MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 10/8/2013, 23:50

    Prezados, sou completamente novato no uso do Access, e estou tentando montar um sistema em que uma matriz com 48 células (12x4) deverão ser preenchidas com informações textuais a partir de um formulário que apresenta uma tela com as doze caixas de texto das variáveis da matriz.
    Ao lado de "cada uma" dessas caixas de texto, um "botão" abre outro formulário baseado na mesma tabela, com outros “quatro campos” para inserir as informações relativas àquela variável e que vão completar a matriz.

    Até agora, com muita luta e inexperiência somada está dando certo. Os dados inseridos são armazenados na tabela e aparecem no design da matriz construída como um relatório. No entanto, neste formulário secundário dos quatro "campos" quero colocar um "checkbox" (sim/não) que faça com que uma imagem que é um símbolo tipo "checkmark" possa aparecer sobre qualquer uma das células que seja especificada pelo "checkbox".

    Aí moram dois problemas: Primeiro – tentei colocar a imagem com formato PNG e fundo transparente para ficar como uma marca d´água sobre o campo correspondente à célula na matriz, mas a transparência não funciona e a imagem não deixa a informação que foi colocada naquela célula ser exibida.

    Segundo – não consigo acionar a partir do "checkbox", o campo criado na tabela referente à esta imagem para aparecer no relatório. Será que ao invés de um campo, não seria possível indicar o local na matriz para aparecer a imagem que estaria armazenada na pasta dos arquivos do Access?

    Desculpe se fui muito longo, espero que seja possível "abstrair" o problema a partir das explicações acima. Obrigado.

    10.08.2013 | 18:47:01
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 11/8/2013, 00:43

    olá, desculpe, mas ficou meio confuso seu pedido de ajuda, pois postou no tópico de formulários, mas que deseja que saia no relatório, seria no relatório ou no formulário e se possivel poste seu bd pra tentar-mos entender melhor sua necessidade para uma possivel ajuda.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 12/8/2013, 21:58

    Meu caro. Desculpe a confusão. Acho que posso reduzir o trabalho se eu esquecer a imagem e apenas quiser fazer com que a a opção escolhida (sim/não) na "caixa de seleção" do formulário, faça com que a área de um campo específico no relatório apareça com atributos diferentes, como a espessura da borda maior e a cor. A pergunta neste caso seria qual instrução "no formulário" para que a caixa de seleção determine o atributo diferente na caixa onde vai aparecer e ser impressa a informação do formulário?

    Obrigado mais uma vez.
    Carlos
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 12/8/2013, 22:18

    a manipulação da imagem é possível de ser feita sim, agora o ideal é que vc poste a parte que vc quer que ocorra essa manipulação explicando de que forma quer que isso ocorra. Veja esse pequeno exemplo que mostra como vc poderia fazer essa manipulação. Clicar opcionalmente em posição1 ou posição2

    http://www.4shared.com/rar/dL_UnjLA/ManipulaBorda.html


    Última edição por betogivoni em 14/8/2013, 23:51, editado 3 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 13/8/2013, 01:24

    Boa noite Palacio,


    Você pode tentar o seguinte:

    No evento Ao Carregar do teu relatório:

    If Forms!TeuFormulário!TuaCheckbox = -1 Then
    Me.TeuCampo.BorderWidth = ??? ' escolha de 0 a 6
    End If


    Para isso o formulário tem que está aberto.

    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Outra forma de ver o problema do "checkbox" rsrsr

    Mensagem  Palacio 13/8/2013, 16:59

    Prezados, acho que sou muito ruim de explicar o problema. Estou anexando uma imagem com as telas e explicações referentes. Obrigado pela paciência.

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox E4xj

    Saudações.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 13/8/2013, 17:33

    se possível indivisualizar as imagens, pois stou usando um netbook e as 3 juntas fica dificil ver com nitedez
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 13/8/2013, 21:42

    Palacio,

    O procedimento que lhe passei verifica se no teu formulário (tela 2) a tua caixa de seleção está selecionada ( -1 ).
    Se estiver selecionada você determina o que quiser para os controles do seu relatório.
    O procedimento será colocado no evento Ao Carregar do teu relatório para justamente sair como você quer.

