MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 28/8/2013, 15:46

    Olá pessoal! Sou novo no fórum e também não sou muito experiente em Access. Tenho um problema me deixando louco. Mad Lá vai:

    Tenho um formulário que possui uma combobox alimentada com o nome de consultas pré-elaboradas. Estas consultas todas tem como visual padrão o modo Gráfico dinâmico. Ao selecionar a consulta no combobox, o usuário pode visualizar num subformulário a consuta (no caso o gráfico) selecionada. Até aí tudo bem.

    O fato é que tais gráficos possuem a propriedade filtro automático ativada, de modo que o usuário possa selecionar quais valores mostrar (excluir um estado da linha horizontal ou valor da linha vertical do gráfico). Isso tudo é um recurso nativo dos gráficos dinâmicos.

    O meu problema começa quando o usuário pressiona o botão imprimir, no formulário pai. O gráfico no subformulário está imprimindo, mas com seu filtro original! Ou seja, o usuário abre o gráfico, o personaliza, mas não consegue imprimir a versão personalizada, mas somente aquela com os filtros originais.

    Alguém tem alguma sugestão de código em VBA para que eu garanta a impressão do gráfico já com os filtros personalizados pelo usuário?

    Desde já muito obrigado por qualquer ajuda.

    Abraços!
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 28/8/2013, 18:11

    Boas Quincas.. Seja bem vindo ao Fórum!

    Envie um modelo do BD para que possamos ver isto.

    Cumprimentos.
    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 28/8/2013, 19:28

    Aí está. Como se vê, após selecionado o gráfico, ele aparece, com os filtros junto à legenda e ao eixo horizontal (Estados).

    o que quero é que, quando o usuário, após ter mexido nos filtros, clique em imprimir e saia a versão que está na tela, e não a versão salva da consulta(gráfico). Muito obrigado pela atenção, e com tanta rapidez. Mesmo. Espero que saiba onde foi que errei. (desculpe o código de quem, ainda começando, quer ir mais longe do que ainda pode. Ainda.... hehehe) Abraços.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 30/8/2013, 17:33

    Boas.. Converta em 2003 ou 2007... Poucos usuários possuem o 2010 ou superior.

    Cumprimentos.
    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 30/8/2013, 17:49

    PILOTO, infelizmente o meu Access diz que não posso. Veja:
    Anexos
    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Attachmentbd_img.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (168 Kb) Baixado 21 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 30/8/2013, 20:53

    Crie um novo BD importe apenas os objetos necessários à solução da dúvida e tente converter..

    Cumprimentos.
    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 30/8/2013, 21:11

    Ah, garoto. Você acertou na mosca. Foi mal. Embarassed Ai vai o arquivo em Access 2003:
    Anexos
    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário AttachmentDB-GRAFICO-A2003.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (41 Kb) Baixado 50 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 31/8/2013, 14:35

    Rapaz... Porque não cria um relatório com as mesmas especificações do tamanho (gráfico) e carrega este da forma como carregou o gráfico no formulário?

    Algo assim:

        Origem = "Consulta." & Me.Lista10
        Reports!NomeRelatorio.AREA_GRAFICO.SourceObject = Origem

    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 31/8/2013, 14:44

    Não está definido o tamanho do gráfico..

    Mas é algo assim:

    Private Sub Comando8_Click()
    'Oculta o formulário do gráfico
    'No evento ao fechar do relatório podes aplicar Forms!GRAFICOS.Visible = True
    Me.Visible = False
    DoCmd.OpenReport "RelatorioExemplo", acViewReport
        Origem = "Consulta." & Me.Lista10
        Reports!RelatorioExemplo.AREA_GRAFICO.SourceObject = Origem
    End Sub


    Cumprimentos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 31/8/2013, 14:54

    Fiz rapidamente... necessitaria apenas de ajustes no tamanho:
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 31/8/2013, 14:59

    Para sua solução...

    No botão no formulário:


    Private Sub Comando8_Click()
    Forms!GRAFICOS.Visible = False
    'Abro em modo relatório para permitir carregar o SourceObject o que não é possívem em modo visualização de impressão
    DoCmd.OpenReport "RelatorioExemplo", acViewReport
        Origem = "Consulta." & Me.Lista10
        Reports!RelatorioExemplo.AREA_GRAFICO.SourceObject = Origem
    'Altero o modo visualização
    DoCmd.OpenReport "RelatorioExemplo", acViewPreview
    End Sub



    Nos eventos do relatório:

    Private Sub Report_Close()
    Forms!GRAFICOS.Visible = True
    End Sub

    Private Sub Report_Load()
    DoCmd.Maximize
                Me.AREA_GRAFICO.Height = 19.5 * 567 ' Ajusta o tamanho do gráfico para o papel A4 full
                 Me.AREA_GRAFICO.Width = 28 * 567
                 Me.AREA_GRAFICO.Width = Me.Width
    End Sub



    Cumprimentos.
    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 2/9/2013, 13:13

    Continuo obtendo, mesmo com o uso do relatório, o gráfico sem os filtros que altero. Ele é apresentado como está salvo, ou seja, com todos os estados da federação. O que talvez não tenha ainda ficado claro, é que após apresentado o gráfico no formulário (na tela), os botões de seleção de filtro são ativos. O usuário pode, por exemplo, retirar todos os estados deixando somente o Acre e o Ceará. O que ocorre é que, quando mando para impressão, ou mesmo com sua solução de mandar abrir no relatório, os filtros todos se vão, sendo apresentados novamente todos os estados. Este é o problema: só consigo imprimir, não importa o método (form. ou relat.) o gráfico com todos os dados. Crying or Very sad 

    Nossa, este problema está especialmente difícil.... confused

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 2/9/2013, 16:21

    Ha sim.. Você está falando dos filtros na área do Gráfico?


    Isso tem que ser feito na consulta amigão.

    Veja este exemplo:

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t14046-grafico-exibindo-dois-criterios-departamento-x-item-filtrando-o-departamento-e-em-seguida-ao-clique-o-item


    Cumprimentos.
    avatar
    Quincasborba
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 29
    Registrado : 14/08/2013

    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Quincasborba 2/9/2013, 17:47

    É aí que está, não precisa ser na instrução da consulta. O próprio modo gráfico dinâmico tem como recurso incorporado a alteração de filtros. Tudo funciona belamente no exemplo que postei. A coisa só falha quando mando imprimir, pois, em vez de mandar para a impressora o gráfico como está sendo mostrado na tela (com os filtros escolhidos), acho que ele está carregando a consulta do zero pra mandar pra impressora, o que limpa os filtros em tempo real.

    Bom, como parece que o que quero é meio fora do usual, pergunto: há como enviar para a impressora um objeto de formulário apenas? (ex. imprimir apenas um campo do formulário). Em caso positivo, acho que sei como achar a solução. Mas não conheço código que faça isso. Enfim, vou tentando aqui e se achar uma reposta compartilho com os amigos. Mas se alguém mais do fórum tiver outra solução, será bem-vinda.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Convidado 2/9/2013, 18:29

    Este modelo que enviei mostra como alterar um gráfico utilizando consultas...
    Podes colocar caixas de combinação no formulário ou caixa texto para filtrar a consulta e abrir o grafico conforme a coinsulta filtrada.. Creio ser a melhor opção para ti.


    Cumprimentos.


    Última edição por PILOTO em 31/10/2013, 17:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico dado como resolvido por falta de resposta)

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário Empty Re: [Resolvido]Gráfico Dinâmico em Subformulário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 6/5/2024, 12:36