MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    avatar
    leila ferreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 40
    Registrado : 22/10/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  leila ferreira 3/2/2014, 16:17

    Boa Tarde,


    Gostaria que me ajudassem numa coisa muito simples.

    ao fazer uma consulta, em que na tabela principal tenho apenas suas colunas, gostaria que a consulta me ordenasse os clientes por ano de aniversario de forma a puder saber quem faz as anos e em que meses!


    parece-me simples mas não sei porque nao estou a conseguir! tenho as suas colunas, uma com o nome do cliente e a outra com a data de aniversario, porem na consulta nao sei que formula posso colocar!

    e aposto que é simples! Smile

    Obrigada Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    formiga10x
    formiga10x
    Super Avançado
    Super Avançado


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 818
    Registrado : 11/09/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  formiga10x 3/2/2014, 16:29

    Veja em Ordem Decrescente.
    Anexos
    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario AttachmentMesNiver.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (25 Kb) Baixado 63 vez(es)
    avatar
    leila ferreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 40
    Registrado : 22/10/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  leila ferreira 3/2/2014, 16:50

    ola!

    devo-me ter expressado mal!

    quero que apareça os clientes que façam anos em janeiro, fevereiro, etc..... independentemente do ano em que nasceram.

    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 3/2/2014, 19:17

    Olá, você pode criar um campo na consulta para mostrar somente os aniversariantes do mês corrente, assim: Mês([CampoDataDoNascimento]) e no critério desse campo: Mês(Agora()), Quanto a ordenação dos meses, veja esse tópico, tem um exemplo do colega Assis e um outro postado por mim.

    http://maximoaccess.forumeiros.com/t16451-resolvidocomo-ordenar-campo-data?highlight=ordenar+data


    Última edição por betogivoni em 4/2/2014, 21:20, editado 1 vez(es)
    avatar
    leila ferreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 40
    Registrado : 22/10/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  leila ferreira 4/2/2014, 10:54

    ola bom dia!

    já tinha visto este exemplo, mas o meu problema é que quero celebrar os aniversarios de quem faz anos em janeiro, fevereiro não interessando o ano. No exemplo que me mostrou ve-se que tao ordenados por mes e ano.... eu preciso de uma consulta que me diga em janeiro quem faz anos quer tenham 10 ou 80 anos...

    espero ter-me feito entender! e obrigada! agradeço retorno Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy 
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 4/2/2014, 12:26

    Olá, bom dia.

       Você leu a mensagem direito, não é para listar todos os aniversariantes independente do mês? É só criar um campo novo na consulta e colocar isso: Ano([CampoDataDoNascimento]) e no critério desse campo você coloca: Ano(Agora()),se por um acaso você desejar ver os aniversariantes do mês corrente, fevereiro por exemplo que é o mês atual, você acrescenta além desse campo citado anteriormente mais esse: Mês([CampoDataDoNascimento]) e no critério desse campo você coloca: Mês(Agora()). O link da ordenação foi indicado para o caso de vc desejar fazer essa ordenação
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 4/2/2014, 13:42

    Se tiver dificuldades para implantar o código é só postar a tabela e a consulta para que eu possa te ajudar de uma forma mais precisa.
    avatar
    leila ferreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 40
    Registrado : 22/10/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  leila ferreira 4/2/2014, 17:15

    vou postar a bd.

    é simples

    tem duas colunas: uma com nome_cliente e outra com Data_de_nascimento,

    Nos exemplos que eu vi que me mostrou aparece-me uma pergunta "qual o valor do parametro"

    o que é necessito é de uma consulta que ordene os aniversariantes por mês indenpendentemente da idade que tenham.
    Anexos
    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Attachmentani.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (27 Kb) Baixado 27 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 4/2/2014, 18:48

    Veja ai as alterações, tem 2 consultas; consulta Mês que mostra todos os aniversariantes do mês e Consulta por período, essa consulta pede mês inicial e final, no caso de vc quiser ver por exemplo, os aniversariantes do mês de janeiro à agosto. Então vc digita mês inicial: janeiro e mês final: agosto


    Última edição por betogivoni em 8/2/2014, 17:09, editado 1 vez(es)
    avatar
    leila ferreira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Feminino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 40
    Registrado : 22/10/2013

    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  leila ferreira 5/2/2014, 10:46

    ola bom dia! é bom chegar ao trabalho e já ter uma situação resolvida! obrigada

    era mesmo o que queria! não sei porque razão estava a por mal, as formulas que me deu, mas vou tentar descobrir!

    obrigadão! Laughing  Laughing  Laughing  Laughing 
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 5/2/2014, 16:08

    Olá Leila, na verdade tinha feito uma pequena confusão na questão do ano, pela formula que passei mostraria somente os nascidos no ano corrente, por isso a importância de postarem o protótipo junto ao pedido de ajuda, pois testamos antes de darmos a solução. Agradecimentos do fórum pelo retorno


    Última edição por betogivoni em 8/2/2014, 17:11, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidado
    Convidado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Convidado 5/2/2014, 16:15

    Peço a um dos colegas moderadores que se possível mover o tópico para a sala pertinente já que trata-se de consulta e não formulário.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario Empty Re: [Resolvido]Ordenar nome de cliente por mês de aniversario

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/4/2024, 06:55