web. Só perde um pouco, a meu ver, na questão dos relatórios, embora se você deixar tudo na web os relatórios podem muito bem ser montados via PHP ou ASP. Agora, se tiver que ser tudo em Access mesmo, aí seria interessante analisar se todo mundo tem acesso contínuo à web, de que forma os dados são enviados para a central, etc, para ver se compensa mais usar acesso remoto ou outra forma.


    .................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

    Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.


    DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)


    Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

    antonio1961maia
    antonio1961maia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 19
    Registrado : 30/05/2013

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Consultas-acrescentar

    Mensagem  antonio1961maia 26/6/2013, 00:12

    Muito obrigado Criquio.

    Eu entendi aquilo que você sugeriu. Pena que os meus conhecimentos não cheguem para colocar em prática. Vou aprendendo fuçando e pedindo ajuda nestes fórum.

    A empresa actualmente tem um directório onde são colocados ficheiros Excel que correspondem a cada um dos registos que eu quero fazer no Access, ou seja, se a minha base de dados tiver 500 registos, isso corresponde a 500 ficheiros Excel. Para além disso, a análise que é feita, principalmente em termos estatísticos, resulta da consolidação dos dados existentes nos ficheiros "primitivos". Actualmente para saber quantos registos tenho, a solução é contar o número de ficheiros Excel. Resumidamente, estão a utilizar uma folha de cálculo como base de dados.

    Tenho a certeza que o Access ajudará muito, não tenho tanta certeza se vai funcionar no tal directório que não é mais do que compartilhar ficheiros. Mas vou ensaiar e ver no que resulta.

    De qualquer forma, mais uma vez, muito obrigado.
    antonio1961maia
    antonio1961maia
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 19
    Registrado : 30/05/2013

    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Consultas-acrescentar

    Mensagem  antonio1961maia 1/7/2013, 23:47

    Grato pela colaboração

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Consultas-acrescentar Empty Re: [Resolvido]Consultas-acrescentar

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/5/2024, 17:42