    Tenta fazer o procedimento e vai postando os resultados que fica melhor de ajudar.

    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Ainda a matriz

    Mensagem  Palacio 14/8/2013, 03:33

    Nivaldo, como está?

    Coloquei o valor -1 no item “valor padrão” da folha de propriedades do formulário (tela 2) e a caixa de seleção já apareceu marcada quando foi carregada a partir do formulário inicial (tela 1). E no relatório não ocorreu nenhuma modificação na aparência do contorno do campo do dado.

    Mas mesmo ainda nesta condição me ocorreu uma questão: como a matriz possui 48 campos relativos aos níveis (12 variáveis x 4 níveis), na instrução que você sugeriu será possível/necessário indicar os 48 nomes dos campos na expressão...

    Me.TeuCampo.BorderWidth = ??? ' escolha de 0 a 6

    .... e depois mais 48 indicações para a mudança da cor da borda do campo também?

    Obrigado
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 14/8/2013, 11:46

    Bom dia Palacio,

    Existe uma maneira de fazer as indicações de forma conjunta, más vamos resolver logo a questão de não está alterando as propriedades do controle no relatório.

    Quando você chama o relatório, os formulários ficam abertos???

    Coloca aqui exatamente o que você escreveu no evento Ao Carregar do teu relatório.

    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 14/8/2013, 16:09

    Olá Nivaldo

    Acho que acabei desarrumando algumas das coisas que estavam arrumadas srsr. Bem, de todas as partes agora que são editáveis para a configuração, então zipei a base completa.To mexendo e lendo muito. Uma das coisas que passou a acontecer foi que as informações de uma mesma linha de registro (a único por sinal).. foram divididas e posicionadas em 2 relatórios... to ficando doido agora.
    Agradeço um luz.


    http://www.4shared.com/rar/61yzjFG5/matriz_giz_aa.html
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 14/8/2013, 23:25

    Olá Palacio,

    Baixei tem exemplo e amanha com calma vou verificar e posto o resultado.


    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Caixa de seleção no formulario

    Mensagem  Palacio 14/8/2013, 23:54

    Obrigado Nivaldo.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 16/8/2013, 15:18

    Bom dia Palacio,

    Dá uma olhada no exemplo em anexo e vê se é isso que precisa.

    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 17/8/2013, 15:09

    Bom dia.

    Nivaldo, ainda não acertei. Não entendi a necessidade da chave primaria, uma vez que não terei inserção de registros (linhas) na tabela. Uma vez preenchida, a matriz estará pronta, sem relacionamentos ou incremento de registro, todos os dados estarão em um único registro.

    O sub formulário (dos níveis de cada variável) apenas se organizam nesta segunda tela para efeito de praticidade visual, no entanto, fazem parte da mesma base de dados da única tabela do sistema.

    Assim, o botão imprimir que vc sugere no sub formulário não é necessário, pois após esse preenchimento, o usuário deverá "retornar" ao formulário das varáveis para continuar preenchendo os dados das outras variáveis e dos outros sub formulários que se referem a cada variável – Atualizando e salvando as informações inseridas a cada ida e vinda entre o formulário (tela 1) e sub formulários (tela 2) – até que todos os dados estejam preenchidos para serem exibidos e impressos a partir do primeiro formulário (aquela tela 1 das variáveis), via aquele botão (Gerar Matriz de Acompanhamento e Avaliação).

    De qualquer forma, estou tentando usando algumas das opções que você sugeriu ao "carregar o relatório". Vou postar assim que tiver um resultado.

    Obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 17/8/2013, 15:30

    bom dia Polacio, amigo na minha opinião vc deveria criar 2 tabela ao invés de 1 única, a tabela matriz e a de níveis fazendo o relacionamento entre as 2, até porque vc pode precisar de outros procedimentos futuros e com uma única tabela vc pode ter dificuldades, não sei a opinião do amigo Nivaldo a esse respeito, mas fica minha sugestão pra vc pensar, pegando a idéia do Nivaldo fiz um pequeno exemplo vc pode baixar do mesmo local acima e dar uma olhada pra ver se vc entende melhor o raciocínio e consiga vc mesmo adaptar a sua necessidade, vc vai ver 2 situações, FrmTeste: digitando os nomes crítica, regular, bom e desejável as ocorrência aparecem em caixas de texto ao lado; e relatório "TblTeste" essas ocorrências se dão na própria caixa de texto que estão os nomes escolhido, vc pode até colocar no caso da situação crítica a caixa de texto em vermelho e piscando.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 17/8/2013, 16:06

    Caro Betogivoni


    Estou experimentando todas as alternativas. Já realizei seu conceito. Vou tentar...enquanto minha cabeça ainda está em cima do pescoço rsrsr. Obrigado.

    Carlos
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 17/8/2013, 17:40

    Palacio,

    O botão Imprimir que coloquei no sub formulário é somente para teste, para ver se o que sai no relatório é o que pretende. O procedimento pode ser colocado em qualquer outra parte.
    Quanto à chave primária, é mania minha mesmo. Gosto de referenciar os campos pela chave primária.
    Coloquei ela para chamar o sub formulário para atualização dos outros campos (var1_n1,var1_n2,var1_n3,var1_n4 e as checkboxs) no registro atual, imaginando que teria outros registros, pois da forma como está o sub formulário é chamado sempre em um novo registro, e não atualizando o registro atual.

    Beto, tenho a mesmo opinião sobre as tabelas, fica mais fácil e simples de manipular e já fica estruturado para futuras implementações.

    Palacio, já que é somente um único registro você poderia dividir os campos em abas, em um único formulário. No relatório mudaria o código para verificar diretamente na tabela se a checkbox está marcada ou não.

    Nivaldo.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 17/8/2013, 18:35

    Prezados,

    Estou readequando o trabalho. Realmente estavam sendo gerados novos registros e não ao atual quando atualizava o sub formulário.

    Vou tentar as guias. Obrigado.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 19/8/2013, 14:06

    Prezados

    Acabei por redesenhar todo o sistema a partir de uma série de sugestões. Mantive apenas uma tabela com todas as informações na mesma, tendo considerado mais simples porque como disse só haverá um registro sempre na tabela.

    Utilizei a sugestão do Nivaldo no caso das “abas”, o que facilitou bastante a disposição das informações e campos do formulário. Construiu a área com 12 abas das variáveis e coloquei todas as informações referentes a cada variável nessa área, incluindo a “bendita” caixa de seleção. Que ativei usando o “wizard” de condicional no campo do relatório, que modificou o fundo do campo e fontes. Infelizmente  nesse “wizard” não havia a opção de alteração da borda (espessura e cor) da área, que era minha intenção inicial. Paciência.

    No geral, a função básica e objetivo do sistema, que é o preenchimento da matriz está legal. No entanto, o sistema está usando o menu do Access para impressão e gostaria que um botão de imprimir funcionasse no modo de visualização do relatório quando esse aparece inteiro na tela.  Será possível?

    Obrigado a todos.
    avatar
    Palacio
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 11
    Registrado : 08/08/2013

    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Palacio 19/8/2013, 14:07

    Ahhhh.. acho que devo considerar resolvido. Obrigado.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Convidado 19/8/2013, 15:50

    Olá Palacio,

    Quanto à formatação de campos no relatório:

    No evento Ao Carregar do teu relatório:

    If Me.chck_box_v1n1 = -1 Then
    Me.var1_n1.BorderWidth = 5 ' espessura borda
    Me.var1_n1.BorderColor = RGB(255, 0, 0) ' cor da borda
    Me.var1_n1.BackColor = RGB(255, 255, 0) ' cor do fundo
    End If


    Quanto a visualização do relatório:

    DoCmd.OpenReport "layout_matriz", acViewPreview


    Deve resolver.


    Nivaldo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox Empty Re: [Resolvido]Exibir imagem sobre campo em relatório usando checkbox

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/3/2024, 09:16